sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PONTO DE VISTA: ANMP PERDEU O BONDE DA HISTÓRIA

Quando se representa uma classe de trabalhadores o mínimo que se espera é compromisso e empenho pela categoria. Competência também é desejável. Portanto dói descobrir que a ANMP, desprovida dos itens anteriormente relatados, deixou a categoria a ver navios durante 15 meses apostando em uma promessa do Presidente do INSS de uma reforma na carreira com mudança de atribuições e um pomposo nome de "auditor". Durante 15 meses perdemos todos os prazos para renegociar um aumento e uma carga horária e demais itens que nos sufocam diariamente. A ANMP tal qual um corno foi a última a saber que esse projeto de auditor jamais foi aceito pelo núcleo duro do governo. Não passou de uma idéia do INSS que não foi pra frente. Perdemos todos os prazos.

Em 31/08 encerra o prazo para projetos de lei com impacto financeiro entrarem na LDO. Após isso, qualquer PL só poderá ter efeitos financeiros a partir de 2014 se for aprovado até 31/08/2013. Como o governo está pressionado pelo exonerômetro da carreira, cuja idéia de quantificação foi deste BLOG, surgiu uma rara janela de oportunidades em se conseguir uma negociação.

Mas o prazo é exíguo e existem dezenas de carreiras querendo o mesmo, várias em greve. A ANMP recebe 3,5 milhões de reais por ano e é incapaz de sequer colocar uma bandeira na porta do MPOG. Hoje estivemos lá e tinha Polícia Federal, Professores e Auditores com seus respectivos sindicatos e associações fazendo muito barulho, incomodando. A ANMP, ninguém sabe e ninguém viu. Nada, prefere pagar 12.000 reais por mês a um pseudo-lobista (Quem é James Capixaba?) do que se unir a esses colegas servidores que ficam de plantão na porta do Ministro.

A ANMP, tal qual o Hino, ficou deitada eternamente em berço esplêndido (3,5 milhões de reais por ano) para sustentar uma estrutura que se retro-alimenta das nossas contribuições e não deixa nada sobrar para fazer aquilo para o qual foi criada: Representar os peritos.

E agora que foi pega de surpresa com o fim do sonho da carreira de auditor, fica em processo de negação se recusando a aceitar e insistindo no erro quer que o "INSS se vire" para resolver o nosso problema (dito em mailing e por seus apoiadores em mensagens internas) como se fosse obrigação do INSS, e não deles, fazer isso. Parecem uma pata choca!

Como ainda estão na ilha da fantasia, se preocuparam mais em mostrar foto de reunião onde já lançam a chapa de 2013 da situação do que focar no exíguo prazo que temos para tentar um aumento para 2013. Boicotam a própria classe ao colocar sua vaidade acima dos interesses coletivos e ridiculamente tenta "esconder o sindicato" da sociedade, como se isso fosse possível. Foram covardes hoje com a Diretora Verusa pois falaram na cara dela uma coisa e escreveram outra. Queimam pontes diariamente com o governo.

Passaram anos adulando o presidente do INSS e agora que não conseguiram o "doce" o atacam perdidamente, esquecendo que uma vez pelego, sempre pelego. E que pelego quando gasta é trocado. Agora não adianta mais reclamar ou fingir que possuem coragem.

A ANMP fracassou fragorosamente em seus princípios estatutários. Deixou 5.000 famílias a ver navios. Estão perdidos, não sabem o que fazer. Literalmente perderam o bonde da história.

O MPOG viu com bons olhos a nossa presença e agora o Sindicato vai correr atrás do tempo para tentar consertar a CAGADA que esses ditos representantes fizeram conosco. Vai ser difícil, mas temos poucos dias. Nesses poucos dias iremos consultar as bases sindicalizadas para saber quais as opções seriam possíveis. Estamos 24h ligados com os representantes do governo para ver se é possível uma saída.

Se me perguntarem se eu sinto alguma culpa, direi que sim: A culpa de não ter fundado o sindicato antes. Infelizmente os prazos foram os possíveis pois sempre é difícil começar algo assim. Agora esperamos que a categoria faça uma adesão maciça para poder nos ajudar nessa árdua tarefa de reconstruir a imagem da perícia perante o governo.

Por fim uma frase perfeita para a situação: Às vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas. O tempo passa e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!

PERITOS: Hora de sermos grandes para tornarmos nosso sonhos reais.

Um comentário:

Snowden disse...

- Cada dia que passa, A ANMP perde a representatividade!
- Em sua maioria, ocupado por lideranças "pé de chinelo", que visam apenas o proprio umbigo, o proprio bem estar, esquecendo-se do "fim existencial", da razão de existir! É mais que sabido como que se deu o processo eleitoral dos atuais diretores da mesma. Um processo sem ética, sem respeito, sem princípios! Os peritos já acordaram e já perceberam que o Conhecimento técnico e da Realidade e o grau de engajamento dos representantes do Sindicato dos Peritos está a "anos luz" da ANMP. Estes, ANMP, são trapalhões, são fanfarrões de fato. Como é que em uma reunião, distorcem o que foi conversado? Que tipo de representantes são estes? Que ética é esta? É por isso caros companheiros que a carreira só desandou, vejam o tempo perdido, vejam as perdas salariais, vejam as perdas na Sociedade, vejam a Imagem que o INSS goza hoje em muitos locais, Vejam o que a Mídia, a Opinião pública diz sobre os Peritos do INSS? E as vidas perdidas?...