quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CARREIRA DE MISTÉRIOS

É MAIS FÁCIL ADVINHAR SE O MUNDO ACABA MESMO EM DEZEMBRO DE 2012 DO QUE SABER COMO FICARÁ A CARREIRA DO PERITO DO INSS.

Abaixo o Resumo Animador de uma conversa com nossos superiores técnicos de Brasília sobre a Possibilidade de Melhorias em 2012 - pouco antes da ANMP anunciar a Regulamentação da Gratificação dos Peritos ainda considerando Filas e com possibilidade de Redução Salarial para muitos. Novamente o mistério estaria no ar. Afinal quem teria razáo? Se há enganos que seria uma estupidez náo se deixar ser enganado.. Este é um deles. Confira.

Sexta-feira (07/10), houve em Porto Alegre-RS evento promovido pela FIERGS juntamente com o INSS sobre reabilitação profissional. O evento teria sido direcionado ao público das empresas (RH e médicos do trabalho), mas contou com a participação de alguns colegas do INSS. Conta que teria sido de altíssimo nível. O representante do INSS teria sido o Doutor Alexandre Coimbra juntamente com a Chefe da Reabilitação Profissional em Brasília.  Entre os convidados estavam importantes nomes da Medicina do Trabalho e também Chefes dos SESMT das grandes corporações.

Os relatos são de que teria ficado bem evidente a cobrança do setor empresarial sobre a questão da “Perícia Médica do INSS”. Um representante médico das empresas teria criticado muito o INSS pela maneira pouco técnica e científica com que trata o NTEP e suas consequências práticas. Teria sido cobrado um maior rigor científico no método. A Perícia Médica não foi somente criticada. Ela teria sido elogiada pelos representantes das empresas e convidados como o Dr. Renê Mendes (Mestre em medicina do Trabalho e Autor de livros). Este teria, inclusive, apontado uma melhora radical da qualidade do laudo pericial, mas que ainda estaria prejudicada principalmente pelo alto volume de atendimento. Foram mostrados os números dos nossos atendimentos e ficado evidente que produzimos demais.

O Dr. Renê Mendes, na sua fala sobre desencontros entre a postura do médico do trabalho e do perito previdenciário, deixou claro que há muito mais encontros que eventuais desencontros e estes deveriam ser tratados assim, resolvidos á luz da boa medicina. Ele teria defendido uma Visão Global na defesa da saúde do trabalhador envolvendo os médicos assistentes, do trabalho, MTE e peritos médicos. Durante todo o evento a Reabilitação Profissional pareceu ficar em segundo plano e a Perícia Médica em franca evidência. Teria sido constrangedor ver como algumas questões médicas estariam sendo negligenciadas pela casa.

No final, alguns colegas conversarm com Dr. Renê Mendes em Particular e expuseram a condição do Perito Médico do INSS. Basicamente ele teria dito que trabalhamos muito, com cobrança de produtividade sem preocupação com qualidade e teria se mostrado solícito e solidário. Teria perguntado sobre a nossa posição coletiva sobre a mudança proposta de benefício sem perícia e ouvido que estamos assumindo uma posição cautelosa uma vez que poderíamos estar sendo usados como “bode expiatório” do sistema de imperfeições. Ele teria Pedido para receber mais informações através dos Peritos Médicos.

Nos bastidores o Doutor Alexandre Coimbra teria dito que a Dra. Filomena Bastos ficara muito contente e satisfeita com a reunião técnica em Porto Alegre. Disse que se sentiu cobrada e questionada mas com fundamento técnico. Sobre nosso Plano de Carreira, ele teria falado que passara sobre sua mesa recentemente. E teria completado que, na nova Carreira, o pagamento teria valor bem mais expressivo que o atual e não seria por salário - mas não teria usado a expressão "Subsídio". Para finalizar, teria informado que o projeto já está em ajustes finais e irá para votação no início do ano que vem.  (Será?).

Um comentário:

Regi disse...

São com pessos do gabarito de rené Mende e inúmeros colegas envoltos com a autonomia médica, que devemos nos "associar" para que haja divulgação do Bom trabalho que é realizado pelos peritos previdenciários. Não temos dificuldades ou receios de expor os fatos pois sabemos qyue estamos fazendo o correto. Juntar forças com quem realmente entende do assunto !!!