domingo, 1 de setembro de 2013

IMC de 47,2 revoltada por se considerada vítima de preconceito

01/09/2013 15h55 - Atualizado em 01/09/2013 15h55
Mulher tem validação de concurso negada após ser considerada obesa
Moradora de Bauru procura na Justiça um recurso de reconsideração.
Assistente administrativo foi considerada não apta pela perícia técnica.


Comentário:
A história não é nova. Um cidadão obeso mórbido se mostra revoltado com uma decisão médica e afirmando ser vítima de "preconceito". Um jornal entrevista populares e advogados que expõe o seu ponto de vista contra o médico, que no final é quem mais está sendo vítima de preconceito. À propósito, por que não chamam de preconceituosos os restaurantes, cinemas, automóveis, aviões, hospitais, escadas rolantes, e claro, o próprio governo e o próprio INSS por não possuírem cadeiras, macas e adaptações para pessoas com 150 kg? ... Daqui há poucos dias pedirão cotas nas universidades também e redução de impostos.
O mais impressionante de tudo, no entanto, é a imensa força da covardia para com os médicos que utilizaram de critérios puramente técnicos. Por favor, leiam antes de falarem besteiras. Não existe Obesidade Mórbida em "perfeito estado de saúde", como querem fazer parecer os repórteres, ora, o próprio conceito de "Mórbida" já pressupõe, doença grave. O portador de Obesidade Mórbida na verdade corre risco constante de complicações, inclusive de morte súbita, por uma miríade de alterações funcionais patológicas. 
Deveriam era extinguir a Perícia Médica e por um questionário com a opção de assinalar um (X) Sinto-me apto. O PT elevou a ignorância a patamares surpreendentes no Brasil. A ignorância tem tanto poder aqui que o médico está servindo praticamente para levar a culpa do erro, caso o paciente complique, enquanto o sucesso é de todos: governo, equipe, familiares, paciente e até a vizinha. Afinal o que dizer da promoção da "Auto-percepção" da capacidade laborativa em detrimento de uma junta de médicos? Para quê tanto gasto se quem sabe é o paciente? Fato marcante também é que todos os dias Obesos Mórbidos são afastados por incapacidade laboral na Perícia Médica do INSS.

Nenhum comentário: