segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

QUER BENEFÍCIO SEM PERÍCIA? ESTE BLOG MOSTRA COMO.

O caos gerencial e a incapacidade da gestão em organizar a área de benefícios por incapacidade fez esse setor colapsar e entrar em profunda crise. O início do colapso foi no Sul, onde 70% dos peritos pediram o boné em apenas 24 meses. Sem peritos e com demanda alta, as filas explodiram. Para proteger a população da espera de meses para poder receber um auxílio-doença a DPU entrou com ação no RS exigindo o pagamento de benefício sem perícia caso a mesma fosse marcada para depois de 30 dias da data de requerimento. O INSS ficou um ano enrolando e enganando o Juízo gaúcho, que claramente estava desconfortável em deferir a favor da DPU e deu toda as chances para o INSS se organizar. 

Porém o INSS brincou com o judiciário, não valorizou a carreira, não fez sua lição de casa e o Juiz cansou e deu decisão favorável à DPU mas com limite de 45 dias. Ou seja, se a perícia do cidadão for marcada para além de 45 dias após a data do requerimento, a Justiça ordenou que o INSS PAGUE o benefício até a data em que ele for periciado, independente do resultado que der na perícia em si.

Por outro lado, o INSS com sua gestão calcada em uma visão deturpada de "missão social", transformou o fluxo administrativo envolvendo o auxílio-doença numa zona. O INSS não exige que a pessoa marque dentro de sua circunscrição territorial, ou seja, permite que qualquer cidadão tenha o direito de marcar perícia em qualquer lugar do Brasil sem nenhum motivo para isso.

O INSS também permite, por incompetência gerencial, que você marque mais de uma perícia ao mesmo tempo desde que seja em gerências diferentes. O INSS também permite que você agende em um ano uma quantidade infinita de perícias, sem limites (memorando 42).

Além disso, o INSS permite que se marque DIRETAMENTE, pela internet, 135 ou pessoalmente na APS, uma perícia médica sem sequer antes verificar se o cidadão tem direito ou não à ser submetido a uma perícia pelo INSS (somente os cidadãos filiados ao RGPS e com documentação regular possuem esse direito).

E o INSS permite que você continue marcando novas perícias mesmo que o seu requerimento anterior indeferido esteja sob fase de recurso administrativo ou judicial.

Ou seja, o INSS permite que qualquer cidadão brasileiro, independente de prévia verificação de direitos, independente de onde resida, possa marcar quantas perícias quiser em qualquer lugar desta nação, gerando números de requerimento e ocupando vagas de agendas de peritos. E mesmo que você leve o assunto para a via recursal, pode marcar novamente quantas perícias quiser. Se você tiver números falsos de NIT, poderá criar avatares na internet e ocupar todas as vagas em uma determinada gerência, sem que o INSS faça nada para impedir isso.

Estudos deste BLOG apontam que pelo menos 10% das agendas dos peritos são ocupadas por pessoas que sequer direito de passar em perícia possuem (os não-filiados). Outros 10% são de pessoas que buscam outro tipo de serviço mas marcam errado uma agenda de auxílio-doença (ex: LOAS, isenção de I.R.). E mais de 50% dos que tem direito comparecem à perícia com a documentação errada, incompleta e/ou irregular, gerando retrabalho. E juntamente com esses erros, ainda temos um percentual que pode chegar a 50% de segurados que, além disso tudo, já estão com recurso de indeferimentos anteriores em andamento e tentam, numa nova perícia, conseguir a reversão "mais fácil" do pedido.

Apesar disso, o INSS não muda essa forma caótica de gerenciar a carteira de benefícios por incapacidade. Junta-se a isso o esvaziômetro dos peritos causado pela desvalorização da carreira e o resultado são ações como essa da DPU que irão se repetir pelo País.

Portanto, se você cidadão brasileiro, quiser ganhar dinheiro fácil, ou receber um benefício por incapacidade sem ser submetido à perícia, basta fazer o seguinte:

2) Preencha o código de 4 letras/números;
3) Informe o Estado: Rio Grande do Sul.
4) Escolha uma cidade: sugiro Porto Alegre ou Canoas mas tem outras, é só procurar.
5) Escolha uma Data e Agência disponível: Escolha a quem tem a fila mais para frente.

(A BI Porto Alegre está com fila para abril/13, idem Guaíba. O INSS é tão bonzinho que até te diz onde está mais longe para marcar)

6) Vai aparecer uma mentirada de Atestado Médico Eletrônico, coisa que foi feita para enganar o Juiz mas não deu certo. Clique "não possui".
7) Preencha o questionário.
8) Confirme os dados de endereço
9) Confirme a Agência Bancária
10) Pronto, você gerou um requerimento com data de perícia para daqui a 4 meses. Guarde esse número e quando completar 45 dias da data do requerimento, o INSS começará a pagar para você mesmo sem perícia.

