quarta-feira, 12 de setembro de 2012

LIVRO DISCUTE ERRO MÉDICO

Fruto de uma parceria do CFM com o CRM-PI a obra discute os aspectos cíveis, penais, administrativos e éticos do dano ao paciente provocado sem intenção pelo médico. O autor da obra, Dr. Fernando Gomes Correia Lima, disponibiliza a íntegra da obra na internet (clique aqui).


Dentre as causas do aumento do número de denúncias, são elencadas a relação deficiente entre médicos e pacientes estabelecida pelas pressões comerciais de hoje em dia,  à conscientização da sociedade sobre seus direitos principalmente por meio da mídia, o livre acesso à informação disponível hoje em dia que faz a sociedade não ser mais deferente ao saber médico, má formação do médico atual devido à proliferação de escolas médicas atendendo à demanda capitalista e à proletarização da medicina que faz o médico ter que trabalhar por produção, com baixos salários e em hospitais sem infra-estrutura adequada.

Um comentário:

Airton Jr. disse...

excelente iniciativa. Há +- 2 semanas tivemos uma palestra do CREMEGO sobre aspectos ético-jurídicos na profissão médica. Observei como os colegas são "crus" nas questões jurídicas [nossa profissão envolve código penal, civil, de ética médica, do consumidor, do adolescente, do idoso e, no caso de servidores federais o de ética do servidor público]. As faculdades de Medicina deveriam ter disciplinas [obrigatórias ou facultativas] que versam sobre aspectos legais da prática médica.