sábado, 22 de setembro de 2012

CURITIBA RECLAMA DA FALTA DE MÉDICOS. QUE TAL DAR UM SALÁRIO DECENTE, SENHOR PREFEITO?

Reportagem da UOL em Curitiba aponta que saúde será calcanhar de aquiles na reeleição do atual prefeito. Cita o caos na saúde com a população reclamando da falta de médicos, de remédios e do tempo de espera. Como não podia deixar de ser, cita agressões a funcionários cometidos por vagabundos e covardes que preferem agredir o desprotegido profissional que está abandonado pelo poder público a ir na prefeitura bater no prefeito cercado de seguranças. A reportagem lembra casos de mortes após longas esperas e cita a carência principalmente de pediatras e ginecologistas. Cita a longa espera por uma consulta ambulatorial e o descaso das autoridades, que ficam numa guerra de versões para seu fracasso gerencial.


Pacientes aguardam atendimento na Unidade de Saúde Bairro Novo, em Curitiba; reclamações constantes (Valterci Santos/UOL)

Uma série de desculpas esfarrapadas para essa situação são elencadas por "gestores" inclusive questões complexas como citado aqui: "“É preciso fazer a transição de um sistema de alta especialização, como o que temos, para um de alta sensibilidade”, afirma ao UOL o médico patologista Armando Raggio."

Ora, quanta bobagem. Primeiro porque o autor da frase já foi durante 10 anos seguidos o secretário de saúde do município e depois de todo o Estado do Paraná, porque não fez essa "transição" quando pode? 

Segundo porque usam essas desculpas para esconder da população o real motivo da falta de médicos: O não investimento no SUS, mantendo políticas de baixa remuneração em ambiente insalubre, desequipado e superlotado.

Vejamos com dados concretos: Abaixo está a cópia do salário oferecido a um médico para Curitiba em edital da prefeitura desse ano:


Na cara de pau oferecem menos de 05 salários mínimos, isso porque tem gratificação no meio, senão seriam menos de 4 salários-mínimos, para um profissional que precisou de pelo menos 10 anos de estudo mais especializações e que está em falta no mercado.

Já o prefeito de Curitiba...


Na mais pura e legítima cara de pau o prefeito, que é médico pediatra (pasmem!), diz que se fosse diretor de uma empresa do tamanho de Curitiba, receberia o dobro. 

Não senhor, colega. Se o senhor fosse diretor de uma empresa do tamanho de Curitiba, agindo desse jeito, não receberia o dobro não, seria demitido por justa causa.

Pelo menos uma coisa não podemos reclamar: Dependendo do cargo, até que pediatra ganha bem em Curitiba. Pena que o que mais ganha não está disponível para atender as criancinhas curitibanas.

Um comentário:

MAURICIO disse...

Que cara de pau. Colegas assim não merecem ser chamados de colegas. Péssimo gestor. Daqui a pouco contrata a secretária de saúde do Acre para dar aulas de ética em curitiba.