Fantástico, não? Agradeça à gestão inssana do INSS que insiste em atropelar leis, formas e procedimentos em nome do "social".

Vamos às perguntas mais comuns:

A) Eu moro em Rondônia. Posso agendar para a APS Canoas?
R: Sim, pois o INSS permite que você faça isso. O Juiz permite que você receba sem ser periciado após 45 dias do requerimento e o INSS permite que você ocupe vagas de perícia sem sequer saber se você é uma pessoa real ou não.

B) Eu tive meu benefício indeferido em São Paulo. O que eu faço para receber meus direitos?
R: Siga os 10 passos acima e agende uma perícia para a APS BI Porto Alegre e você receberá provavelmente bem mais que os 60 dias médios de benefícios deferidos no país.

C) Meu médico diz que estou apto ao trabalho mas eu não me sinto assim. Posso marcar assim mesmo?
R: Pode. Primeiro porque quem tem que checar se você está incapaz ou não é o INSS e o INSS permite que você marque uma perícia sem prévia verificação, logo não é ilegal agendar perícias. E o Juiz disse que é para pagar até fazer a perícia, logo se o INSS não periciá-lo antes de 45 dias, terá que pagar independente de sua condição física, pelo menos até o dia da perícia.

D) Mas eu não sou filiado do RGPS, posso marcar assim mesmo?
R: Marcar pode pois o INSS deixa você fazer isso mesmo sem ser segurado. Mas na hora de receber não irá conseguir pois o Juiz determinou que apenas quem tenha qualidade de segurado receba. Portanto a sugestão é você contribuir uma vez para ficar filiado e depois agende sua perícia no Sul.

E) Eu moro em Crateús e aqui ficam fazendo agenda fantasma com nome de diretor de ANMP e não consigo nunca ser periciado. Não tenho como viajar para fazer perícia no Sul. O que eu faço?
R: Não importa se você não pode viajar, o INSS permite que você agende pelo 135 ou internet. Você irá receber após o 45º dia de espera e o máximo que ocorrerá é a cessação no dia da sua falta à perícia. Mas ai agende outros requerimentos em outras gerências para manter o fluxo de pagamentos.

F) Tenho 32 anos, moro em Brasília, estava há 9 anos em benefício por M54 e M65 e o safado do perito cortou meu pagamento. Sou inválida e estou sem meu encosto. O que eu faço?
R: Marque uma perícia em Porto Alegre e resolva seu problema. Marque várias perícias para garantir vários requerimentos e manter o fluxo de pagamentos.

É preciso escancarar o problema para as pessoas enxergarem o que está errado. Graças à gestão frouxa, insana e irresponsável do INSS, as vagas de perícia médica podem ser preenchidas sem nenhuma verificação de direito, qualidade ou até mesmo existência da pessoa. O número de vagas é finito mas as oportunidades de agendar não são.

Obviamente isso não iria dar certo e tentam corrigir a lotação na base do chicote no perito e rasgando as leis administrativas para poder atochar segurado na sala de perícia como se fosse sardinhas numa lata.

O INSS faz isso para jogar a culpa das filas e do problema no colo do perito e se isentar de responsabilidades e de trabalho. Mas o tiro saiu pelo pé e agora terão que pagar pela forma errática e absurda como conduzem o fluxo administrativo do benefício por incapacidade.

Se fizessem o fluxo correto mais de 70% da demanda sumiria pois se trata de retrabalho ou marcação indevida e não existiria represamento nem filas longas. Mas ai teriam que assumir para si e tirar do médico o foco social do benefício por incapacidade.

Ou o INSS muda seu modo de gerir estes benefícios ou irá à falência. E quando acabar o dinheiro dos trabalhadores quero ver como continuarão a defender o discurso "social" que usam hoje em dia.


NOTA:  ESTE POST FOI FEITO PARA MOSTRAR AS FRAGILIDADES DO SISTEMA E A FALTA DE CONTROLE DO MESMO POR PARTE DO OPERADOR - INSS. O LEITOR ASSUMIRÁ OS RISCOS DE INSERIR INFORMAÇÕES FALSAS NO SISTEMA INFORMATIZADO DO INSS. AGIR ASSIM É CRIME E ESTE BLOG NÃO RECOMENDA A NINGUÉM QUE COMETA NENHUM CRIME.

