quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PERITO.MED TRADUZ MENSAGEM DE FIM DE MANDATO DA ANMP

Após ver a carta de auto-elogio que a Presidência da ANMP fez para si mesma e distribuiu aos peritos neste início de ano este blog não pode deixar de exercer seu direito de livre-expressão e interpretar o que realmente quer dizer o conteúdo desse vitupério encaminhado aos colegas por uma diretoria que foi chamada de traidora em público pelo ex-presidente e mentor e sequer se dignaram a responder ou esclarecer, ou seja, assumiram como verdadeira a crítica.

Ao dizer que tiveram um "susto" com a "quase extinção em 2010", na verdade assumem que são completamente desinformados pois o que chamam de "susto" não passou de um ataque histérico de uma ex-coordenadora de saúde do trabalhador que entrou em pânico após ouvir uma roda de conversa livre sem compromisso de gestores do INSS e espalhou e-mail apócrifo para todos dando conta de que seríamos extintos. Nunca houve de fato uma possibilidade de extinção, muito menos em 2010.

Depois disseram que agora a ANMP passou a ser recebida e dialogar com todos. Na verdade isso ocorria no passado pré-2008. Hoje em dia a ANMP virou uma associação entreguista e pelega que saiu puxando o saco de todo mundo, aplaudindo detratores da perícia médica e sua atuação medíocre fez com que todos passassem a não temê-la mais. Virou piada na Esplanada e sempre a "última" a saber das novidades, muitas vezes através deste blog. O próprio Gabas disse em encontro recente com os SST que não se lembrava do nome do presidente atual da ANMP. Aposto que ele lembra o nome dos antecessores.

Em seguida para cobrir a falta de transparência nos gastos e o uso de verbas para pagar festas para amigos e políticos/gestores falam que triplicaram o saldo financeiro da entidade. Analisando as contas vimos que em 2 anos as aplicações passaram do equivalente a duas arrecadações mensais para seis arrecadações mensais. Só falta saber onde foram gastos as outras quinze arrecadações mensais, em sua maioria grafadas em gastos genéricos como "passagens aéreas da diretoria". Jamais tivemos acesso à fatura dos cartões corporativos.

Dizer que buscaram unir a categoria por meio do diálogo é uma afronta à inteligência de qualquer um, vide o inédito fechamento do fórum e isolamento da categoria sem esse fundamental meio de comunicação. Dizer que evoluiu no diálogo com uma das chapas opositoras delas significa comprovar que  essa chapa era uma oposição de araque, que se tratava de chapa branca à serviço da situação que conseguiu enganar alguns peritos com seu discurso de oposição. Dizer que o quadro social está estável é grave pois assumem as perdas, antigamente sabíamos o número exato de sócios. Hoje em dia, mistério total.  O quadro de sócios está tão estável quanto o Hugo Chavèz em Cuba. O discurso é o mesmo.

Procurar diálogo com a sociedade? Na verdade o que vimos foi um discurso entreguista anti-pericial, aplausos a agressores de peritos e não ter o devido preparo instrucional para defender a categoria, não ter os dados na mão na hora de palestrar, se limitando a discursos genéricos que nunca impactaram nem influenciaram ninguém. Assumiram o discurso da CUT e da Fundacentro, discurso esse que é anti-perito e pró-sindicato e passaram a falar bobagens de uma teoria perniciosa que atribui maliciosamente ao perito médico os males da ausência do Estado brasileiro no âmbito do exercício do trabalho privado. Até em "mudar a carreira" já falaram. Falaram de tudo, pois nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.

A frente parlamentar é uma espécie de esquema Caracu porém inócuo pois não tem poder de nada. Funciona assim: A ANMP entra com a frente e os peritos com o lombo. Gastaram os tubos com uma pesquisa psicológica com a UnB cujos resultados são desconhecidos e o impacto e utilidade menos ainda. No questionário feito pela UnB, parecia que o pesquisador queria mais saber da vida sexual dos peritos do que da qualidade do ambiente de trabalho e seu impacto na pessoa.

