sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PROCURA-SE UM MÉDICO DISPOSTO A ASSUMIR A DIRSAT

Este blog já denunciou por várias vezes o total descaso com o qual a DIRSAT vem sendo tratada nos últimos meses após a troca do titular da cadeira. Mostramos mais de uma vez aqui que o atual Diretor, Dr. Sérgio Carneiro, vive delegando a assessores o seu trabalho do dia a dia, reuniões internas, reuniões de Conselhos, enquanto prioriza viagens e pautas externas ao INSS, mas que lhe interessam por sua posição antiga junto ao MPOG e medicina do trabalho.

Em suma, apesar de estar na DIRSAT de direito, Sérgio Carneiro não o está de fato, pois mantem agenda própria ao seu antigo emprego de assessor de saúde do trabalhador do MPOG, onde ficou por 7 anos e não conseguiu montar sequer uma rotina de periódicos dos servidores federais.

Isso quando coisas mais graves não ocorrem, como faltar em reunião de cúpula em Florianópolis para participar de Congresso de medicina do trabalho em contexto totalmente alheio à sua função no INSS, praticamente um exercício de atividade pessoal em horário de trabalho, conforme denunciamos aqui. Enquanto viaja, a DIRSAT fica perdida, sem rumo, discutindo projetos com a parede e modelos inssanos para a perícia, praticamente a criação de uma "bolsa-doença", tamanha a incoerência da proposta.

Viaja país afora demonstrando profundo desconhecimento técnico da função ao qual foi nomeado representante técnico máximo. Fala praticamente de reabilitação profissional mas colocou para chefiar esse setor uma dentista do trabalho e patologista.

Antecipamos aqui que Sérgio Carneiro não iria à 199ª Reunião do CNPS, que iria discutir exclusivamente sua pauta de aposentadoria especial em deficiente. No lugar mandou subalternos, em reunião que contava com a presença de ministros e presidentes. Não a toa, o INSS ainda está incapaz de prover à população o serviço supracitado, em vigor desde 09/11/13, pois a área técnica que deveria ter trabalhado esses meses para subsidiar o decreto regulamentador, nada o fez. Viajar era mais importante. Chegamos a brincar que precisaríamos de um "mais médicos" para a DIRSAT, tamanho o abandono.

Por que voltamos a carga com esse assunto? Porque há 2 dias, novamente em reunião de cúpula mas dessa vez com a presença da Ministra-Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e do Ministro de Estado da Previdência Social, Garibaldi Filho, o Presidente do INSS e o Comissário, para discutir a grave crise do auxílio-doença e a problemática situação da não-implantação da aposentadoria do deficiente mais atraso do LOAS em várias cidades, ao invés do Diretor da área técnica estar de corpo presente com o resto do time para dar satisfações à Presidência da República, adivinhem o que Sérgio Carneiro fez? 

Sim, caro leitor.... Viajou mais uma vez. Imaginem que o Diretor de Saúde do Trabalhador deu o cano em uma reunião ministerial com a presença "imperial" da Ministra Gleisi Hoffmann, a "Dilma da Dilma", para fazer o que? 
"(...)Segue a Agenda Diária do Diretor - DIRSAT
Data: 19 de novembro de 2013 (Terça-feira)

O Diretor estará em viagem ao Rio de Janeiro, onde realizará reunião com servidores da área de saúde do Trabalhador da GEX RJ Centro e realizará visita técnica ao CIAD - Centro integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência, retornando no final da tarde à Brasília.

Para a Diretora Substituta:
Horário: 11:00h
Local: Gabinete do Ministro
Evento: Reunião de alinhamento interno"
Sim, é isso mesmo. O Diretor Sérgio Carneiro mandou mais uma vez sua substituta comparecer a uma reunião de cúpula, dessa vez cúpula mesmo pois a Casa Civil estava presente. Se o Dr. Sérgio Carneiro, como diretor, já tem graves restrições de poder deliberativo, imaginem sua substituta. Deve ter sido um constrangimento para a Dra. Dóris ter que ir lá fazer um trabalho que não é o dela, ouvir um monte (até imagino) sem poder dizer nada, enquanto o garboso Diretor curtia uma tarde no Rio de Janeiro... Foi se reunir com servidores e visitar um centro de atenção a deficientes. Ah, meu Rio.... Que saudade....

Será que nessa visita Dr. Sérgio se desculpou com os deficientes pelo fato do INSS ainda não estar implementando a aposentadoria deles? Quem conhece Brasília sabe que uma reunião com ministro não se pode faltar, ainda mais com o(a) ministro(a) da Casa Civil. Essa então justifica até mesmo faltar ao altar de casamento, pois faz parte da santíssima trindade do Planalto.

É mais claro que o Sol que o Diretor Carneiro está fazendo de tudo para ser mandado embora. São fartas as evidências de que ele não se importa com o cargo e não está preocupado com o que falam dele (as minhas fontes dizem que a cada dia usam palavras mais chulas lá dentro para descrevê-lo).

Dr. Carneiro ainda cumpre agenda do seu antigo cargo, isso é evidente. O Comissário o trouxe de lá para ser seus olhos e ouvidos na DIRSAT, mas deve estar arrependido pois o desleixo de seu pupilo já reflete em sua reputação.

Esse email acima, cujo anonimato está garantido, me foi passado por uma fonte da DIRAT (Diretoria de Atendimento) que recebeu de um colega e passou para mim, indignado com a postura do Diretor Carneiro.

Até quando, presidente Lindolfo, até quando, Comissário, até quando os senhores irão tolerar isso?

Eu fico pensando, quando a reunião for com a própria Presidente da República**, para qual cidade o Diretor irá viajar? Aceito sugestões.
_______________________
**este blog se recusa a usar o termo "presidenta". Somos da opinião que quem escreve "presidenta" é na verdade uma "presidanta" (aqui e aqui).

Nenhum comentário: