sábado, 22 de setembro de 2012

CRIMES DE GESTÃO SEM LIMITES - CHEFIA ADMINISTRATIVA ESTIMULA SEGURADO A FRAUDAR LAUDO MÉDICO

Apenas um exemplo daquilo que sabemos que ocorre em todo o país: Alguns administrativos despreparados (muitos em cargos de chefia) seja para querer se promover perante a gerência, seja por despreparo técnico e educacional, seja por corrupção enraizada ou por tudo junto, todos os dias dão instruções criminosas, para dizer o mínimo, a segurados do INSS como forma de tentar "resolver" os problemas do cidadão, em especial quando o benefício por incapacidade (70% da demanda atual do INSS) é indeferido.

No caso em tela, um usuário de uma comunidade online que se dedica a discussões sobre fraudes contra a perícia médica lançou um pedido de ajuda pois um parente havia passado em perícia médica e o médico havia reconhecido a incapacidade mas o benefício foi negado pelo INSS por ausência da condição de segurado . No texto o usuário, aparentemente procurando ajuda, cita que o período de carência era  menor  que 30 dias, algo como carência iniciada no dia 01 do mês e o atestado médico do médico assistente declarando incapacidade a partir do dia 22 desse mesmo mês.

Acreditem os senhores que o usuário retornou à comunidade online para dizer que tentou a via administrativa recursal e que a chefia administrativa da APS disse "se ele não conseguiria um atestado médico com data retroativa".

Ele achou absurda a recomendação e outro membro da comunidade também se espantou diante de tanto descalabro, citando que isso é crime e que jamais deveria ter partido da boca de um servidor público.

Esse tipo de "orientação" criminosa feita por chefias administrativas para induzir os segurados a burlarem as regras para conseguir "o benefício" ocorre DIARIAMENTE em TODAS AS APS COM PERÍCIA MÈDICA nesse país e desafio a se achar um perito apenas que JAMAIS tenha visto esse tipo de situação ocorrer.

Quando o próprio servidor orienta o segurado a cometer crime e fraudar o INSS, em nome de uma suposta justiça social, imagina o que esse servidor não deve fazer ocultamente dentro de sua sala de trabalho. Não à toa o INSS é decacampeão de corrupção e sofre uma ação da Força Tarefa Previdenciária a cada 2 dias úteis (veja aqui também).

2 comentários:

Airton Jr. disse...

Isso quando não orientam o "segurado" a pagar 4 contribuições mensais para recuperar a qualidade de segurado {os requerentes tem mais de 10 anos que não contribuem} e "encostar" pelo INSS em patologias cronico degenerativas nitidamente pregressas ao futuro reingresso...

Já vi isso demais aqui na APS onde trabalho. Reclamo, mas fico apenas com a fama de maldoso!!

Francisco Cardoso disse...

Exato. Temos que parar de apenas reclamar e começar a documentar caso a caso e encaminhar para a polícia, MPF e corregedoria.