domingo, 12 de agosto de 2012

POLEMICA PARTO DOMICILIAR

CFM recomenda que partos sejam feitos em hospitais
Para a entidade, a opção é mais segura tanto para a mãe quanto para o bebê

Comentário Blogueiro:
É impressionante como a política neste país confunde as pessoas. Como tentam a todo custo adulterar, perverter, violar e violentar opiniões técnicas e autoridades científicas. Em que lugar no mundo a Sociedade de Medicina Obstétrica e suas entidades seriam deixadas de lado para satisfazerem interesses de Ministério da Saúde e Conselho de Enfermagem? Ora, os médicos obstetras é quem deveriam ser chamados para definir a questão absolutamente técnica, mas estamos no Brasil. 
O que chama a atenção na polêmica é o fato de na própria entrevista o Sr. Miranda, Secretário do Ministério da Saúde deixa claro que: "O parto com enfermeira obstetriz é legal, é reconhecido, não há razão para que ele não seja feito também." deixando confusa a sociedade inteira uma vez que ratifica a autonomia da enfermagem em relação a sua conduta e capacidade técnica, mas ao mesmo tempo causa enorme alvoroço e turbilhão porque os Conselho de Medicina foram contrários, inclusive chegando a processá-lo na Justiça. Ora, o CRM-RJ não pode proibir o parto normal tampouco que a enfermagem o conduza, então porque o desespero e esse conflito?
Os Conselhos profissionais tem o dever de zelar pela boa medicina e pela sociedade. Lutar pelo que é científico e baseado em evidências. Não pode proibir os pajés, os feiticeiros, catimbozeiros, pai-de-santos e, muito menos, as parteiras. Ora, quem quiser usar pode ir só não pode chamar de medicina e nem contar com atendimento médico. Por fim, a justificativa dada pelo conselheiro do CFM, Vinagre, é o que deveria ser o centro da discussão. "Mas não há dúvida de que o hospital oferece um ambiente mais seguro." Caso o Ministério da Saúde e o Conselho da enfermagem provem que não procede então mostre e convença. De outro modo estão fazendo política barata com nossas gestantes e as usando para seus interesses obscuros.
Lugar de nascer é em hospital.

Francisco, não tive como não lembrar do seu comentário:

2 comentários:

Francisco Cardoso disse...

Faz parte da estatização da medicina e do barateamento de custos você desqualificar o profissional médico, valorizar o paramédico para poder implantar políticas baratas para a população. A pergunta é: Algum desses senhores do MS teve seus filhos e netos nascidos com obstetrizes enfermeiros? Claro que não, pois pimenta no olho do outro é refresco, é legal e não há razão para que não seja feito, parafraseando o hipócrita gestor.

Snowden disse...

O seguinte e esse: quem quiser ter parto na fazenda no meio do arrozal então que tenha!
Ate a patoleia, se quiser ter que tenha!
"não adianta vc querer ensinar porco a cantar! Por mais que vc tente, ele nunca cantará"
Vc discutir questão técnica com "Zé Mané" é que não dá!