terça-feira, 18 de dezembro de 2012

RESPOSTA AO LEITOR

O leitor pergunta:


"Como peritos, aprendemos a identificar sinais que denunciam o verdadeiro estado mental do periciando.Há alguns, no entanto, que saltam à nossa vista.Pergunta: Por que a ANMP utiliza uma frase de Henry Ford (notório antissemita e simpático ao nazismo) como emblema de seu workshop?"


Bom, interessante questionamento. Possível ato falho? Talvez. Mas creio que a resposta mais próxima da verdade é a que a ausência de conteúdo nos dias de hoje é tamanha que provavelmente pinçaram essa frase de alguma lista no "Google" de frases prontas, provavelmente no pensador.uol.com.br, e colocaram no emblema por ser bonitinho e simpático. Nem se preocuparam em ver as origens do autor da mesma e o que ela de fato quer dizer.

Tirando as preferências pessoais do empresário americano, chama a atenção também a escolha dessa frase de Henry Ford para motivar uma reunião de delegados de peritos pois é justamente o fordismo (Atenção diretores da ANMP, leiam Gramsci por favor) o método utilizado pelo INSS para tratar a perícia médica, os peritos e mensurar nosso trabalho, como se segurados fossem máquinas numa esteira de fábrica.

Foi justamente para combater o fordismo previdenciário que massacra o operário (perito) e ofende e menospreza o seu trabalho (ato médico) e mede apenas produção (números, filas) que nasceu a ANMP em 2003.

A frase acima era uma, de inúmeras, usadas para "motivar" os peões nas linhas de produção submetidos a jornadas insalubres de trabalho, sem direitos e sem poder questionar nada, com salário aviltante. (soa familiar?)

O uso das idéias fordistas (evolução do taylorismo) para "Motivar delegados da ANMP" mostra que o processo de fusão da ANMP com o INSS está completo. (Leiam aqui a primeira descirção dessa doença em julho de 2011: http://www.perito.med.br/2011/07/benin-ou-cg-mp-o-zumbi-associativo.html)

Nenhum comentário: