quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Força Tarefa para Investigar Licenças Médicas

22/02/2011 - 22h52

Governo investiga mais de mil servidores da “máquina” da licença
Redação 24 Horas News

Com os dados gerados pelo Sistema Estadual de Administração de Pessoas, o Seap, da Secretaria de Administração, a Auditoria Geral do Estado abriu investigação contra 1.105 servidores. A relação completa destes servidores foi encaminhada para a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para cruzamento de informações. O objetivo, conforme esclareceu o superintendente de Auditoria, Alysson Sander, é descobrir se alguns destes beneficiários desenvolveram alguma atividade laboral, o que poria em questão a necessidade da licença.

Comment:
Ora, depois do escândalo vergonhoso do Psiquiatra Ubiratan, parece que o poder público finalmente acorda para o que a perícia médica do INSS há anos vem alertando: A necessidade de profissionalização e investigação externa na patologia psiquiátrica previdenciária. Os procuradores ainda não consenguem entender aquilo que os peritos do INSS entendem perfeitamente: "Como foi possível 86 atestados psiquiátricos comprovadamente falsos terem sido validados pelos peritos médicos do estado do MT". Agora inicia-se uma investigação de grande porte como ha muitos anos não se via. É preciso que o poder público tenha a coragam de expandir estes cruzamentos para outros estados e a nível federal. É preciso que ele entenda que a Perícia precisa de autonomia, compromisso dos profissinais e condições técnicas para que funcione.

Um comentário:

Mohamad Abbas disse...

Isso é o pico do Iceberg. Enquanto as perícias de servidores forem feitas manualmente e engavetadas, nunca teremos a real dimensão desse problema. A intenção do SIASS é informatizar esses afastamentos para fins de estatísticas e melhorias nas condições de trabalho dos servidores.