quarta-feira, 11 de setembro de 2013

MPF DENUNCIA IRREGULARIDADES NA ELEIÇÃO DO CREMESP E PEDE PARA A POLÍCIA FEDERAL APURAR POSSÍVEL FRAUDE

Do site da PR-SP: http://www.prsp.mpf.mp.br/sala-de-imprensa/noticias_prsp/10-09-13-mpf-pede-instauracao-de-inquerito-para-apurar-eventuais-problemas-na-eleicao-do-cremesp

10/09/13 - MPF pede instauração de inquérito para apurar eventuais problemas na eleição do Cremesp

O Ministério Público Federal em São Paulo requereu a abertura de inquérito policial à Polícia Federal para apurar eventual erro de contagem de votos no processo eleitoral do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). 

A eleição aconteceu nos dias 5 e 6 de agosto. Foi pedido à PF que faça perícia no software e no hardware utilizados na totalização dos votos e que se faça uma recontagem com as cédulas físicas para que seja comparada com o resultado oficial.

Representantes da chapa de oposição noticiaram que durante a apuração ocorreu uma falha em um dos equipamentos utilizados para a contagem eletrônica das cédulas, o que foi confirmado pela comissão eleitoral. A chapa de oposição pediu a recontagem manual dos votos, se disponibilizando a arcar como os custos de tal medida. 

Mas o Cremesp não concordou com a medida, alegando que o resultado poderia ser diferente do oficial, dado o seu natural percentual de erro, razão pela qual seria desaconselhável, conforme parecer da empresa contratada para realizar a apuração eletrônica dos votos.

Para o procurador da República Anderson Vagner Gois dos Santos, responsável pelo pedido de investigação, eventuais dúvidas podem macular legitimidade do processo, por isso é necessário que seja feita uma apuração rigorosa. O Conselho de Medicina Regional de SP integra a Administração Pública Federal indireta e seu processo eleitoral é público.

“Trata-se de investigação possível e necessária, cabendo uma reprodução do processo de apuração com software e hardware utilizados e devidamente periciados pela PF, a fim de comparar com o resultado oficial do processo eleitoral do Cremesp e dirimir qualquer dúvida existente”, afirmou Santos.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
11-3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br


Nota do BLOG: A resposta do Cremesp foi quase que uma confissão de culpa. Como assim pode ter diferença de resultados se contar na mão? Tratam-se de votos físicos em número absoluto. TEM QUE SER IGUAL. Não pode haver UM voto diferente senão é fraude. Não estamos aqui lidando com probabilidades ou números estimados. Pelo amor de Deus....

O que o Cremesp quer dizer com o "natural percentagem de erro"? Que percentagem é essa? A Chapa 2 perdeu por 4%, esse percentual de erro é de quanto??

O Cremesp confessa praticamente um crime e agora é obrigação e dever do CFM intervir na eleição em SP e promover apurações LIMPAS.

Um comentário:

E.G. disse...

No brasil cara de pau não tem tamanho mesmo.