quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MOTIVAÇÃO, REALIDADE E CONSTRANGIMENTO



Vendo fotos do Workshop de Delegados em Brasília, no facebook, vi que na noite de 30/09/2011 ocorreu um LUAU onde todos estavam com uma camiseta branca com o logo da ANMP. Além disso, usavam colares de flor, estilo havaiano. Comida, bebida e festa para os representantes dos peritos.

Na manhã seguinte ocorreria um evento importante no CFM: FORUM COM A PRESENÇA DE AUTORIDADES E DA CUT.

Depois vi as fotos no site da ANMP mostrando as dinâmicas motivacionais, sendo uma delas o constrangedor trenzinho.

Ocorre que não consigo compreender por que a ANMP, uma entidade que pretende ter caráter sindical, estava utilizando técnicas de T & D (treinamento e desenvolvimento) utilizadas pelos RH de empresas em busca de aumento de produtividade, lucro etc...

Que o INSS use estas técnicas, ainda compreendo. MAS POR QUE A ANMP ESTÁ IMITANDO OS RHs DO INSS E DE EMPRESAS ? QUAL O OBJETIVO ? SINDICATO NÃO É EMPRESA, SINDICATO NÃO FAZ DOAÇÃO DE 20.000 REAIS PARA O PATRÃO SEM APROVAÇAÕ DE SEUS FILIADOS.

Sobre estes exercícios motivacionais vale ler fragmentos de textos, retirados do Blog “manual do INSSano". Eles descrevem as reuniões onde o INSS usa de tais técnicas (os grifos, letras maiúsculas, são meus).

1) “Para o servidor exausto da batalha diária e necessitado de recreio e relaxamento, aconselha-se o T & D (Treinamento e Desenvolvimento). Este departamento, para quem não o conhece, é especializado em fazer.........sanduíches. Nos raros cursos que são ministrados no laboratório de informática, entremeados de lanches, o T & D PROVIDENCIA EXCELENTES MOMENTOS DE DEGUSTAÇÃO, EVIDENTEMENTE COM O DINHEIRO ARRECADADO ENTRE OS TREINANDOS. Para quem gosta de culinária é uma ótima oportunidade.

Também para os fotógrafos amadores porque há muito que retratar a fim de ilustrar boletins eletrônicos. Ou para aqueles que têm vocação para recreadores pois aprenderão diversos tipos de brincadeiras e passatempos.
http://manualdoinssano.blogspot.com/2011/01/tecnicas-de-sobrevivencia-em-aps-as.html

2) “é hora, finalmente, de entrar em ação o T&D, já nosso conhecido desde a lição anterior. Nesses momentos de constrangimento coletivo, quando é impossível manter-se desperto, sempre aparece alguém na sala para atrapalhar a tranqüilidade da sesta. Então, TEM-SE QUE JOGAR BOLA, DAR RIDÍCULAS CORRIDINHAS PELO SALÃO , CANTAR, DANÇAR, PULAR...

Daremos aqui um exemplo de um dos jogos realizados nessas ocasiões: cada um tem que encher uma bola de gás (o gás, no caso, é o oxigênio de seus pulmões – cuidado com o esforço...), dar um nó para mantê-lo cheio e eis que você acaba de ganhar um velho e grande amigo o qual deve ser protegido de todo e qualquer ataque do exterior. Agora você ganha um alfinete com o qual deverá eliminar, explodir, o velho e grande amigo de seu colega."
http://manualdoinssano.blogspot.com/2011/01/tecnicas-de-sobrevivencia-em-aps-os.html

ESTAS ATIVIDADES MOTIVACIONAIS, NADA ORIGINAIS, SÃO CHAMADAS DE “DINÂMICA” E USADAS PARA PROVOCAR ALGUMAS RISADAS EM GRUPO, DESCONTRAÇÃO E RELAXAMENTO TEMPORÁRIOS. ISTO É UNIÃO, DEMOCRACIA E MUDANÇA DE RUMO ?

VEJAM, ABAIXO, OS LINKS DO YOUTUBE QUE BOTEI COM AS DINÂMICAS DO TRENZINHO E COM BALÃO. VERÃO QUE HÁ MUITOS VÍDEOS...TENTEM OLHAR COM CRÍTICA E PENSEM NO QUE, DE FATO, FIZERAM COM OS DELEGADOS.

AGORA COLOCAREI FRASES QUE ENCONTREI NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO. http://portal.abtd.com.br/portal/home.html

1) “O que nos faz levantar da cama, tocar saxofone, ir para a faculdade, fazer exercícios ou encarar um dia de reuniões é muito mais do que o salário no final do mês. ÀS VEZES DINHEIRO ATÉ PIORA O RENDIMENTO DE QUEM ESTÁ INTERESSADO EM SE DESENVOLVER”.


2) Predispor o grupo à mudança e a UMA NOVA POSTURA VOLTADOS PARA RESULTADOS, COM MAIS FLEXIBILIDADE, AGILIDADE E RAPIDEZ.

