segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

20H = TIRO DE MORTE? INSS PREPARA AS 20H JUNTO COM DESEMBARQUE NO CREDENCIAMENTO DESMEDIDO.

Circula boato forte entre a alta cúpula do MPS e do INSS que as 20h viriam acompanhadas da liberação para credenciamento de médicos externos, descompromissados com a causa pública e que serão remunerados por quantidade e não por qualidade das perícias. A mesma MP que daria as 20h tiraria a exclusividade dos médicos públicos em fazerem as perícias.

Em 2001 o MPS tentou essa saída e o resultado foi ter transformado o INSS numa máquina de inválidos pois o número de benefícios por incapacidade cresceu 300% em 24 meses e o dinheiro gasto aumentou 650% no mesmo período.
Quando se coloca a iniciativa privada para resolver um problema público o resultado só pode ser esse mesmo.

A minuta ao qual este blog teve acesso não contempla a possibilidade de 40h para os médicos. Os cargos de chefia seriam esvaziados com o retorno de administrativos para o comando dos SST. O INSS não iria reduzir o número de perícias marcadas atualmente, mantendo em 15 a 18 para serem feitas em 04h.

Uma das fontes disse que ficou espantado ao saber que os peritos não sabiam disso pois a ANMP já teria, em seu relato, sido avisada disso há muito tempo pelos dirigentes.

E nós tivemos a comprovação agora de que o SIBE, nova plataforma operacional de onde deverão ser feitas as perícias, está sendo arquitetado para operar com médicos credenciados. Em linguagem HTML, bastaria o médico credenciado acessar determinado sítio eletrônico não precisando sequer instalar programas, conforme as telas abaixo capturadas do SIBE mostram:

 Tela 01 mostra o acesso ao cadastro onde consta campo para "Credenciamento de Médicos e Clínicas"

 Tela 02 mostra acesso à "Gestão de Credenciamentos"

Tela 03 mostra mecanismo de busca a profissionais, onde consta "Médico credenciado".

Como se não bastasse esse absurdo, o INSS ainda prepara outra surpresa desagradável: A entrada do segurado junto ao benefício (Ax1) seria feita exclusivamente por credenciados. Ou seja: a perícia mais complexa, mais demorada, que mais demanda conhecimentos e a mais complicada de se resolver quando se dá uma entrada indevida, ficará na mão de pessoas sem compromisso público, que receberão apenas por número de atendimentos e que tem interesse direto em manter seus consultórios sempre cheios de segurados. O LOAS também ficaria na mão desses médicos.

As perícias de prorrogação, reconsideração e quaisquer perícias com DCB > 90 dias ficariam nas mãos dos médicos "da casa".

Somente adiantando, caso o MPS não saiba, qualquer perito pode se declarar impedido por falta de isenção para realizar novas perícias de segurados oriundos de credenciados. E ai eu quero ver qual gestor vai dar conta dessa demanda.

Se for para vir desse jeito, as 20h na verdade não vão salvar a carreira, vão matar a carreira. Em pouco tempo o salário ficará defasado pela inflação e voltaremos ao cenário de 2003, só que em patamares de gastos e problemas muito mais elevados.

O Governo sempre resolve pela metade e piora o problema. Ao não deixar um patamar de peritos com 40h em funções gerenciais, criará uma avalanche de ações judiciais: Tanto dos peritos de 20h que irão querer aumento para 40h quanto dos peritos que permanecerão na carreira de 40h e exigirão equiparação salarial com os de 20h.

Ao tentar mais uma vez a terceirização que já se mostrou um fracasso retumbante, vai solapar de vez qualquer chance de ter um controle do benefício por incapacidade e vai ficar dependente de médicos que irão atuar meramente pelo lucro que irão ter, não pelo bem público. 

Podem se preparar para o retorno do esquema 30-30 dias (fazer um segurado render dois ou mais pagamentos), 100% de concessão (para evitar má fama do consultório), perícias com erros grosseiros de DII DID e DUT (em esquemas com quadrilhas), perícias com péssima descrição de fatos (pois não será avaliado o conteúdo) e, dessa vez, se preparem para a rebelião dos peritos públicos que não farão mais o papel de limpadores de lixo da Previdência Social.

Como já disse: Trabalho ruim (credenciado) gera retrabalho. E usando trabalho ruim para resolver o retrabalho só aumenta o acúmulo de pendências. Se já está uma bola de neve, agora o governo prepara uma avalanche que cairá no colo do Tesouro Nacional. 

