domingo, 19 de agosto de 2012

Benefício Assistencial é empecilho para que os Deficientes procurem capacitação. Afinal, a política assistencialista prejudica ou ajuda?

Medo de perder o benefício mensal
Correio Braziliense - 19/08/2012

Para receber o BPC, é preciso que a pessoa passe por uma perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, em laudo, seja considerada incapaz para o trabalho. A superintendente do Instituto Brasileiro de Direitos dos Deficientes (IBDD), Teresa Amaral, questiona os critérios: "De forma prática, o que é a incapacidade para o trabalho? Essa dúvida precisa estar mais clara no texto que estabeleceu o programa".

Ao conseguir um emprego com carteira assinada e remuneração acima de R$ 622, o benefício é suspenso. Teresa explica que o medo de perder o BPC é uma das grandes barreiras para a adesão dessas pessoas ao mundo corporativo: "A pessoa não quer trocar aquela ajuda que recebe todos os meses para se arriscar no mercado. É como trocar o certo pelo duvidoso". Para retomar o benefício, em caso de demissão e perda de emprego, é preciso passar por nova perícia comprovando a incapacidade para o trabalho.

Ana Luzia Brito, do Senai, confirma que o temor de perder a ajuda é um empecilho para que essas pessoas com deficiência procurem a capacitação. "Existem turmas abertas aqui no Senai cujas vagas ficam ociosas pois a procura é insuficiente", diz. Para ela, o programa deveria ser estendido a todas as pessoas com deficiência interessadas em aperfeiçoamento.

Nenhum comentário: