domingo, 23 de dezembro de 2012

BRIGA DE QUEM É MAIS CHUPIM DA POPULAÇÃO: PREFEITURAS X INSS

Prefeituras não pagam impostos devidos e depois reclamam quando o INSS debita a dívida. Apesar de ser o motor econômico de 90% das prefeituras representadas abaixo, INSS é acusado de "inviabilizar gestão" dos prefeitos. É apenas a briga pra saber quem é mais chupim da população.
_______________________________________________________________________
DÍVIDAS: INSS retém o FPM de 170 prefeituras piauienses
http://180graus.com/politica/dividas-inss-retem-o-fpm-de-170-prefeituras-piauienses-579646.html
MENOS DE 25% DOS VALORES FOI REPASSADO: APPM não tem ideia do montante das dívidas
O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) (sic) está retendo os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) das prefeituras piauienses por débitos com a previdência. A informação é manchete do jornal Diário do Povo deste sábado. Segundo informações da Associação Piauiense de Municípios (APPM), cerca de 170 prefeituras estão tendo parte dos repasses do FPM retidos pela Previdência Social. Há municípios, segundo a APPPM, que receberam menos de 25% dos valores repassados.

A APPM não tem dados concretos sobre as dívidas das prefeituras para com a Previdência Social, e quer que sejam auditadas as contas da Previdência dos municípios, por considerar que está havendo abusos nos descontos. O presidente da APPM, Francisco Macedo, informou que a menor das prefeituras está descontando em média R$ 50 mil por mês para o INSS. "É uma divida impagável. Já recorremos à Justiça e consideramos que a Previdência está inviabilizando as administrações municipais", declarou.

Para o advogado da entidade, Marcos Patrício Nogueira, são retenções de uma dívida impagável. "Por isso, pedimos auditoria nestas dividas do INSS. As prefeituras estão sobrevivendo apenas do repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Para dar um exemplo, o município de Uruçuí, são cerca de R$ 8 milhões retidos pelo INSS.

Segundo ele, os recursos estão retidos e o prefeito não pode utilizá-lo. "O dinheiro está parado, rendendo juros, mas o município não pode lançar mão dele. Esse é o único caso do Piauí onde o dinheiro ficou sem utilização", informou Marcos Patrício. De acordo com o advogado, a solução encontrada foi o parcelamento junto ao INSS, que é feito de forma compulsória. "Não temos a consolidação da dividas devidas à Previdência. Do jeito que estão cobrando, é um débito impagável. Acho que 70% desta dívida não existe. Por isso queremos uma auditoria nestas contas", completou.

Segundo a assessoria jurídica da APPM, as dividas são provenientes de multas e não pagamento da previdência de servidores efetivos e terceirizados das prefeituras. "A Previdência diz que o município deve. Quando a Previdência vai repassar algum dinheiro para os municípios, é feito com base na taxa TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), algo em torno de 6%. Quando o município deve à Previdência, a cobrança é feita com base na taxa Selic, que é em torno de 13%. Como é que paga desse jeito?", questionou o presidente da APPM.

3 comentários:

Marcelo Rasche disse...

O Brasil está cheio de prefeituras caloteiras.

Tenho certeza que a fonte dos recursos é limitada.

Sei de várias prefeituras que o setor de cobrança do IPTU é absurdamente ineficiente. Deve ser devido ao conceito de estado babá que se deixa de recolher muito imposto do IPTU.

Sabe quando precisa transferir paciente em UTI móvel? As prefeituras locam o transporte de empresas como a UNIMED. Algumas prefeituras dão calote e por isso as empresas só realizam o transporte com algum tipo de garantia de pagamento.

Snowden disse...

Tem prefeitura que so pagando adiantado! Tem muito prefeito larapio, que nao honra seus compromissos, mas o empresariado já ta esperto! E tem aquele "outro esquema" que funciona assim: faz a licitação e o prefeito so libera o pagamento pagando o dele por Fora, Caixa 2...ai ele pega o dele, põe no bolso e ta tudo certo! E tem muito prefeito que nao paga o INSS e põe na conta do Papa! E fica por isso mesmo! O que a gente vê nesse país administrativa, corrupção, desvio de verbas! É ladrão que so a porra!

Unknown disse...

A PREVIDÊNCIA DEVE COBRAR TODOS OS DÉBITOS DE TODAS AS PREFEITURAS.