Nas taxas medidas durante o credenciamento entre 2001 e 2006, de aumento de quase 1000% do gasto governamental com auxílio-doença, partindo do patamar atual de gasto em menos de 4 anos o governo vai gastar mais com benefício por incapacidade do que com aposentadoria regular.

É difícil entender o que o Governo quer de fato, pois todas as suas ações são no sentido de desmoralizar e destruir a medicina pública, mas isso custa muito em termos financeiros e custará muito mais se houver o retorno dos credenciados. O poder do recalque anti-médico parece ser superior a isso tudo.

Não seria mais fácil então acabar com tudo e ceder os peritos para preencherem as vagas ociosas nas Universidades Federais, por exemplo?

Esperamos que essa minuta em andamento seja rapidamente modificada para permitir a extensão de jornada para 40h, sob critérios do INSS, e a vedação completa de qualquer possibilidade de credenciamento. 

A culpa da fila é da má gestão. Já provamos isso. O esvaziômetro só amplificou o problema. Mas com a gestão atual do benefício por incapacidade nem 1 milhão de médicos resolverão o problema.

Credenciar médicos para terem que resolver grave embate social dentro dos próprios consultórios  privados sem o controle público é uma idéia de jerico tão absurda que começo a pensar se o problema é falta de mielina ou se existe interesse secundário em fazer a Previdência sangrar em dezenas de bilhões de reais por ano.

De fato, talvez seja mesmo a hora de terceirizar a gestão do INSS.

Se o presidente do INSS, Lindolfo Sales, concordar com isso e não acordar a tempo, a bomba da explosão do auxílio-doença cairá em seu colo e explodirá junto no colo do Senador e Ministro Garibaldi.

10 comentários:

Regi disse...

Por favor SINDICATO e Sr.Francisco...

Acredito que seja possível (por via judicial) que os peritos que queiram(todos que solicitarem e não aos escolhidos/protegidos dos chefetes dos SST/gerentes) fazer 40 hs sejam contemplados com a dupla jornada...pois é a maneira para que os médicos peritos / peritos médicos que queiram permanecer na Autarquia mantenham a carreira viva e com a autonomia que lhe é peculiar) e que os que desejam fazer 20 hs sejam readequados em seus vencimentos,proporcionalizando-os !

Não ha "aumento salarial" algum ! A possível redução da carga horária, pois manterá atendimento de 15 a 18 perícias por dia fora os SIMAS,recursos,etc...

Colegas NOVOS que estão pensando se entram nesta "fria" = pensem bem! e colegas que já estão "mais que congelados" = esfera judicial (repito: não ha aumento nos valores , apenas o golpe de morte á carreira !).

E mais....
quem vai fazer as domiciliares,hospitalares,recursos,SIMAS,agendas dos colegas que se adoentarem,vistorias técnicas.etc,etc,etc...

Muito serviço para os poucos em cargos de chefia....

SINDICATO... providências já para blindar a carreira e os peritos !

Parabéns Francisco..., sempre vigil !

JOSÉ ALBERTO ARMÊNIO disse...

1- ESSES CREDENCIADOS NÃO SERIAM, POR ACASO OS RESPONSÁVEIS PELAS CONSULTAS ESPECIALIZADAS, COMO OUTRORA E QUE POR SINAL AINDA CONSTAM NO S.A.B.I.?
2- COMO UMA MEDIDA PROVISÓRIA PODE OBRIGAR UM PERITO MÉDIO DE 30 OU 40 HORAS A REDUZI-LAS PARA 20 HORAS COM A RESPECTIVA E PROPORCIONAL REDUÇÃO SALARIAL ?
ARMÊNIO.
1500151

Unknown disse...

Qual o mérito ao alegar impedimento para atender aos requerentes oriundo dos credenciados?
E o risco de PAD por tal atitude?

Unknown disse...

Qual o mérito ao alegar impedimento por falta de isenção?
E o risco de um PAD e/ou perseguição de gerentes ou superiores hierárquicos.

Snowden disse...

