sexta-feira, 3 de agosto de 2012

IMPRESSÕES SOBRE A REUNIÃO DO SINDICATO E ANMP NA DIRSAT




Ficou muito claro que a Dra. Verusa chamou a reunião para não interferir nos assuntos sobre reestruturação da carreira. Ocorre que ela tem sido consultada sobre isto e, inclusive, já lhe solicitaram que elaborasse projeto neste sentido, sob seu ponto de vista.

Acertadamente ela declinou da tarefa por entender que a Categoria de peritos tem representantes sindicais e associativos a quem cabem estas discussões. Ela frisou que, nesta seara, seu papel é de associada e que a DIRSAT não pode nem deve se misturar com atividade de representação da categoria.

POR CONTA DO ACIMA EXPOSTO FOI CHAMADA A REUNIÃO. OS COLEGAS DA DIRSAT, POR ESTAREM EM BRASÍLIA, PERCEBEM QUE É MOMENTO ÍMPAR PARA NEGOCIAÇÃO MEDIANTE UNIÃO E ALINHAMENTO DE PAUTA EM DEFESA DA PERÍCIA MÉDICA.

Entendemos a oportunidade como louvável, até porque inédita.

A atual equipe da DIRSAT, que está sendo formada, mostra-se receptiva e dentro da realidade, ocupando seu papel político de modo transparente e com diálogo. Posturas anteriores de dizer que “a DIRSAT nada vê e nada pode" por ser "só técnica" são fora da realidade e prejudiciais !

Dra. Verusa disse que a carreira de auditoria proposta pela ANMP não progrediu e que há muita resistência a uma carreira de auditoria médica para a Perícia do INSS. Disse ainda que carreira de 40h estaria descartada para os peritos, devido às peculiaridades da profissão médica.

Entretanto, Geílson e Virgínia seguem defendendo 40h com opção de 30h.

Argumentamos que este modelo é o vigente e que sempre dão um jeito de colocar 30 h "a critério da administração".

Indagamos por que não pensar em 30 h para todos e num diferencial para quem quiser se dedicar mais ?? Pensar nas mais diversas possibilidades não dói...

Aceitamos o convite da DIRSAT por acreditar que todos os peritos, sócios de entidades ou não, diretores do Sindicato ou da Associação, componentes da cúpula médica em Brasília são, antes de mais nada, colegas sofrendo com o caos que se instalou na perícia !!!

Assim, chama atenção que tal iniciativa que traria dividendos a toda a Categoria e que parecia ter sido "aparentemente" compreendida por todos os presentes na reunião, de repente, poucas horas depois, tenha sido totalmente distorcida em nota e mailing da ANMP.

Esta atitude reativa, tratando os colegas do Sindicato, da Diretora da Dirsat e os colegas peritos presentes no debate como "inúteis" e até "inimigos", surpreende.

Será que o momento extremamente grave que estamos vivendo e as experiências do passado recente não ensinaram que esta postura vai prejudicar milhares de peritos e suas famílias ? E que vai prejudicar, ainda mais, milhões de cidadãos que penam à espera de um setor de Perícias estruturado com seriedade ?

Todos, repito, TODOS os comentários feitos pelo Sindicato sobre remuneração, atividades/atribuições periciais e sugestões para combater a crise foram CORROBORADOS pelo Presidente da ANMP, Geílson de Oliveira.

Sentimos, é fato, resistência na Dra. Virgínia Eloy que permaneceu calada e em sua curta fala deixou transparecer incômodo em ter que discutir carreira pericial com peritos. Além do que fincou pé quanto ao Projeto de reestruturação dever ser o que ela enviou, algo como: "se der certo viro heroína". MAS E SE DER ERRADO?

Será que mais uma vez teremos que pagar pela intransigência DE UM DIRETOR QUE NÃO CONSEGUE VENCER SUA VAIDADE PELO BEM DA MAIORIA ?

Infelizmente esta foi minha interpretação após profundo espanto ao ler a nota da ANMP sobre a reunião na DIRSAT. Durante a reunião não houve sequer a grandeza de externar o descontentamento que poucas horas depois seria enviado, por escrito, para todos os peritos, via mailing associativo. Foi um golpe “pelas costas” nas boas intenções que foram levadas para o encontro.

A ANMP faltou com a verdade sobre o que foi discutido e mais grave: TRAIU o que se tirou de bom em um momento ímpar de diálogo conjunto entre peritos de todas as vertentes !!!

Reiteramos que O SINDICATO ESTÁ COM GRANDE REPRESENTATIVIDADE NOS LOCAIS ONDE A SITUAÇÃO ESTÁ INSUSTENTÁVEL e, por conta disso, deve ser respeitado.

Afinal, se o Sindicato de Peritos não estivesse auxiliando Porto Alegre na mais grave crise da perícia do INSS, nos últimos tempos, quem apoiaria ,EM NÍVEL NACIONAL, os peritos de lá ?

Um comentário:

Snowden disse...

- Algumas pessoas há de entender que não deve Pôr a vaidade, o ego, acima de questões que envolvem milhares de trabalhadores e dependentes. Além disso, o futuro da tratativa com milhões de trabalhadores está tambem em jogo e é necessário o perfeito entendimento destas questões para que a Sociedade possa evoluir, bem como o trato e o compromisso do Governo Federal com o Povo Brasileiro, principalmente com os trabalhadores.
- Já está mais que claro e provado que historicamente o posicionamento da ANMP é de trairagem, há muitos casos de falta de ética e de caráter mesmo, lógico que há excessões, mas esta é a mensagem que fica diante das atitudes tomadas e do Silêncio dos Bons!
- Se não fosse a habilidade daqueles que estão à frente do Sindicato, com uma postura sobretudo paltada na ética, na democracia e na argumentação. Um trabalho que está sendo feito evitando-se ao máximo penalisar os trabalhadores, mostrando com argumentos contundentes e irrefutáveis a origem do problema e as tratativas que poderiam ou deveriam serem tomadas pelo Governo, a coisa estaria muito pior!
- Fica claro tambem que o surgimento do Sindicato e o seu fortalecimento em termos de representatividade em tão curto espaço de tempo, se deu por conta de suprir uma enorme lacuna deixada às moscas pela ANMP. O que o Sindicato fez avançar nos ultimos 06 meses, a ANMP não fez nos ultimos 06 anos, o que evidencia de forma inconteste o excelente trabalho que está sendo desenvolvido por estas lideranças!
- Tenho plena convicção que embora o discurso seja de UNIR FORÇAS, não parece ser este bem o caminho adotado pelos representantes da ANMP, que se postam de forma mascarada, apunhalando os próprios "companheiros de farda"!
- A verdade é que cada vez mais, está o SINDICATO aglutinando forças, olhares e cerebros diferenciados para que possam implementar as mudanças necessárias para o crescimento da carreira e consequentemente melhorias no trato com os trabalhadores no que concerne a humanização bem como a conscientização do empresariado para a redução das demandas por benefícios, com o cumprimento das Normas de Saude e Segurança do trabalho!