sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ponto de Vista - REPÚBLICA DO INSS?

O INSS realmente anda fazendo de tudo para se afirmar como um Estado Independente, auto-governável, sem não sofrer interferência externa dos poderes... E como o faz bem feito. A autarquia, por exemplo, além de ter seus sistemas e normas internas de acesso limitado aos seus usuários (queixa universal), não possui, ainda Alvará de funcionamento e inspeção do corpo de bombeiros para funcionamento na maioria das Agências da Previdência Social - o que vem lhe ocasionando recorrentes incêndios, alagamentos e mesmo desabamentos estruturais (vários mostrados neste blog -  vide recentemente o caso do Incendiário de Bauru). Aliás, ele não costuma não seguir às Normas Regulamentadoras do trabalho que cobra das empresas e, claro, na grande maioria das suas instalações, autorização de Vigilância Sanitária dos outros órgãos fiscalizatórios como Conselhos Profissionais de Medicina - Explica-se daí talvez a comemoração da AGU. Os Peritos Médicos sabem disso porque puderam comprovar na instalação do Movimento de Excelência há exatos 3 anos quando muitos Gerentes sequer sabiam que precisavam de algumas autorizações para funcionar. Grande verdade. 
Seria a nossa autarquia uma Fora-da-lei cheia de tramas obscuras? Olha não sei, mas pelo menos para os observadores, parece que ela tem se esforçado sim para escapar diariamente da fiscalização do Ministério Público, do Povo e da Imprensa. Outro dia uma colega foi convidada para dar uma entrevista na TV local sobre funcionamento da Reabilitação, mas foi vetada pala diretoria de comunicação que é única autorizada a falar- de repente falaria algo de ruim.... Mas o povo quer saber. A avidez por transparência é tanta que poucos meses depois da Lei da Transparência aparece no topo dos demandados. O que acontece nos corredores do INSS? Qual regra nova está valendo? Aliás, graças aos supostos atos quase "secretos", que alguns chama de "erro do sistema", pagará a facada de 8 bilhões em revisões de aposentarias por invalidez até 2022. Pois é, parece que o problema de ter leis próprias em detrimento das que fortalecem a sociedade tem um preço assaz amargo. Mas sendo independente politicamente há problema!? Creio que sim, isso explica os quase 6 milhões de processo na justiça? Sei não, mas de tão independente, não duvido que passe a exigir passaporte nas suas dependências em breve. Você já tem o seu?

A Pergunta é: "Quem ganha com isso?"

4 comentários:

Snowden disse...

Prefeitura nao fiscaliza: nao tem licença de funcionamento;
Bombeiro nao fiscaliza: nao tem alvará;
Ministério do Trabalho nao fiscaliza: nao cumpre as Normas de Saude e Segurança do Trabalho;
NINgUEM FISCALiZa o INSS e a consequência disto é que o mesmo tornou-se um Antro Pernicioso, uma terra de Ninguém, uma hipocrisia, uma falta de respeito, uma falta de princípios, um ambiente totalmente insalubre ao trabalhador, seja os coitados dos técnicos, dos analistas e dos médicos, dica apenas aqueles que são protegidos em cargos de direção as custas de tretas políticas...

MAURICIO disse...

Que língua se fala nessa republiqueta? O Berzoinês ? O Gabês ou o Brunques ?

fernando luiz borges disse...

NÃO SOFRER INFLUENCIAS EXTERNAS DOS PODERES ? HAHAHAHAHAHAHA, É UMA MOEDA DE TROCA O CARGO DE MINISTRO DA PREVIDENCIA SOCIAL, VIDE O ULTIMO, O BALDO, ENTROU E JA LASCOU, NAO ENTENDO NADA DISTO, 1 SEMANA DEPOIS JA TINHA , MAGICAMENTE VIRADO EXPRTO, ESPERTO, E DANOU-SE A INAUGURAR AGENCIAS BRASIL AFORA, CADA UMA COMEMORADA COMO UMA GRANDE VITORIA, HAHAHAHAHAHA, DAI A DESMORALIAÇAO, E JADER O CARCALHO ? LADRÃO FINO, MINISTRO DA PREVIDENCIA, E O JUKINHA, JUCÁ ? OUTRO DA MESMA ESTIRPE MÃO LEVA IGUAL UMA PÁ CARREGADEIRA. NAO ME DIGA QUE NÃO TEM INFLUENCIAS EXTERNAS POR FAVOR.

Francisco Cardoso disse...

República? Está mais para Monarquia...