Noooossa que legal! Já vou avisar a todos os meus tios pra começar a pagar no teto, pra pegar um beneficio de auxilio-doença!
Ceeerto, o AX1 é pelo Perito terceirizado e os abestados da Casa é pra sanear, arriscando a própria vida! Ai o cara acordou...acho que vai ter o festival de Periodinhos quinzenais, fila explodindo e DCA comendo no centro! Olha que maravilha! País potência!
Oh então se o Perito da casa é 20hs, nas outras 20 vira terceirizado, botando no bolso U$ 30 doletas por Pericia? Boooooom, olha que legal, ate 90 dias o beneficio é redondinho! E acho que pode ate rolar aquele misto de triangulação: um faz consulta + Relatório e já esquematiza pro outro a Pericia, trazendo mais valor agregado no atendimento! Olha que legal!
Meu, vai ser muito bom, vai ser maravilhoso!!! Governo acertado mais uma vez como no inicio da década passada! Hehe

HSaraivaXavier disse...

Olha,
Há um detalhe que daria um post.
O tipo de cobrança destes supostos credenciados seria assustadora numa medida sem precedentes.

Acontece porque antes dezenas aberrações passavam impunes por falta de fiscalização e controle.

Hoje existem peritos do quadro que respondem processo administrativo para devolver 70.000 reais por instituição de DII indevida.

Os Novos Peritos acostumados a trabalhar com um padrão de exigência, não aceitarão as perícias de 10 anos atrás com 2 ou 3 linhas.

A PFE hoje expõe os laudos nos processos, o MPF não perdoa.

Os colegas do quadro encaminharão quaisquer erros destes peritos sem treinamento para os órgãos de controle. Ser credenciado será uma situação de alto risco.

Isto é se o INSS pagar, porque o costume de atraso nos repasses rapidamente afastaram os últimos credenciados.

Eu acompanhei o fim da terceirização 2005-2006 e realmente não conseguia entender como alguns casos passavam pelos peritos mais antigos - fraudes expostas - e não eram encaminhados para providências.

Hoje seria diferente.
O credenciamento seria , uma atividade de altíssimo risco...

Unknown disse...

Eh so verificar quem sao as mesmas cracas que permanecem incrustadas no INSS desde os tempos em que o esquema jah se orientava pelos credenciamentos. Sao os mesmos, sempre os mesmos... Amargaram anos a frustracao de serem contraditos e agoram sentiram que a mare lhes esta dando oportunidades outra vez. Quem sabe seria interessante o registro de um documento publico ameacando responsabilizar pessoalmente os administradores publicos pelos bilhoes de prejuizos aos cofres da previdencia se repetirem as mesmas insanias que a historia ja provou
ser altamente prejudicial aos cofres e tetas governamentais.

Snowden disse...

Hum, bom comentário Heltron, já da ate pra elaborar um Protocolo de Encaminhamento as Comissoes de Ética Medica das Agencias! Dai chegar no Ministério Publico é um toque de bola hehe..se for terceirizado sem conhecer a Legislação Previdenciária, pra ganhar dinheiro de Pinga, correndo risco do Ministério Publico abrir processo contra o Dr, ai nao compensa meeeesmo!

Francisco Cardoso disse...

Afrânio, existe já tudo escrito, só não será divulgado agora por questão de segurança. Se necessário for, divulgaremos aos peritos.

Armênio, não pode impor. Você teria que fazer a opção pela MP ou permanecer na carreira atual, que entraria em extinção.

Heltron, exato. Mas isso deverá ser amplamente divulgado para mostrar aos "grandes atestadores" que dessa vez será sério. Porém não faremos nada sem rechamar o periciando. Na prática, só vai piorar o problema.

É impressionante como as mesmas pessoas tentam as mesmas coisas há 10 anos. Mesmo vendo os resultados.

Será apenas burrice? Duvido.

Unknown disse...

Nao posso crer que ainda existia na pericia medica, alem dos aloprados da asso, alguem que ainda acredite que a salvaçao da carreira viria da mesma pessoa que bloqueia ha anos toda melhora possivel para a pericia medica, o mesmo que apos aprovada reduçao de carga pela assembleia e senado ajudou noso ex presida molusco a vetar a mudança para 30 horas conquistada apos grande esforço nos bastidores de Brasilia, e que agora se apresenta como genio ao definir que 20 horas meloram a pericia, que as filas irao acaber com os mesmos peritos que faziam 40 horas, e o mesmo que nao faz nada par correçao de nossa remuneraçao e que de repente, resolve manter nosso salario com carga de 20 horas. So pode ser o espirito natalino que esta aguçando tanta demencia por tras. Tanta utopia. Como o Gabas pode ser tao caridoso com a pericia medica. Me poupem..