sábado, 4 de agosto de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO - CASO SANTA MARIA

Médicos peritos do INSS divulgam esclarecimento

 
Os peritos também esclarecem que o Serviço de Perícia Médica do INSS contempla inúmeras atividades, sendo a avaliação médico pericial apenas uma delas (Foto Rafael Dias/A Razão)
Em nota à população, servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social informam quais são suas atribuições de fato
Os peritos médicos da Gerência Executiva do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de Santa Maria divulgaram nesta sexta-feira uma nota de esclarecimento à população, onde informam quais são suas atribuições de fato, assim como o objetivo principal da categoria que é atender os segurados de Santa Maria e região. Conforme a nota, para a efetivação de todas as tarefas, os peritos médicos cumprem as Orientações Internas Regulamentares e a Diretriz da Autarquia e da Classe Médica.
O atendimento abrange, além da cidade de Santa Maria, assim como deslocamentos de peritos para atender as agências das cidades de Caçapava do Sul, Candelária, Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Cacequi , Cachoeira do Sul, Sobradinho, Venâncio Aires , os Prev cidades de Faxinal do Soturno e São Sepé e o Prev Móvel de Agudo, Pinhal Grande e São Pedro.
Ainda segundo os peritos médicos, a Gerencia Executiva de Santa Maria ostenta um dos melhores índices do Brasil, com relação ao tempo médio de agendamento de perícias médicas, com tempo de espera de 11 dias, conforme a tabela. E mais, o relatório de Auditoria Interna feita pelo INSS, em 2011, mostrou Indicador Adequado, demonstrando qualidade e eficiência da perícia.
Os peritos também esclarecem que o Serviço de Perícia Médica do INSS contempla inúmeras atividades , sendo a avaliação médico pericial de benefícios por incapacidade do segurado apenas uma delas (perícia médica).
Confira os serviços no abaixo:
  • Exames médico periciais internos (perícias iniciais, prorrogação e reconsideração, revisão de dois anos e aposentadorias) externos (hospitalares e domiciliares).
  • Benefícios assitenciais/LOAS, pensão por morte, perícias de talidomida e de maior inválido. Perícias de servidores e familiares.
  • Exames admissionais de servidores.
  • Exames periciais para isenção de Imposto de Renda.
  • Pericias judiciais e de irregularidades de benefícios por incapacidade, revisões analíticas de recurso.
  • Perícia e visitas no setor de reabilitação profissional.
  • Perícias de majoração de 25% para segurados aposentados por invalidez.
  • Perícias de auxilio acidente e aplicação de nexo técnico e epidemologico.
  • Perícia de analise de aposentadoria especial.
  • Instrução de processo judicial.
  • Homologações de benefícios (aposentadorias e majorações) Outras atividades previstas em Memorandos

2 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Interessante alertar que a grande maioria destas atividades simplesmente não é documentada como "produção" e sequer entra na contabilidade das tais 15 perícias. Faz o perito mais que 15 perícias por tanto. Estranho também que no combate a autonomia do perito, a PFE diz abertamente que o INSS "não estabelece um quantitativo diário de perícias". Nunca vi tanta mentira.

PROFISSIONAL MED E SEG DO TRABALHO disse...

O MPF comprovou, documentalmente, o que todos nós já sabíamos: que os Peritos do INSS não cumprem sua carga horária. A título de exemplo tenho um colega Ortopedista, que trabalha comigo no Exército, que é Perito no INSS com carga de 40 horas e também é Tenente Médico no EB com carga de 30 horas. Nós o apelidamos de "Mandrake" pois consegue estar no INSS e no EB ao mesmo tempo.