quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CUBANOS FALAM DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA NO BRASIL, QUEM NÃO TE CONHECE QUE TE COMPRE. O FEUDO DE FIDEL É UM LIXÃO

No Brasil, os Doutores Cubanos se dizem surpresos com a "ignorância sanitária" brasileira, palestram e têm uma grande preocupação com as tais questões. Falam, aos quatro cantos, de água filtrada (até dão filtros de presentes), lavar as mãos e alimentos e de rede de esgoto. Chama-se de "Consciência Sanitária Cubana", quem lê fica encantado e imaginando como deve ser limpa a ilha que tem mais médicos por metro quadrado do mundo. Vejam o exemplo:

CONSCIÊNCIA SANITÁRIA CUBANA

"Telma foi atendida pelo cubano Jorge Alberto Gil de Monte Santana e gostou do serviço. “Ele foi muito atencioso, me passou um remédio na hora e melhorei”, diz ela. Diariamente, de 300 a 400 pacientes procuram por um dos cinco médicos do posto, de acordo com a gerente da unidade, Fabrícia Víncola. Mas nem a alta procura impressionou Santana, que tem 32 anos de idade e sete de profissão.

Além do atendimento no posto, ele atua no Programa de Saúde da Família (PSF) e fez duas visitas a residências da comunidade. “Assustaram um pouco porque as pessoas não estão acostumadas com um médico ir à casa delas”, disse. Santana ficou surpreso com a falta de informação dos pacientes. “Tive de mostrar onde devem pôr o lixo, explicar que devem beber água fervida e que devem evitar contato com água de esgoto”, afirmou."
“Em Cuba, as mulheres procuram a unidade de saúde para fazer exames de gestação, prevenção. As médicas falam de consciência sanitária, da prevenção até a atuação na comunidade. No Brasil, fazemos campanhas, temos de buscar as mulheres para exames de rotina. Construir um SUS com responsabilidade passa pela consciência coletiva”, disse a secretária.


REALIDADE SANITÁRIA CUBANA

Na ilha cativeiro de maior densidade médica do mundo, no entanto, mesmo sem industrialização e sociedade de consumo, onde se vive uma EPIDEMIA DE CÓLERA muito grave neste momento, eis a realidade:








Um comentário:

Snowden disse...

Deviam falar com o Governo pois cerca de 50% dos lares não possuem Saneamento Básico!
Já se questionaram por que?
Não aparece hehe! Uma praça ou uma quadra rende mais votos hehe