MAS PODER AGENDAR PERÍCIAS PELA INTERNET NO RIO GRANDE DO SUL MESMO MORANDO EM OUTRO ESTADO NÃO É CRIME, POIS O INSS DEIXA QUE ISSO OCORRA E NÃO FAZ QUESTÃO ALGUMA DE MANTER UM SISTEMA DE CONTROLE NESSE AGENDAMENTO ABSURDO ONLINE E POR TELEFONE. 

TAMBÉM É DEVER DO BLOG INFORMAR AO CIDADÃO SOBRE SEUS DIREITOS, SEJAM CONSTITUÍDOS EM LEI OU POR DECISÃO JUDICIAL EM ANDAMENTO.

15 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Vou marcar hoje mesmo o meu requerimento de auxílio-doença.
Se negar fico recebendo pelo menos até lá

Francisco Cardoso disse...

Pois é, o INSS deixa marcar livremente pela internet...

MAURICIO disse...

Mas e se não estiver doente? Também pode?

HSaraivaXavier disse...

Claro que pode.
Nao raramente atendo segurado sem ter nada de nada. Sem eira nem beira no se colar colou. O perito nega o requerimento e até lá ganha-se uns 3 salários de graça. Ou se pode faltar também.

PauloVieira disse...

Baaah,também queremos!.
Por que só no Rio Grande do Sul??
Que baita mão de obra eu ter que me deslocar até RS,tchê!..
Roraimenses, amazonenses, maranhenses, sergipanos, mineiros, etc teriam que ter o mesmo direito sem se deslocarem ao Rio Grande, afinal não somos todos brasileiros?
O INSS ao menos paga a viagem, a hospedagem e a alimentação para irmos até os pampas??
Que coisa mais injusta!..

Francisco Cardoso disse...

Quem disse que precisa se deslocar? Basta marcar lá.

HSaraivaXavier disse...

Aou autonomo tambem e contribuí para o alguns anos INSS.

Por isso acabei de marcar um requerimento por incapacidade para Porto Alegre. Nem durou 5 minutos.

Estou agendado para Abril.

Eu me sinto incapaz para o trabalho
Vamos ver se o colega vai dar.

No dia eu solicito em transito para Natal talvez.

Por fim, o sistema de agendamento é totalmente desprotegido.
Se marca de onde se quer quantas vezes se quer ao infinito.

Impressionante

MAURICIO disse...

Ah... é tipo uma bolsa...
Tem que ser filiado ao PT?

Blogerg hangel disse...

Caro amigo, Boa noite !
tive meu beneficio indeferido e fis o pedido de reconsideração e será em março dia 05/03/2013,mas neste período ficarei sem receber, daí tentei marcar uma perícia no Rio Grande do sul mas esta acusando que estou com um requerimento aberto.
O que fazer para que eu possa marcar uma nova perícia sendo em Porto Alegre?
Desde já obrigado.

Att. Ângelo

Blogerg hangel disse...

Boa noite!
Estou com um pedido de reconsideração em aberto mais temendo que o inss negue novamente já queria marcar uma perícia para o rio grande do sul e não consigo só da com . requirimento em aberto. o que fazer para conseguir marcar uma outra perícia ?

Blogerg hangel disse...

Boa noite!
Estou com um pedido de reconsideração em aberto mais temendo que o inss negue novamente já queria marcar uma perícia para o rio grande do sul e não consigo só da com . requirimento em aberto. o que fazer para conseguir marcar uma outra perícia ?

Unknown disse...

Oi me machuquei na empresa dia 8/09 ganhei a cat dia 22/9 minha pericia foi marcada pela empresa pro dia 12/11 sera que consigo receber antes o que tenho que fazer obrigada

Pessoal disse...

ola tentei marcar a perica pela internet hoje e me deram essa mensagem, Excepcionalmente, em virtude das regras para cumprimento da Ação Civil Pública nº 5025299-96.2011.404.7100/RS, este requerimento só poderá ser realizado por meio da Central de Tele Atendimento 135, de segunda a sábado, das 07:00 as 22:00 (horário de Brasília). A ligação é gratuita para telefones fixos e públicos, sendo cobrado o custo de ligação local quando realizada a partir de telefone celular.
SERA QUE POR TELEFONE EU CONSIGO?

renata disse...

Olá, já estou a 45 dias esperando perícia e ainda vou esperar mais 10, mas não recebi pagamento nenhum.
Como devo proceder?
Moro no RS
Obrigada

Unknown disse...

Mas nao é perigoso agir assim?Será se não vai dar problemas depois?