domingo, 22 de setembro de 2013

39 MÉDICOS COMEÇARAM A TRABALHAR - O GOVERNO GASTARÁ 511 MILHÕES DE REAIS, PAGOS ATÉ O FIM DO ANO DE 2013 - QUE IMPRESSIONANTE MAU USO DE DINHEIRO PÚBLICO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE! SÓ TEM O INSS DE CONCORRENTE MESMO...

Por O GLOBO
Mais Médicos começa quase sem atendimento

Apenas 39, de 681 formados no exterior, estão aptos ao trabalho


ANDRÉ DE SOUZA
Publicado:22/09/13 - 22h31
Atualizado:22/09/13 - 23h04

BRASÍLIA A maioria dos 681 profissionais formados no exterior que participam do Mais Médicos já está nas cidades onde vão trabalhar. Mas, até agora, 39 conseguiram registro profissional nos conselhos regionais de medicina (CRMs) e já podem atender. O restante espera o fim da queda de braço entre o governo e as entidades médicas. Segundo o Ministério da Saúde, outros 45 devem obter o registro profissional hoje.

Dos 39 que já podem atender, 27 são da Bahia e 12 do Ceará. Dos 45 que podem conseguir o registro hoje, há mais 20 do Ceará, 19 do Rio Grande do Sul e seis da Paraíba. Ao todo, o programa selecionou 681 médicos no exterior, dos quais 400 são cubanos, 116 brasileiros formados no exterior e 165 de outras nacionalidades. O começo das atividades estava previsto para hoje.

No Piauí, ontem, os três médicos que vão atuar no município de Esperantina foram recebidos com festa e ao som do hino nacional brasileiro e de “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.

Pedro Luis Morales Gomez, Rafael De La Cruz Vazquez e Raul Everardo, médicos especialistas em medicina familiar, irão trabalhar na região do povoado Lagoa Seca e no centro municipal, que fica na zona urbana.

— Sabíamos que seríamos bem recebidos pelo povo brasileiro e do Piauí. Estamos aqui para ajudar a reverter indicadores de saúde ligados para a redução da mortalidade infantil e mortalidade materna — disse Gomez.

Por conta da falta de registros provisórios, os três não começam a trabalhar hoje. O conselho regional de Medicina diz que vai conceder os registros nos próximos dez dias. Até lá, eles vão conhecer os hospitais e serviços de saúde onde irão trabalhar, além dos hábitos da população e as doenças mais comuns em cada região. Esperantina está entre as nove cidades do Piauí que vão receber os médicos.

Os conselhos são contrários ao trabalho de médicos que não passaram pelo exame de revalidação, o Revalida. Os CRMs vêm exigindo que sejam informados os nomes dos tutores e supervisores que acompanharão o trabalho dos médicos.

Na última quinta-feira, o Conselho Federal de Medicina (CFM) encaminhou aos CRMs a recomendação de que concedam registro provisório. A decisão tem forte valor simbólico, mas não obriga os CRMs a segui-la, uma vez que eles têm autonomia. (*Especial para O GLOBO)

2 comentários:

Fernando Antônio disse...

Cubanos atendem errado 10 pessoas por dia.


Brasileiros bem formados atendem corretamente cerca de 20 pacientes por dia.

Snowden disse...

Qual o problema em se gastar Meio Bilhão? O País arrecada mais de Um trilhão! Ora bolas é política! O povo paga Imposto e tá feliz!

O objetivo é a reeleição! Nada mais importa no momento presente!
O Mais Médicos foi criado pelo Marketeiro do Planalto, cupixa do Duda Mendonça, para reverter a queda da Popularidade da Presidente Dilma após a onda de Manifestações e Protestos que tomaram conta do Brasil! A reversão da queda e os pontos percentuais perdidos já foram recuperados! O objetivo já foi alcançado! Agora é apenas Pirotecnia para cumprir tabela e o Embate que acontece hoje entre o Planalto e CFM e CRM é apenas pra no futuro apontar que o fracasso ocorreu por conta dos Médicos brasileiros que não deixaram que os colegas de outros países pudessem atender a população de baixa renda, os pobres, pois não forneceram o CRM dos Doutores!
O Circo está armado! Só não enxerga que não quer ver!

Se o CRM fosse esperto, é simples, libera o CRM dos importados e depois, suspende mediante denúncia, se está trabalhando em outro local que não no Programa! Se cometer Negligência, Imperícia e Imprudência, solta os Leões dos Conselhos. "Se você foi vítima de Erro Médico, denuncie" vê que mote para se usar em Propaganda...

Hipocrisia se combate com Hipocrisia e não com o Enfrentamento, como estamos observando!