segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

DILMA QUER ALTERAR SISTEMA DE PREVIDENCIA DE SERVIDOR PÚBLICO

Presidenta Dilma está procurando sarna para se coçar

Dilma Rousseff decidiu levar a mão a um vespeiro. Vai mandar ao Congresso projeto que altera o sistema de previdência dos servidores públicos. Hoje, ao vestir o pijama, o servidor assegura aposentadoria igual ao salário que tinha na ativa. Deseja-se interromper a mamata para os servidores que ingressarem nos quadros do Executivo, Legislativo e Judiciário depois da aprovação da nova lei.

Deve-se a informação ao líder de Dilma no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Quem já tem direito à aposentoria integral não será importunado, diz ele. Quem ainda não tem, vai aos quadros do Estado com as mesmas regras do trabalhador da iniciativa privada. Significa dizer que, ao aposentar-se, o novo servidor receberá no máximo o teto fixado pelo INSS para o setor privado. Em cifras de hoje: R$ 3.689,66.

No mesmo projeto, o governo vai regulamentar o fundo complementar de aposentoria do setor público. Quem achar que a nova aposentadoria não enche a geladeira poderá associar-se ao fundo. O reforço será condicionado à contribuição (entre 6% e 9% do salário). A União será patrocinadora do fundo, na proporção de um para um. Ou seja, borrifará no fundo valor igual à contribuição do servidor. Junto com a perspectiva de estabilidade, a aposentadoria integral atrai milhões de jovens para os concursos públicos. Sem ela, a fila de candidatos talvez fique menor. No longo prazo, dimunirá também o décifit da Previdência. Justo, muito justo, justíssimo.

Agora, só falta o governo combinar com os russos –no caso, os congressistas

2 comentários:

Sandra disse...

O que muitos não sabem,é que contribuimos com 11% do nosso salário bruto pra a nossa previdencia. Enquato empregados do RGPS pagam um teto de 360 reais,tem servidor que paga mais de 1000 reais por mês.
MAis doq ue justo ganhar mais...
Aí vem um monte de desentendido achando que contribuimos da mesma forma que o RGPS e achando um absurdo os proventos dos servidores inativos.
Ai,ai,é muita falta de informação!!!!

Cá S S Pires disse...

Outra ressalva importante é que pagamos esses 11% sobre incentivos, como alguns de qualificação, que não são agregados à aposentadoria. E ainda temos que ter muito cuidado, pois essa proposta de fundo de renda variável pode ser bem perigosa... Quem quer dar de 6 a 9% do seu salário pro governo investir? Já pensou a festa que rolaria em Brasília se todos os servidores derem esse percentual do seu salário pra eles investirem? E Ainda sem retorno fixado? MEDO!