Chamar a ANMP de entidade mais democrática é um escárnio. A duras penas aprovamos o voto direto para a diretoria e isso foi ação dos sócios, não da diretoria, que fez lobby contra e por isso um dos diretores regionais se desligou da entidade. Aliás foram 3 diretores regionais que pediram o boné em não-conformidade com os métodos de gestão. Os notórios opositores que hoje participam da entidade são os que votaram contra a ANMP existir em 2003 e agora querem subir na janela. A tolerância associativa foi vista com o fechamento do fórum.

Tentar obter ganhos com a proposta das 20h me lembra as aulas de biologia com os parasitas que usurpam a energia alheia. A ANMP não tem ou teve UMA SÓ AÇÃO ou participação na construção dessa via, inclusive se manifestando CONTRA AS 20H até agosto de 2012, quando mudou o tom diante do inevitável e da proposta do Sindicato protocolada no MPOG.

O colega aposentado não foi esquecido, mas também não havia sido esquecido antes, e nem será depois. Os 15% (vale coxinha) divididos em 3 anos não foi nenhuma conquista da ANMP. Isso já estava na mesa para todas as categorias. O que a ANMP fez foi atravessar e boicotar o Sindicato que estava negociando as 20h com aumento salarial e estragou tudo. Entregaram a categoria antes de consultá-la e foram pegos com a calça curta quando a Folha de São Paulo expôs o prévio acordo. Manipulação de enquete onde houve forte votação contra e carta da vice-presidente ao MPOG dizendo que "tiveram trabalho em convencer os peritos" mostra a quem a ANMP beija a mão de fato.

Destaque da carta enviada pela ANMP ao MPOG onde deixam bem claro que já havia acordo prévio e que se esforçaram muito para conseguir o "aceite" da categoria. Na verdade, não conseguiram. A enquete foi manipulada e os resultados finais mostravam números diferentes a cada contagem que se fazia.

Os 15% viriam com ou sem ANMP. E afinal de contas, a  ANMP buscou as 20h ou a jornada de 6h? Na carta, eles dizem que conseguiram ambos. Óbvio que soa estranho, não? Na verdade não conseguiram nada. Quem ganhou as 6h foram os administrativos e entramos de tabela nessa. Apenas isso.

O fórum continua fechado, a ANMP continua isolada e sendo alvo de chacotas, está isolada de todas as discussões em vigor neste momento sobre a carreira, se informa apenas através de terceiros sobre os desdobramentos e não é respeitada por mais ninguém.

Por fim, repito a frase final deles: "Isso tudo nos dá a certeza de que a ANMP volta definitivamente a trilhar o caminho de um futuro melhor, servindo ao associado de forma plena e não mais seletiva."
Deve ser por isso então que estão armando festa de 10 anos apenas para os amigos, bancada com o nosso dinheiro, sem publicidade e sem chance de quem não é da "tchurma" poder participar da nababesca comemoração em programação. 

Na atual gestão mais de 1.200 peritos abandonaram a carreira, o fórum dos peritos foi fechado, as perdas salariais foram da ordem de 15% que serão apenas atenuadas com o vale coxinha de 5% em 2013, não avançamos em nada desde o MEP, a carreira foi desmontada, ficaram um ano puxando o saco do ex-presidente Hauschild para depois ver que era barca furada, aplaudiram sindicalistas que falavam mal de peritos e o próprio conceito de perito médico foi entregue a uma discussão multiprofissional que visa apenas a desmontar o ato médico e nos igualar a paramédicos dominados pelo Estado. 

De fato, em 2013 a ANMP volta definitivamente a trilhar um caminho de um futuro melhor, mas apenas se a atual gestão for banida para sempre do comando da entidade. A PIOR gestão de todos os tempos, diga-se de passagem. Quem quiser que compre o discurso que eles estão vendendo.

Nenhum comentário: