quarta-feira, 8 de maio de 2013

EDITORIAL: DILMA - A FEITORA DE ESCRAVOS MÉDICOS, O DESMONTE DO SUS E OS 6.000 CUBANOS.

O mesmo governo que vetou a EC 29 que daria mais dinheiro para a saúde agora se arvora de defensor da saúde pública para justificar o crime hediondo de trazer médicos cubanos sem nenhum tipo de revalidação de diploma para atuarem em PSF nos rincões desse país.

Por trás dessa suposta incongruência está o senso oportunista de colocar 6.000 agentes políticos de Fidel, escravos da revolução cubana (pois o dinheiro vai para Cuba e não para os doutores) para doutrinar politicamente uma massa populacional campestre de aproximadamente 30.000.000 de pessoas, uma vez que o PSF apregoa 1 médico para 5.000 habitantes.

Tudo pago a Cuba, que vai usar o nosso dinheiro para sustentar um regime ditatorial decadente que há décadas já deveria ter sido objeto de rejeição por todos os que defendem a liberdade humana. E junto com isso o governo vai fazer propaganda própria junto ao resto da população, jogando para as sombras a crise na saúde e a péssima, lamentável, gestão do atual Ministro Padilha, cuja única tática parece ser a de jogara  culpa nos médicos por seu fracasso pessoal em conduzir uma ampla reforma no SUS.

Desde o início do atual governo, a autoritária mandatária, conhecida pelas sessões de humilhações e esporros em seus assessores diretos e ministros, tem feito de tudo para boicotar e destruir propostas viáveis que mudariam o atual quadro de carência de médicos em regiões pobres do país, como a carreira federal de médicos. Agora sabemos o porque, sem a carência não haveria a desculpa de importar os escravos cubanos.

O projeto é maior: Destruir o SUS e a medicina como classe, terceirizar tudo para os planos de saúde e montar apenas uma rede básica focal em bolsões de pobreza para doutrinar e evitar rebeliões ou crises sanitárias. Por isso tentou a medida provisória 568, promove o desmonte da Residência Médica via PROVAB e não deixa avançar no Congresso propostas de carreira única federal para médicos no SUS, boicota o CNS e promove o incentivo para os planos de saúde venderem mais e mais planos. Não custa lembrar que há pouco tempo o ministro Padilha, inimigo n° 1 dos médicos brasileiros, propôs desonerar os planos de saúde como forma de enterrar ainda mais o SUS.

Quem não gosta de pobre não são os médicos e sim um governo autoritário que optou por dar costas ao povo e enterrar o SUS.

Agora tentam inverter o discurso dizendo que os médicos são xenófobos, que importar médicos é um tabu.   Não podemos aceitar um discurso contra os estrangeiros, o Brasil é formado por estrangeiros. O que não podemos aceitar é que o governo queira submeter a estes colegas cubanos uma agenda demagógica, degradante e sob trabalho escravo, tendo que se responsabilizar de cara por vilarejos inteiros em uma língua que não domina com tecnologias ao qual não teve acesso muito menos leis aos quais não sabe interpretar ou cumprir.

Agora vamos focar esses colegas: é no mínimo estranho que um pequeno país como Cuba possa ceder tantos médicos a outros países. 6.000 médicos representam a soma do n°de médicos formados no Sudeste brasileiro por ano. 40.000 médicos cubanos em serviço no exterior é mais que muitos países grandes e desenvolvidos podem abrir mão.

Como Cuba, que tem um suposto sistema de saúde de ponta, pode abrir mão de tantos profissionais?Como está a formação deste pessoal se no Brasil temos excesso de faculdades e não formamos tantos médicos assim, ainda mais para exportação? 

Como que Cuba tem um número muito menor de faculdades que o Brasil mas consegue formar tanta gente em Medicina? Sabemos que Fidel sempre priorizou a saúde e educação mas não podemos esquecer que Cuba vive uma transformação, seu sistema econômico vive questões dramáticas, como consegue formar tantos médicos assim? E ainda por cima de qualidade?

