quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

NOVA POLÊMICA NA PERÍCIA ESTADO DE SP

Em SP, concurso reprova professor que teve depressão
AE - Agência Estado

23 de fevereiro de 2011 - 10h 25

Professores aprovados no último concurso para a rede estadual de São Paulo estão impedidos de assumir seus cargos por terem tirado, em algum momento de suas carreiras, licenças médicas por motivo de depressão. Por essa razão, devem continuar com contratos temporários. Especialistas afirmam que a decisão é preconceituosa.

O concurso que selecionou docentes para atuar no ciclo 2 do ensino fundamental tem diversas etapas: prova inicial, curso de preparação (que dura cerca de quatro meses), prova pós-curso e diversos exames de perícia médica - fase na qual os professores que tiveram depressão foram "reprovados". Docentes míopes e obesos também foram impedidos de assumir seus cargos nessa mesma seleção.

A psiquiatra da Unifesp Mara Fernandes Maranhão afirma que vetar um docente pelo fato de ele ter tido depressão é preconceito. "Toda pessoa está sujeita a passar por situações difíceis", explica. "Aquelas que têm propensão ou componente genético desenvolvem processos depressivos". Segundo ela, são poucos os quadros realmente curáveis, já que há grande chance de recorrência. "Mas a doença é tratável e, com acompanhamento, o paciente pode voltar a trabalhar normalmente"

Eli Alves da Silva, presidente da Comissão de Direito Trabalhista da OAB-SP, concorda. "Essa pessoas estão sendo discriminadas pelo próprio Estado, que é quem deveria combater esse tipo de coisa". Para o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), o governo deve "propor acompanhamento a todos os casos de professores com problemas de saúde e não alijá-los do trabalho". A entidade ressalta que seu departamento jurídico tem ingressado com ações na Justiça para garantir aos professores nessa situação o direito de lecionar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comment:
Sabemos que um dos maiores índices de afastamento por patologia mental é justamente nos professores.
É preconceito ou responsabilidade profissional um perito evitar exposição de um trabalhador ao risco de agravar ou desencadear patologia mental em atividade comprovadamente estressante?
E o leitor o que pensa?
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,em-sp-concurso-reprova-professor-que-teve-depressao,683429,0.htm

3 comentários:

Mohamad Abbas disse...

Em qualquer concurso é solicitado um parecer da saúde mental do candidato. Por que seria diferente com os professores?

Snowden disse...

Na verdade, penso que ninguém quer "um passivo trabalhista"...As operadoras de saúde não fazem um questionário de saúde antes da entrada do indivíduo no plano?As seguradoras também? O estado agora também...

Snowden disse...

E o AX-ZERO?...e O Contribuinte facultativo que já paga doente?
Perdeu qualidade = AX0
Vai entrar na Previdencia = AX0

AX0 = Entrevista qualificada.

90% dos nossos problemas estariam resolvidos...