terça-feira, 11 de outubro de 2011

Quem disse que 2012 não podia piorar?

Eu peço desculpas aos milhares de leitores que acompanham este Blog por ter dito várias vezes que Nada Iria Mudar para os Peritos Médicos Previdenciários (PMP) em 2012. Que mesmo após vários meses estaríamos trabalhando nas mesmas condições e limitações. Que teríamos a mesma insegurança e problemas anteriores. Que teríamos o mesmo salário incompatível com a responsabilidade. Eu estava errado. Tudo Mudará. Só que para pior...

Antes quando um PMP apanhava na cara e uma PMP era esganada, nós protestávamos, emitíamos uma nota repúdio e cobrávamos do Patrão mesmo que já soubéssemos que não daria em nada. Hoje colocamos fotos de diretores sorrindo no mesmo dia. Antes quando Jornalistas e Sindicalistas desavisados falavam as suas mentiras de costume, nós criticávamos o Presidente da ANMP por sua postura dura e politicamente desconfortável na defesa da classe. Hoje simplesmente não há qualquer postura. Antes quando éramos ofendidos com recebimento de migalhas e subtração de direitos havia protestos e até mesmo ameaça de paralisação, hoje fazemos trenzinhos e dançamos músicas havaianas. Para finalizar antes comemorávamos quanto tínhamos aumento, em breve, comemoraremos a diminuição do salário. Isso mesmo.

A Regulamentação da Gratificação dos Peritos Médicos está na boca do forno pronta e prestes a sair novamente atrelada a filas. Informações extra-oficiais dão conta de que finalmente os peritos médicos receberão a dádiva da súplica após mais de 3 anos e meio de muito choro e espernear com detalhe que poderão ter seus salários reduzidos. Isso mesmo. R-E-D-U-Z-I-D-O-S. Para aqueles que acreditaram em Grupos de Trabalho (GT) finalmente eis a comprovação de que eles são apenas para ganhar tempo de tolos. Ainda em 2009 um GT específico para estudar a composição salarial dos PMP concluíra por: “Há necessidade de revisão da forma de gratificação, e até mesmo da possibilidade de remuneração por subsídio e readequação salarial. A gratificação não deve mais ser vinculada à fila, ou qualquer outro fator que interfira na determinação do tempo de duração de uma perícia.” A idéia principal era corrigir distorções do modelo que fazem com que os que trabalhem mais ganhem menos por motivos alheios as suas vontades.

Missão institucional, Alma Servidora, Aplausos aos Anti-Peritos... São tantos episódios que o associado já acostumou a sofrer. Já até se acostumou que é normal ganhar para apanhar cara. Já acostumou que é normal ter salário com mais de R$1.000,00 a menos trabalhando mais que o colega ao lado. Já se acostumou a precisar bater Ponto Eletrônico embora todo o seu trabalho seja informatizado. Já se acostumou com a idéia de ter que ficar mais 2 anos no emprego mesmo tendo completado o tempo para aposentadoria no Curso Pé na Cova. Já se acostumou que o Mandado de Injunção 922 é apenas uma fábula para calar as suas bocas famintas. Já se acostumou a abrir o Diário Oficial e ler o nome de mais um perito que pediu demissão. Já se acostumou que sempre que se publica algo para os PMP é para subtrair, reduzir ou adiar.

Os PMP acostumados a ficar tantos meses no fundo do Buraco agora confusos, comendo uns aos outros, acham até estranho quando alguém pensa que é possível sair ou quando alguém de cima tenta ajudar. Seus olhos acostumados a não ver luz no fim do túnel agora cegam com o menor corisco luminoso. Quem disse que não há nada que não possa ser piorado?

Se eu disse que nada iria mudar. Eu estava errado. Pode piorar mesmo...

Um comentário:

Ana Beatriz disse...

Acompanho esse blog, vocês estão de parabéns.
Aprendo muita coisa aqui e admiro a paciência de vocês.
Sou médica do trabalho e já tive vontade de trabalhar como perita do INSS.
Mas minha vontade está cada dia menor e ver esse blog e discussões em outras redes sociais me fez desistir de vez.