sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sugestões de Leitura

Qualquer Médico que se preze - com maior ênfase para o profissional que atua em Perícia Médica - deve ter em seu acervo as seguintes obras:


A 6ª edição do Exame Clínico - Bases para a Prática Médica passou por uma rigorosa análise crítica, mas continuou absolutamente fiel à linha de pensamento que balizou a 1ª edição publicada há quase 30 anos e que pode ser assim resumida: "Nada pode ocupar o lugar do exame clínico quando se quer exercer uma medicina de excelência, pois uma anamnese e um exame físico bem feitos continuam insubstituíveis para formular hipóteses diagnósticas consistentes, para interpretar corretamente exames complementares, para tomar as melhores decisões terapêuticas e para estabelecer uma boa relação médico-paciente."
Um certo desprezo pelo exame clínico num momento de euforia e deslumbramento com os avanços tecnológicos pagou um alto preço: a perda do prestígio do medico e a desumanização da medicina. O caminho é recolocar o exame clínico como o ato fundamental da prática médica.

Editora: Guanabara Koogan
Autor: CELMO CELENO PORTO
ISBN: 9788527713825
Origem: Nacional
Ano: 2008
Edição: 6
Número de páginas: 544
Acabamento: Brochura
Formato: Grande


Há muito se verificava a necessidade de um texto sobre semiologia médica que não fosse apenas novo, mas moderno; que se fundamentasse na experiência de autores consagrados, porém, paralelamente, vislumbrasse o futuro; um livro que tivesse origem na realidade didática de professores e estudantes, organizado em conformidade com os currículos das diversas escolas. Esta obra é um marco na literatura científica. Todos os capítulos foram atualizados. Muitos deles foram reescritos. No âmbito gráfico, a obra passou por transformações ainda maiores. Agora é totalmente em cores; muitas ilustrações foram redesenhadas e outras tantas foram incluídas.

Editora: Guanabara Koogan
Autor: CELMO CELENO PORTO & ARNALDO LEMOS PORTO
ISBN: 9788527715140
Origem: Nacional
Ano: 2009
Edição: 6
Número de páginas: 1320
Acabamento: Capa Dura
Formato: Médio

Nenhum comentário: