quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MUTIRÕES SERIAM A SOLUÇÃO PARA INSTALAR PERITOS NO INTERIOR

Ministro da Previdência promete à bancada do Amazonas mais agências do INSS

“Não adianta querer contratar peritos exclusivamente para o interior porque ninguém vai. A ideia é contratar para Manaus com a ressalva de que os profissionais deverão fazer mutirões para atender os municípios do interior”, ressaltou o deputado Francisco Praciano.

Sobre o assunto, Garibaldi Alves disse que o Ministério deverá organizar concurso público para contratar 500 médicos peritos e mais de dois mil técnicos. Segundo ele, é possível definir a contratação para o Amazonas conforme a sugestão de Praciano.

http://www.senadoreduardobraga.com.br/site/noticia/2011/10/04/ministro-da-previdencia-promete-a-bancada-do-amazonas-mais-agencias-do-inss/

2 comentários:

Eduardo Henrique Almeida disse...

Sempre entendi que a profissionalização plena passa por um setor de inteligência, autonomia técnica, carreira de dedicação integral e peritos itinerantes. Não tem cabimento haver perito em municípios que têm 1 ou 2 médicos e população de 30 mil pessoas. A isenção desse médico está comprometida de início. É preciso estrutura de transporte, diárias e tudo o mais que falta a essa carreira, principalmente reconhecimento público de seu papel social.

Rodrigo Santiago disse...

“Não adianta querer contratar peritos exclusivamente para o interior porque ninguém vai..."

Só não vai porque não existe Carreira que incentive a sua ida.Se fosse uma Carreira de Estado, como o são as do Judiciário, a coisa seria diferente.

Por quê será que tem Juiz e Promotor em pequenos municípios deste país? Porque há uma carreira organizada, que prevê capacitação contínua, rodízio de municípios a cada dois anos ou algo parecido, meritocracia, respeito, salário compatível.

O CFM tem um projeto semelhante para a Atenção Primária à saúde nos PSFs.Seria a única forma de ter médico que oferece prestação de serviço de verdade e com qualidade à população em pequenos municípios onde, segundo o ilustre deputado, "ninguém vai".