terça-feira, 18 de outubro de 2011

REFLEXÃO SOBRE O DIA DOS MÉDICOS

“Cuidado com a tristeza, ela é um vício.” Gustave Flauber

A Perícia Médica parece ter acordado com uma nuvem em forma de interrogação lhe sobrevoando novamente a cabeça. Sim, hoje é dia dos médicos. Dia de São Lucas. Ops! Não, os Peritos Médicos Previdenciários (PMP) não têm dúvidas se são médicos ou não, na verdade, este é o maior orgulho deles. A dúvida é sobre se haveria o quê comemorar.

O dia foi passando. A nuvem foi crescendo até fazer chover a tristeza numa sua certeza coletiva. Precisamente às 16h53min - no finalzinho do expediente – quando a casa emitiu uma nota para homenagear seus Médicos, um tanto sem graça, e, aliás, juntamente com uma para os Professores - para não dar aquela “importância” como estamos acostumados. Mais uma vez, exatamente como o quadro “Eu, servidor!”, a casa mostrou que “tolera” os médicos.

Alguns ainda tentavam se consolar, mas sempre com referencias a medicina assistencial. Assim muitos conseguiram sorrir parcialmente compartilhando mensagens, abraços, beijos, apertos de mãos, já que do lado de cá... Apenas perdas, pressões, omissões, perseguições e agressões de tantos que lhes aumentavam as dúvidas. É que não é fácil comemorar quando se anda marcado a Ferro como gado e tatuado na testa com a frase: “Inimigo do Povo”.

O colega Ricardo Abdou alertou que o dia do Perito Médico poderia ser o dia de São Judas, claro, referiu-se ao Tadeu, apesar do duplo sentido cruel. Justifica que este seria o Santo ideal por ser o das causas consideradas perdidas, desesperadas, angustiosas ou muito difíceis de resolver perfeitamente compatível com as demandas dos PMP – e dos segurados também. – e eu nem disse a ele que o dia do santo é 28 de outubro – por coincidência dia do Servidor Público, uma dupla combinação de sofrimento. Mas será tristeza para tanto?

Eu particularmente não tenho dúvidas. Perdoem os pessimistas e deprimidos. Não quero lhes roubar o direito inalienável de tristeza, mas gosto da atividade pericial. Principalmente quando consigo separar a importância do meu trabalho dos que a tentam prender e diminuir constantemente. Acho que a valorização se dá primeiro dentro de cada um de nós. Com a percepção de que fazemos o melhor possível dentro das nossas limitações para que a engrenagem não quebre.

Ah! Entre ficar com nossas consciências e nossas reputações prefiramos nossas consciências. Os Peritos Médicos deveriam comemorar não aquilo que os outros pensam sobre eles, mas a certeza dentro de si sobre o que fazem pare melhorar a sociedade – apesar dos pesares. Não deveriam se acostumar com a tristeza viciante, mas com o orgulho de conseguirem matar um leão com uma pedra e construirem um castelo com uma colher. No fim importa o quão bravos lutamos e fomos. O quanto conseguimos com o pouco que nos foi nos dado.

Se não querem nos dar os meios e as condições adequadas. Paciência... Somos trabalhadores honestos, competentes e fortes de verdade. Sentamos horas sem ir sequer ao banheiro ou tomar água. Resistimos no limite do adoecimento. Somos leões escravizados. Os Peritos dão muito de si para o seu trabalho e são sim muito importantes para sociedade. Um golpe contra a perícia é, diferentemente do que se prega, um golpe contra o próprio trabalhador. A Perícia Fraca é o Trabalhador Fraco. A Perícia Forte é o Trabalhador Forte. E não é a omissão da casa quem vai dizer que não. E não são as provocações da CUT, MPF, Sindicato tampouco o Ex-Presidente Lula.

Não devemos estar presos ao que outros pensam de nós e chamarmos a isso de "autoconfiança". Devemos querer melhorar e fazer o melhor aos nossos próprios olhos e chamar a isso de humildade. Não queiramos a tristeza como um vício irremediável na carreira dos PMP tampouco comemoremos este dia por sermos também médicos assistentes. Somos Peritos Médicos Previdenciários e devemos comemorar o 18.10.2011 com orgulho por sermos exatamente aquilo que somos.

Nenhum comentário: