quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

TERCEIRIZAÇÃO AUMENTA TEMPO DE ESPERA DE PERÍCIA MÉDICA E PIORA ATENDIMENTO

Diário de São Paulo
Espera por perícia do INSS cresce na gestão Dilma

Número de postos na capital com fila abaixo de 45 dias passou de 12 para 9. Tempo para conseguir uma consulta passou de 33 para 36 dias. Enquanto isso, trabalhar fica sem receber da empresa e da Previdência
 
Quando o trabalhador sofre um acidente na empresa e fica afastado por mais de 15 dias, o pagamento passa a ser feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio do auxílio-doença. O benefício, que também é concedido em caso de doença incapacitante, só é liberado após a realização de uma perícia médica.

Segundo o DIÁRIO apurou, após um mês e meio de governo Dilma, o atendimento aos segurados piorou em relação aos últimos meses da gestão Lula. Em novembro do ano passado, o sistema de marcação de perícias tinha vagas em 12 postos na capital, com agendamentos que variavam entre 23 e 33 dias.

Uma pesquisa feita na última sexta-feira, dia 11, revelou que o tempo na fila da perícia variava de 29 a 36 dias em nove unidades da capital. Só são liberados para consultas os postos onde a espera é inferior a 45 dias.

O segurado que faz a marcação pelo telefone 135 tem de esperar entre 29 e 36 dias para ser examinado e receber o benefício. Entre o acidente e a perícia médica o trabalhador não recebe da empresa nem do INSS. Ou seja, quanto maior for a espera pela consulta, pior fica a situação financeira do trabalhador.

"Além de doente e certamente arcando com despesas extras de remédio, o trabalhador não tem salário por mais de um mês. Essa situação que não deveria acontecer", diz o advogado previdenciário Ulisses Meneguim, do escritório UM Advocacia e Consultoria.

Ipiranga

O posto com data disponível mais próxima para a perícia médica é o do Ipiranga, na Zona Sul. Lá, a espera é de 29 dias. Em novembro, o que tinha a vaga mais próxima era o da Avenida Nossa Senhora do Sabará, também na Zona Sul, com 23 dias. A perícia mais rápida é em São Bernado, no ABC, com oito dias.

Benefício é pago desde o dia do agendamento

De acordo com a legislação previdenciária, quando se confirma a incapacidade do segurado para o trabalho, por meio da perícia médica, o valor do auxílio-doença é devido desde a data em que foi feito o agendamento do benefício pelo telefone 135. Esse valor acumulado é pago em parcela única corrigida pela inflação.

9 dias é a meta de espera criada pelo INSS para São Paulo

Nenhum comentário: