segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

TRAGÉDIA EM SANTA MARIA - LOCAL DA FESTA ERA UMA GAIOLA FEITA PARA IMPEDIR A SAÍDA DOS CLIENTES

A planta do local onde ocorreu o incêndio que vitimou mais de 230 jovens em Santa Maria-RS não deixa dúvidas: O local não foi projetado para uma rápida evacuação, muito pelo contrário, era uma jaula, uma gaiola de metal construída precisamente para impedir a saída de clientes em massa, provavelmente como forma de evitar fugas e calotes.


Essa é uma arte gráfica reproduzida do Zero Hora. A planta no canto à direita e a imagem simulando 3D não deixam dúvidas: Além de só ter uma porta, a saída era controlada por um estreito corredor onde ficavam os caixas e vários obstáculos impediam um rápido fluxo de transeuntes. Confusos pela fumaça e pelo bloqueio da porta pelo excesso de pessoas, muitos procuraram um desvio para a esquerda, indo aos banheiros, onde encontraram basculantes lacrados e janelas lacradas. 

Elas foram arrebentadas e o metal retorcido, mas a madeira usada na fachada do empreendimento impediu a saída delas e da fumaça. O tempo passou e a chance desses jovens também. Em média precisa de 10 minutos para uma pessoa morrer asfixiada pela fumaça tóxica produzida.  Se existissem portas de saída de emergência, daria para evacuar toda a boate em menos de sete minutos. Nos corredores dos banheiros esfumaçados foram encontrados 180 corpos.

A boate era uma arapuca, chancelada pelo poder público que deu alvará para aquilo funcionar. Mesmo vencido, não consta que esse lay-out tenha sido feito após a expiração do alvará. Alguém deu em algum momento um alvará para aquilo funcionar.

A cadeia de responsabilidades aqui vai muito além dos donos da boate e dos músicos e seguranças. Vai até o prefeito antigo, o primeiro prefeito que autorizou o funcionamento, seus respectivos secretários municipais e servidores que atestaram a regularidade da gaiola mortífera.

Eis aqui um exemplo da irresponsabilidade de gestores públicos e privados levado ao máximo grau de tragédia. São as pequenas irresponsabilidades do dia a dia (por exemplo: querer que se faça uma perícia sem processo capeado) que vão legitimando irresponsabilidades maiores até que um grande evento fatal ocorra.

Espero que dessa vez a nação tenha aprendido e passe a cobrar do setor público e privado o cumprimento das normas.

4 comentários:

Ricardo Massucatto disse...

A minha agência tb é KISS. prédio com mais de 55 anos, instalações elétricas antigas que tem laudo que não suporta mais de um ar condicionado, sem pia, interditada pela Vigilância Sanitária há mais de 2 anos e apenas uma porta na frente. Teto de Madeira, morcegos no forro,,etc. E se incendiar a frente? Bem aí talvez culpem os peritos,mas adianto que reclamo há uns 15 anos. KISS !!

Christopher disse...

Esperamos a apuração da
(i)responsabilidade de quem emitiu o alvará para funcionamento da tal boate e da fiscalização. Com a palavra mídia............que adora falar mal de médicos. E agora quem são os responsáveis por este massacre?

Airton Jr. disse...

Minha APS é bem parecida, só tem uma entrada e bem apertada...

Se pegar fogo e KISSES, KISSES, bye, bye....

Ricardo Massucatto disse...

Retórica, governo que não cumpre nem no serviço federal sua obrigação, que nem exames periódicos realiza em seus funcionário. Falsa demagogia com lágrimas de crocodilo ! Este é um país onde os medíocres se contetarão com a prisão do dono da boate! O crime está bem anterior a isso. Na falta de fiscalização, no descuido dos gestores que para serem gestores ficam cegos. Por existirem essas pessoas continuamos imundos, sem salas, sem segurança, sem exame periódico etc. Eles nos dão SISREF e iludem-se os que acreditam nas 2o horas . Balão de ensaio para conter as exonerações que já voltam a explodir. Não seja idiota, sua carreira vale mais que esta merda. Aqui eu ficarei até dar minha aposentadoria, pelo simples fato que falta 1ano e pouco. Vc vai ficar sozinho, arrependido, ralando e só vai sobrar 40. Assim é querer demais. A morte de mais de 200 jovens mostra o submundo. E a prisão do dono da boate vai se a única coisa, ou no mínimo só fiscalizarão boates!
Também não acho a ReP mais simpática, não apoio. Sou apolítico. E tb estarei em casa com minha família no dia da festa. E creiam nem me lembrarei dela! Sem ser contra aos homenageados. Não desisti dela por POLITICAGEM, meu lema sempre foi união, e os jovens aqui saibam que ela é impossível.
Assim sou apenas um desiludido. Um enojado. Na segunda retornarei a minha agência Kisss.