segunda-feira, 3 de setembro de 2012

UM MÉDICO; 48 MILHÕES DE REAIS

Chega a quase R$ 48 milhões valor de benefícios do INSS pagos com suspeita de fraude envolvendo psiquiatra
03 de setembro de 2012

Os valores de benefícios do INSS pagos com suspeita de fraude envolvendo um médico psiquiatra somam R$ 47,9 milhões. A Polícia Federal divulgou hoje a estimativa do rombo causado por grupo indiciado na Operação Blindagem II, deflagrada em 6 de março de 2012. Pela análise, a maior parte desses valores foi paga indevidamente, pois foram obtidos com a utilização de atestados médicos falsos. Até o momento, um médico, dois advogados e um despachante previdenciário foram indiciados. Os nomes não foram divulgados. O escritório ficava em Porto Alegre, mas o grupo agia em várias cidades.

Nas investigações, a Polícia Federal e a Previdência Social descobriram que um médico psiquiatra concedia atestados sem nenhum tipo de diagnóstico ou tratamento. O "paciente" só precisava pagar pela consulta. Muitos dos clientes sequer iam até o consultório, recebendo os laudos pelo correio ou por meio de intermediários.

Os documentos apreendidos na Operação foram minuciosamente analisados. Todos os nomes de segurados identificados passaram por um “pente fino”. A partir de agora, os benefícios ativos serão revisados e os segurados ouvidos pela Polícia Federal. Serão instaurados inquéritos para responsabilizar criminalmente os envolvidos nos casos em que houve indícios de fraude. Pela análise da documentação, foram identificados 945 benefícios passíveis de revisão, distribuídos em 12 gerências executivas do INSS localizadas nos municípios de Porto Alegre, Santa Maria, Uruguaiana, Pelotas, Passo Fundo, Novo Hamburgo, Ijuí, Caxias do Sul, Canoas, Florianópolis, Criciúma e Chapecó.

As denúncias sobre fraudes contra a Previdência Social podem ser encaminhadas à Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários (DELEPREV) da Polícia Federal pelo e-mail deleprev.srrs@dpf.gov.br.
 

Um comentário:

Francisco Cardoso disse...

O preço que o INSS paga por sua infeiciência é altíssimo: Um bilhão e 300 milhões de reais por ano em DCA, bilhões por ano em fraudes, fora diárias etc etc...