Programa
Workshop aplicando os ensinamentos do Método S.O.M. (Método Sistemático de Organização Musical) através de jogos musicais”.
http://portal.abtd.com.br/portal/359/eventos/detalhe/O-som-do-Trabalho-em-Equipe.html

3) “Assim como em um trem fantasma, o ambiente de trabalho expressa diferentes reações emocionais como ódio, medo, prazer e esperança. PROCURE DEMONSTRAR MAIS SATISFAÇÃO E ENCONTRE MAIS ALEGRIA NO TRABALHO REALIZADO. A principal pessoa a ser beneficiada é você. Vamos tentar?”
http://portal.abtd.com.br/portal/946/artigo/Aparencia-Triste-e-no-Trem-Fantasma.html

4)“Ao contrário de somente reclamar e encontrar justificativas, que tal aproveitar as oportunidades e valorizar sua autoestima? Permita na sua vida, um sinal verde para simpatia e conquiste mais resultados".
http://portal.abtd.com.br/portal/935/artigo/Qual-a-cor-da-sua-Simpatia.html

5) “Numa palavra: AS PESSOAS DEVEM SER ORIENTADAS A NÃO COMPETIR COM A ESTRUTURA, MAS BUSCAR PONTOS DE ATRATIVIDADE NA EXECUÇÃO DE SUAS TAREFAS.”
http://portal.abtd.com.br/portal/930/artigo/Comprometimento-e-Produtividade.html
ESTOU EXTREMAMENTE CHATEADA COM A POUCA CRÍTICA EM RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS MOTIVACIONAIS EM UM ENCONTRO DE DELEGADOS DE UMA CATEGORIA QUE É CONSTANTEMENTE DESRESPEITADA E HUMILHADA.

MOTIVAÇÃO SÓ VIRÁ COM RESPEITO, BOA REMUNERAÇÃO E BOAS CONDIÇÕES DE TRABALHO.

ESTA “ALEGRIA” TODA QUE O WORKSHOP PROPORCIONOU VAI DURAR ? É VERDADEIRA ? TEM MOTIVOS ? COMO OS DELEGADOS VÃO MOTIVAR SEUS COLEGAS, NAS GEX, SEM LUAU E TRENZINHO ??

9 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Teria sido a Dança de Acasalamento com o Governo?

Parabéns pela Crítica Estimada colega Luciana Coiro. Muito bem elaborada como tudo que costumas fazer.

Patrícia disse...

Não achei nenhuma graça nessa "palhaçada", principalmente em um dia em que o chefe da minha APS pediu que me agenda fosse aberta com 28 perícias, a colega do SST acatou depois que o distinto Sr. disse que estava tudo bem, já havia combinado comigo( pinóquio).A APS em que eu trabalho é a pior do mundo!Há um abismo entre o INSS dos cursos e encontros corporativos e aquele do dia a dia , do perito da ponta que se defronta com casos muito difíceis de avaliar , simuladores, pessoas muito carentes, mas não incapazes, familiares aproveitadores e o que é mais árduo: separar o joio do trigo, porque não se pode ferir os direitos do trabalhador honesto e que está de algum modo incapacitado.Nossos delegados estão voltando para as suas gerências com a nova fábula: redução da carga horária para 6 horas com manutenção dos honorários atuais.Muito propício para aqueles que vivem no País das Maravilhas.É muito difícil acreditar numa Previdência que padece de Esquizofrenia ou Psicopatia Grave.Mas, o importante é a alegria e o trenzinho é emblemático para essa nova era...

Luciana Coiro disse...

Heltron:estudei bastante e refleti sobre este workshop por conta da tristeza que senti ao ver a euforia exacerbada após o workshop.

Depois de estudar fiquei mais triste...

Abs, Luciana Coiro

HSaraivaXavier disse...

A árvore quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira.

Processo auto-destrutivo da associação?

Regi disse...

1 - 6 hs dadas ao adm é 6 hs dadas automaticamente/legalmente ao perito;

2 - Oferecer 6 hs é querer dar o que serão obrigados a dar; querem fazer os peritos de idiota mais uma vez;

3 - sem as altrs. na estrutura da carreira teremos o salário congelado , conforme informou a presidente dilma , até 2019, sem aumento real E COM TETO DE APOSENTADORIA EM 3 PAUS !!!

PERITOS, DEIXEMOS DE SER IGNORANTES E POLIANAS; DEIXEMOS DE OLHAR PARA NOSSOS UMBIGOS E CONSULTÓRIOS ESCONDIDOS DA AUTARQUIA PARA EXIGIRMOS O QUE REALMENTE DEVE SER DADO: CARREIRA DE ESTADO, VENCIMENTOS CONDIZENTES E APOSENTADORIA IGUAL AO DOS auditores da receita federal;

INSSano disse...

Oi, Heltron, fiquei toda besta que meu texto serviu pra alguma coisa......adoro quando sou citada aqui pois gosto muito deste espaço.
beijos
INSSana

HSaraivaXavier disse...

Todos nós do perito.med admiramos a sua incrível criatividade e senso de humor.
Parabéns!

Luciana Coiro disse...

Leio seus textos sempre, INSSana !

Quanta criatividade ! Se bem que a realidade ajuda, né ?

Luciana

INSSano disse...

e como ajuda!
o cnis está me deixando tão desesperada que logo vou precisar "encostá"...

bjs
INSSana