quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ROTINA DO ABSURDO: PARA ASSEDIAR E PERSEGUIR PERITA, INSS NÃO HESITA EM PREJUDICAR GRÁVIDAS

Há dias o Sindicato dos Peritos vem acompanhando com muito cuidado um caso de descumprimento de decisão judicial envolvendo o Gerente Executivo do INSS no Rio de Janeiro, a Chefe da Agência de Del Castilho e uma perita médica que vem sendo perseguida por querer trabalhar com ética e dignidade. Basicamente o INSS quer tratar o segurado como gado e atochar o quanto der nas salas de perícia. Ai o segurado é visto de soslaio (pois senão o tempo estoura) e ainda sobra pro perito a fama de desumano.

Isso já foi amplamente denunciado. Em 2009 entramos na Justiça e ganhamos o direito de não sermos mais assediados pelo INSS no respeito ao cumprimento do número de agendas diários determinados unilateralmente pela autarquia. Mas o INSS insiste em descumprir essa decisão.

Apesar de já notificada pelo descumprimento, a chefe da APS Del Castilho (Rio de Janeiro) determinou hoje, sem ter poder para tal, que a perita que "não atendia a todos os casos" teria que se reapresentar no RH para ser realocada, um claro descumprimento tanto da Justiça como dos atos internos do INSS. A perita se recusou a cumprir ordem ilegal e manteve-se na APS.

Como a fome da chefe em caçar peritos não tem fim, adivinhem o que a gerente da APS determinou? Que o funcionário do balcão REMARCASSE os segurados da agenda dela alegando que a médica não ESTAVA.

Ao perceber isso, sob orientação jurídica do sindicato, a perita foi para a frente da APS, IMPEDIU o funcionário de continuar com o crime administrativo sob pena de prisão em flagrante e denúncia ao MPF e começou ela mesmo, por conta própria, chamar os segurados para serem atendidos e periciados. Segurados que estavam há meses aguardando uma perícia.

O funcionário pediu desculpas e se recusou a seguir com a ordem ilegal da gerente e passou a encaminhar os casos para ela atender.

Para surpresa de todos, um desses segurados enganados pela chefe assediadora era uma GESTANTE, uma GRÁVIDA que estava necessitando muito do benefício pois só tinha o dinheiro para ir embora da APS. Sem demonstrar o mínimo de respeito pela vida alheia, mas hipocritamente alegando que defende o segurado quando cobra atendimento completo, a gerente ignorou a grávida e a mandou embora da APS, mas a perita conseguiu resgatá-la e atendê-la.

Revoltada, a gestante se solidarizou com a perita e se ofereceu para ser testemunha no processo que esta chefe assediadora sofrerá por diversas violações de leis cíveis, criminais, éticas e administrativas.

Ao checar seu histórico, nós descobrimos que se trata de uma servidora admitida como "Agente de Serviços Diversos" que em tese sequer chefia de APS poderia exercer.

Que o Gerente Executivo do Rio de Janeiro explique como uma barbaridade dessas ocorre sob o seu nariz!!

Qual a punição que essa "chefe" terá?

O MPF vai defender o direito do segurado que teve sua perícia remarcada por falsa alegação? Quem responde por esse estelionato, essa prevaricação contra o cidadão brasileiro?

Para saber mais, visitem www.periciasindical.med.br

8 comentários:

Sandra disse...

Esse INSS é ,sem dúvida alguma, a pior instituiçÃo para um médico ir trabalhar nesse país. "chefiada"por ignorantes ,cheios de rancores contra médicos... Que tristeza!!!!

Anderson disse...

Está na hora do perito do INSS ir pra imprensa reconhecer deficiências da perícia e nominar os verdadeiros culpados; até hoje nossa posição foi só de defesa da classe, fazendo com que, indiretamente, protejamos esta corja que dirige a instituição. No caso observamos que a perita era a única que incomodava (será que os outros peritos daquela aps atendem satisfatoriamente? será que atendem tudo que mandam? será que têm medo de serem assediados?) Quero ver quando um perito começar a dizer que a perícia do INSS erra, que a maior parte dos erros é por conta daquilo que a instituição executa, dizer que colocam segurados a cada 20 minutos, que pressionam a cumprir metas intangíveis, etc, etc. Eu quero ver quando os peritos começarem a deixar de se defender (e, indiretamente, o INSS) e começarem a dar nome aos bois..

Anderson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
herbeth_mg disse...

É o cúmulo do absurdo. Quando penso que já vi de tudo aqui, vem mais essa.

Regi disse...

Alguém ainda não percebeu que o Governo está querendo que todos saiam e que a carreira acabe ?

Hora de realmente sairmos para a Perícia da União (façamos esforços para criá-la e então não mais estaremos sob a tutela deste executivo maldito deste GOVERNO PT e desta ANMP.

Unknown disse...

APOIO A INDEPENDÊNCIA DA ATIVIDADE MÉDICO PERICIAL, QUANTO A DECISÃO TÉCNICA E TEMPO PARA REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO MÉDICO PERICIAL. SE O SETOR ADMNISTRATIVO NÃO TIVER PESSOAL SUFICIENTE PARA A LIBERAÇÃO DE PENDÊNCIAS PARA QUE SEJAM REALIZADAS AS AVALIAÇÕES MÉDICO PERICIAIS, O NÚMERO DE PERÍCIAS DEVERÃO SER DIMINUÍDAS.

HSaraivaXavier disse...

Caro Anderson,
"ir a imprensa mostrar algo" requer primeiro representatividade, depois dinheiro, depois matéria de interesse publico. 

Durante os últimos 2 anos, sabes que este espaço sem empenhou em tentar fazê-lo. Desmascaramos varias matérias e enviamos varias cartas a jornais. Viabilizamos contato com uns 10 jornais inclusive.

Fazíamos isso com uma logística deficiente e com representatividade questionável, na havia o sindicato nosso específico e a ANMP, sem comentários. Ela mesma se posicionou diversas vezes que só defenderia perito que após transitado e julgado fosse inocentado e quem fosse oposição que se danasse. O Caso do espancamento do Oscar Pignone foi clássico.

É preciso entender que há muito trabalho e poucos para ajudar com diretamente e indiretamente. Riscos da exposição da imagem entre outros como ser perseguido na própria internet por loucos obsessivos e mesmo psicóticos como eu e Eduardo.

Somos atacados em todas as direções e com poucos recursos e pouco tempo também. 

Convido você para ajudar na sua própria sugestão, topa?

Os jornais em geral, como toda mídia, querem una audiência que lhe damos com os nossos erros apenas. Ninguém se importa com as suas condições de trabalho sequer o MPF. Fora isso temos que ser uma entidade como se está tentanto e termos dinheiro para nos infiltrar na mídia, eventos e campanhas.

Outro ponto. Existem dezenas de projetos de lei no congresso que nos interessam ou interferem diretamente no nosso trabalho, ninguém visita ou discute nada com os legisladores.

É tudo muito difícil, mas acho que a cada dia esta forca sindical nova se fortalece na pessoa dos seus idealistas, seguidores e simpatizantes. 

Unknown disse...

Conheça e faça parte do blog “Assediados”.
www.assediados.com
Um espaço onde vítimas de assédio ou dano moral podem relatar suas histórias, compartilhar experiências, e buscar caminhos para tornar o ambiente de trabalho um espaço seguro, onde seres humanos sejam tratados com o respeito e a dignidade que merecem. Um espaço onde você encontrará informações atualizadas sobre Assédio Moral no trabalho.
"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre"