domingo, 16 de outubro de 2011

Matéria do Fantástico

Farra das aposentadorias: funcionário é aposentado antes de começar a trabalhar
Assembleia Legislativa investiga fraude em aposentadorias por invalidez na década de 80


O Fantástico teve acesso exclusivo à documentação que coloca sob suspeita de fraude 111 servidores aposentados. Os laudos revelam um festival de irregularidades. Sinais grosseiros de falsificações de assinaturas de um mesmo médico. Atestados sem assinatura, nem CRM - o registro obrigatório no Conselho Regional de Medicina. E mais: cerca de 70% das aposentadorias foram baseadas em atestados feitos por um pediatra.
Na íntegra:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1676097-15605,00-FARRA+DAS+APOSENTADORIAS+FUNCIONARIO+E+APOSENTADO+ANTES+DE+COMECAR+A+TRABAL.html

Comment:
Embora muitos telespectadores tenham se espantado com a matéria do fantástico, certamente raros peritos do INSS ficaram. Sabemos que se houvesse interesse das autoridades em investigar e punir o inválido trabalhando haveria dezenas de milhares de casos. Mostra que somente é possível descobrir e produzir provas contra este tipo de criminoso com a combinação de estudos epidemiológicoas (casos acima da média), autoridades determinadas, trabalho pericial imparcial e investigação externa (como nas imagens).  Ainda em Janeiro de 2010 o TJ-SP detectou que dos quase 48.000 servidores, cerca de 5.400 estavam afastados por motivo de doença com suspeitas de fraudes. Alguns inclusive trabalhavam normalmente no exterior. Este caso de SC veio a tona graças a Bravura de um Parlamentar Jailson Lima que ousou contrariar interesses e encaminhar o caso para a Promotoria de Justiça compentente e corajosa, diferentemente da forma como outras costumam tratar o tema "Fraude na Invalidez". Este o fez como algo sério e de grande relevância para a moral pública e bem da coletividade. Esta mátéria também é provocativa. Já pensaram se repetissem a Operação nas outras Assembléias Legislativas do Brasil?. Na Matéria, se pode entender também o porque haveria enorme resistência em se criar um Regime Unico Nacional de Previdência e a Perícia Médica da União. Por que será?... Outra questão é a passividade dos contribuintes sobre o tema . Porque a sociedade pagadora de impostos da iniciativa privada aceita se submeter a Pericia Médica do INSS enquanto Judiciario e Legislativo possuem sistema pra lá de suspeito?

E mais:
Matéria do UOL

Um comentário:

Marcelo Rasche disse...

Quanta podridão.

O cara correndo maratona deveria ser preso por fraude.