quinta-feira, 21 de novembro de 2013

NEM FEIA DE ESPANTAR, NEM BONITA DE ENCANTAR

Reparem na imagens abaixo: O que elas lhe fazem lembrar?

Imagem 1


Imagem 2

Imagem 3



Imagem 1) Pietà, obra-prima de Michelangelo, é uma das mais belas artes já produzidas por todas as culturas humanas. Quem a vê de perto dificilmente não se emociona. É a materialização da caridade, do amor, da compaixão. Maria em posição de reverência, algo curvada, apóia em seu colo o corpo desfalecido de Cristo após seu sacrifício, sentada em uma pedra do Calvário. A postura da caridade: Tronco semi-fletido, olhar cabisbaixo, em posição de reverência ao destinatário de sua compaixão.

Agora observem as duas fotos abaixo, retiradas de jornais "independentes", um do RS e outro do MT, referindo-se ao "encantamento" das populações locais com os médicos estrangeiros:

Imagem 2) Médico grego que serviu a uma reportagem "independente" sobre o quanto a população local, de uma cidade do MT, estaria "encantada" com sua atuação "humana": Foto em preto e branco, postura semi-fletida, olhar cabisbaixo, em posição de reverência ao paciente, palpando região cervical.

Imagem 3) Médica cubana que serviu a uma reportagem "independente" sobre o quanto a população local, de uma cidade do RS, estaria "encantada" com sua atuação "humana". Foto colorida, postura semi-fletida, olhar cabisbaixo, em posição de reverência ao paciente, palpando região cervical.

Reportagens "independentes" ou matéria cuidadosamente construída, com pose montada e texto publicitário travestido de imprensa livre? Só mudaram a cidade. O que vemos em comum? A tentativa de mimetizar o gesto da caridade, da compaixão, do amor. O médico estrangeiro curvado, em posição de reverência ao cidadão antes "abandonado" (pelo mesmo Governo que agora faz propaganda).

Ambas as reportagens utilizam o verbo "encantar" para definir a satisfação da população com os estrangeiros. O que siginifca o verbo encantar? Segundo o Aurélio, encantar é: v.t. Exercer suposta influência mágica. / Seduzir; cativar; fascinar: encantar serpentes. / Agradar extremamente. / Provocar irresistível admiração: encantar um auditório. / Causar satisfação; agradar profundamente: estou encantado com o encontro. Reparem que a primeira definição de encantar é: influencia mágica. 


E os ingleses, o que querem dizer com encantar? Segundo dicionários ingleses, "encantar" vem "From Old Portuguese encantar, from Latim incantāre, present active infinitive of incantō." e possui como significados: "to enchant, to charm, to delight, to love, to enjoy, to bewitch, to put a spell on"

Da próxima vez que o leitor encontrar em alguma "reportagem independente" que determinada ação do governo está "encantando" determinada pessoa ou população, saiba que quem está sendo "encantado" é você mesmo, leitor.

Nenhum comentário: