quinta-feira, 11 de outubro de 2012

EDITORIAL: OS QUE FALAM MAL DA PERÍCIA SÃO OS QUE MAIS TENTAM FRAUDAR O INSS

Frase polêmica, mas infelizmente verdadeira. Quanto maior a raiva e o ódio de um cidadão direcionado aos peritos, maior em tese a chance dessa pessoa ser uma fraudadora do INSS.

Uma verdadeira lei da prática hospitalar diz que a agressividade e o zelo litigioso de uma família para com um paciente no nosocômio é diretamente proporcional ao grau de negligência e abuso que esse parente sofria antes de ser internado.

A mesma regra vale para o INSS: A raiva, a crítica caluniosa e a agressividade de usuários contra os peritos médicos é diretamente proporcional ao grau de fraude que esse cidadão quer cometer ou já cometeu contra o INSS.

O nome dessa regra é a Lei de Proporção da Má Fé.

Exemplos não faltam. Aqui neste BLOG são centenas, repito, centenas de casos. Uma das vantagens das redes sociais modernas é que seu apelo narcisista faz esses cidadãos se esquecerem de que deveriam tomar cuidado com o que mostram. Na Era da Mídia, o que vale é o consumo. O consumo inclui você "parecer que é". Isso vale mais que o "que você é de fato". Um endividado andando de rolex e porsche (emprestado) é mais valorizado que um poupador com a conta gorda mas portando um Casio e um Voyage.

E isso é muito interessante pois nos permite comprovar a Lei acima descrita. Vejamos o exemplo mais recente deste BLOG:

Em recente entrevista (já retirada do ar mas disponível neste BLOG), cidadão acusa a perícia de tratá-lo feito animal, faz pesadas acusações genéricas contra os médicos, alega incapacidade por doença osteomuscular e que deveria ser aposentado por invalidez(!). E olha que a decisão da perícia foi pela reabilitação, ou seja, ele ainda permanece em benefício.

Abaixo a cópia da capa do jornal e o destaque pra foto, onde o alegado incapaz mostra remédios com aquele olhar já conhecido de todos nós:

 



À esquerda, os remédios que "comprovariam" sua invalidez. À direita, cópia em cache da matéria (já apagada pelo jornal). Neste link, o original da matéria, republicada pelo colega Heltron.

Porém bastou meia hora de pesquisa e o colega Heltron descobriu que a vaidade derrubou o caluniador e comprovou a Lei de Proporção da Má Fé. Na matéria em anexo, também furo do colega Heltron,  fotos expostas publicamente em rede social desmentem com veemência qualquer alegação de incapacidade por dor intratável ou para atividades "mínimas", mostrando que a Lei é precisa e funciona sempre.

Olhem a foto no jornal, leiam a matéria e olhem o que é divulgado nas redes sociais. Este é o Brasil de hoje, o Brasil da mentira, da fraude, da mais pura cara de pau, da falta de remorso em agir dolosamente, de má fé, de enganar o INSS e ainda por cima ser tão certo da impunidade que se expõe em rede nacional na mídia se achando o dono da razão.

Portanto, não se enganem. Se um dia passarem os olhos  em alguma matéria com algum cidadão metendo o pau na perícia, lembrem-se da Lei de Proporção da Má Fé.

Um comentário:

H disse...

O jornal foi um "parceiro" na fraude? É uma tese. Visto que publicou, sem o mínimo cuidado, a versão do suposto fraudador. Será que ele tem a mesma "força e rapidez" de publicar a versão que os editores mostraram aqui? O suposto fraudador bem que merecia uma investigação do MPF. Ah...não pode. Né? Mas detonar, caluniar, colocar em risco a integridade física e moral do peritos pode. "Durma-se com um barulho desses!.