Quem garante qualidade em formação de massa? Será que a população de Cuba não vai sentir a falta desses médicos? Sâo médicos mesmo? Por isso o Revalida é fundamental. A população brasileira tem o direito de saber que quem vai cuidar dos seus filhos possui um mínimo de competências.

O governo Dilma parece que em sua lamentável política exterior, com o pior chanceler da história recente deste país,  quer dar uma mãozinha para a sobrevivência do regime cubano, infelizmente usando a vida das pessoas pois, sabemos que estes colegas não virão de livre e espontânea vontade. 6.000 pais de família só deixam seu país quando ele vive uma guerra, catástrofe ou faliu como é o caso de Cuba.

O Governo Dilma economiza com a saúde dos outros, expõe seus eleitores a médicos não referendados e a toda sorte de erros médicos advinda dessa postura demagoga. Mas ela está se lixando pra isso e para nós, pois quando passa mal ela e o Padilha sabem que terão as portas dos hospitais privados de São Paulo abertas para eles.

3 comentários:

Aloísio disse...

Salário de médico em Cuba: igual a 30 dólares americanos... e vcs criticando os 9 mil dos médicos Cubanos... 1000,00 reais para os médicos e 8 mil para o governo cubano.... Leiam e veja um repórter que passou 30 dias em Cuba com apenas 15 dólares, e ele informa o salário de um médico cubano em 30 dólares.


http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/reporter-dos-eua-passa-30-dias-em-cuba-com-apenas-us-15

Aloísio disse...

Essa é pra publicar no Blog. Bolsas para medicina em Cuba é oferecida para os PTistas com 2 anos de filiação partidaria. Por isso Dilma quer trazer os PTistas de volta. Não são só brasileiros, são PTistas... Aldo, Heltron e Francisco, isso não é Improbidade, trazer PTistas pra ganhar uma grana a custa do erário?

A Secretaria de Relações Internacionais do PT está organizando o processo pré-seletivo dos bolsistas que estudarão na Escola Latino-Americana de Medicina em Cuba.

Desde 1999, o governo cubano oferece estas bolsas através de várias organizações brasileiras, entre as quais o PT. As bolsas cobrem todos os gastos com o curso, alojamento e alimentação, além de incluírem uma pequena ajuda de custo. Ficam a cargo do estudante as passagens aéreas, tanto agora como durante o curso.

A pré-seleção está sendo feita com antecedência, para garantir maior acesso aos candidatos, especialmente aqueles que não ainda precisam providenciar a documentação exigida.

O PT lembra que este é um processo pré-seletivo. A seleção final será feita pelo governo cubano. Ou seja, a pré-seleção relaciona as pessoas que serão submetidas ao processo seletivo final caso o governo cubano realmente ofereça bolsas em 2006 e caso o número de bolsas seja equivalente ao número de pré-selecionados.

Os pré-requisitos definidos por Cuba (os dois primeiros) e pelo PT (os dois últimos) para participar da pré-seleção são os seguintes:

- ter no máximo 25 anos no momento de iniciar o processo seletivo;

- ter concluído o ensino médio (ou equivalente), com obrigatoriedade das matérias de Biologia, Física e Química em todos os anos;

- ter estudado todo o período escolar em escola pública;

- ter no mínimo 2 (dois) anos de filiação partidária e apresentar carta de recomendação de instância partidária, ou seja, setorial, diretório ou comissão executiva de âmbito municipal, estadual ou nacional. Não se trata de recomendação de um membro da instância, mas sim aprovada em reunião da instância partidária.

Vejam no site do PT: http://www.ptsul.com.br/?doc&mostra&14665

Paulo Taveira disse...

Excelente artigo! Sei quem é o "publisher"sem ler o nome de quem postou!