quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PLANETA FRAUDE

Cinco mulheres são presas tentando fraudar o INSS em Alagoas
24 de outubro de 2012 

Cinco mulheres foram presas na tarde dessa terça-feira, 23, na Agência da Previdência Social em Maribondo, localizada na Rua José Sapucaia, lote nº 3, Centro, tentando incluir vínculo falso no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), com objetivo de solicitar o seguro desemprego.

Segundo a gerente da agência, elas chegaram à unidade portando as Carteiras de Trabalho e solicitando a atualização no CNIS. Uma das servidoras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) verificou a documentação das acusadas e fez algumas perguntas, estas demonstraram nervosismo e não souberam responder alguns questionamentos.

Diante da situação, confessaram o ato ilegal e afirmaram que nunca trabalharam com carteira assinada. Uma delas afirmou, ainda, que um homem conhecido como ‘Nem ou Nemo’ teria chegado a sua residência dizendo que seria possível receber seguro desemprego sem nunca ter trabalhado e pediu sua carteira de trabalho. O homem ainda teria feito um acordo para receber o primeiro pagamento, após a fraude ser consumada.

Os servidores do INSS solicitaram a presença da Polícia Civil da região que efetuou a prisão em flagrante e encaminhou as mesmas a sede da Polícia Federal em Maceió. As cinco acusadas residem no município de Taquarana, na região do Agreste de Alagoas.

O CNIS é um banco de dados do Governo Federal que reúne informações dos trabalhadores brasileiros, como vínculos empregatícios, salários e recolhimentos à Previdência Social. Ele é alimentado através das informações oriundas da guia do FGTS. Essa guia é paga ou declarada mensalmente pelos empregadores.

Quando ocorre alguma falha de comunicação entre os sistemas, o INSS pode fazer a inclusão do vínculo empregatício, com base nos documentos apresentados pelos segurados. São eles: Carteira de Trabalho assinada, contra cheque, rescisão do contrato de trabalho. Além disso, é feita uma entrevista, a assinatura do termo e realizada uma pesquisa pelo INSS para verificar se a empresa realmente existe.

Fraude – O objetivo dessas quadrilhas é fraudar o FGTS e o INSS. Se a fraude for consumada, após receberem o seguro desemprego, eles geralmente solicitam o auxílio-doença ao INSS com atestados médicos falsos. Outros casos – Em 2011 foi identificada uma quadrilha que incluía vínculos falsos com a colaboração de contadores e servidores do INSS. Algumas pessoas foram presas, mas o processo ainda não foi concluído. (ACS/AL)

Nenhum comentário: