segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

PERITO.MED RESPONDE

Pergunta feita por Gestor INSSano em videoconferência semana passada onde se tentava organizar a Operação Caracu em Porto Alegre:

"Como que pode ter Gerente Médico em Porto Alegre se ai falta (sic) peritos para atender?"

Resposta Perito.med:

Foi a falta de um gerente médico em Porto Alegre, assim como nas outras gerências do Sul, que fez o número de peritos cair de 841 para 255 em apenas 24 meses. Além disso, contribuíram para o colapso a incompetência e o recalque anti-médico da antiga Superintendente, a inabilidade, incapacidade e falta de conhecimentos sobre o assunto pericial por parte da ex-Gerente de Porto Alegre e uma improbidade inexplicável que fez a Região Sul, em especial Porto Alegre, ficar sem as vagas necessárias de reposição nos últimos 3 concursos. Temos gravado depoimento do então Presidente Valdir Simão à PFDC dizendo que Porto Alegre não precisava de peritos.

Quanto à preocupação sobre o número de peritos na linha de frente, entenderíamos se 100% dos médicos estivessem na linha de frente e mesmo assim existisse carência, mas não é esse o caso. Mesmo com filas a perder de vista, em outubro de 2012 o INSS mantinha 20% do já combalido quadro pericial sulino fora das APS, fazendo coisas que ninguém sabe bem o quê. Ou seja, o número de peritos na APS não era uma preocupação, por assim dizer. Eram pelo menos 50 agendas fechadas todos os dias, ou seja, 750 perícias/dia perdidas. Não, o INSS não se preocupava com isso não. 

Mas já que aparentemente agora se preocupa, antes de perguntarmos sobre o perito Gerente, por que o ilustre gestor não pergunta sobre os 50 peritos fora da linha de frente? Dos peritos SMP que se recusam a fazer perícia mesmo isso não cabendo mais após a Lei 11.907/09? No Sul temos perito ocupando até presidência de JRPS e o nobre gestor vai perguntar justamente do único perito da região que está em cargo de Gerência-Executiva?


Se o único objetivo da pergunta é usar o caos criado pela própria DIRBEN no Sul para poder sacar o perito médico e colocar um Jabuti inepto em seu lugar, a resposta está dada.

Nenhum comentário: