terça-feira, 9 de novembro de 2010

A SOCIEDADE ESTÁ EM RISCO SEM A APROVAÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO DA MEDICINA.

O INTENSO LOBBY ANTI-MÉDICO EM AÇÃO PARA IMPEDIR A APROVAÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO DA MEDICINA NESTE PAÍS FUNCIONA ASSIM:

A) ENQUANTO O CREFITTO-SP GASTA DINHEIRO PROMOVENDO ATOS "ANTI-LEI DO MÉDICO", OS FISIOTERAPEUTAS PENAM NOS HOSPITAIS DE SÃO PAULO ATUANDO SOZINHOS OU EM DUPLA PARA MAIS DE 200 PACIENTES, GANHANDO POUCO, SEM NENHUMA ATUAÇÃO DO CREFITTO CONTRA ESSA SITUAÇÃO, ISSO QUANDO TEM FISIOTERAPEUTA NO HOSPITAL.

B) ENQUANTO O CRP GASTA DINHEIRO DIZENDO QUE O ATO MÉDICO É "O FIM DA SAÚDE", OS PSICÓLOGOS FORMADOS FICAM NUMA ROMARIA SEM EMPREGO ENQUANTO OS POUCOS QUE CONSEGUEM TEM QUE DAR CONTA DE UM HOSPITAL INTEIRO, EQUIPES DE PALIATIVOS FUNCIONANDO SEM PSICÓLOGO HOSPITALAR E NADA É FEITO PELO CFP SOBRE ISSO.

C) DEZ CONSEHLOS FEDERAIS DE PARAMÉDICOS SE ENGAJARAM NA LUTA CONTRA O ATO MÉDICO, COM ARGUMENTOS RISÍVEIS SOBRE "DEMOCRACIA" E "INCONSTITUCIONALIDADE" QUANDO NA VERDADE NÃO SE TRATA NADA DISSO.

EXISTEM "N" EXEMPLOS DA NEGLIGÊNCIA DESSES CONSELHOS PARAMÉDICOS PARA SEUS PRÓPRIOS PROFISSIONAIS ENQUANTO SÃO BEM ATUANTES PARA TENTAR BARRAR O ATO MÉDICO.

A APROVAÇÃO DO PL 7703/06 NA CÂMARA DOS DEPUTADOS CAUSOU GRANDE MOBILIZAÇÃO CONTRÁRIA DESSES GRUPOS ANTI-MÉDICOS. AGORA O PL ESTÁ EMPACADO NO SENADO FEDERAL.

MAS QUAL SERIA O MOTIVO DESSES CONSELHOS TODOS DE PROFISSÕES PARAMÉDICAS (PARAMÉDICAS POIS TODAS GRAVITAM EM TORNO DA MEDICINA, MESMO QUE NÃO QUEIRAM, ISSO É HISTÓRICO E É GLOBAL) SEREM CONTRA O ATO MÉDICO, SE TODAS ELAS TEM SUAS PROFISSÕES REGULAMENTADAS E OS MÉDICOS NUNCA FORAM CONTRA ELAS?

SIMPLES, SÃO CONTRA POIS VÁRIOS DELES QUEREM CONTINUAR EXERCENDO ATOS MÉDICOS TAIS COMO DIAGNÓSTICO CLÍNICO E TRATAMENTO FARMACÊUTICO E TEM MEDO DE QUE A APROVAÇÃO DO PL DO ATO MÉDICO DIFICULTE A AÇÃO ILEGAL DE VÁRIOS PROFISSIONAIS DESSAS ÁREAS QUE INSISTEM EM ATUAR COMO MÉDICOS, SEM O SEREM, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA OFTALMOLOGIA, DERMATOLOGIA, ENDOCRINOLOGIA E PSIQUIATRIA. ALÉM DE UM CERTO RECALQUE "IN SITU" CONTRA OS MÉDICOS, INVEJADOS DESDE O VESTIBULAR.

JÁ ESTÁ NA HORA DESTA VERDADE SER POSTA À TONA PARA QUE A SOCIEDADE BRASILEIRA SAIBA O QUE ESTÁ POR TRÁS DESSA POSTURA RAIVOSA ANTI-MÉDICA DE ALGUMAS ENTIDADES, QUE FINGEM "DEFENDER A DEMOCRACIA" QUANDO NA VERDADE ESTÃO DEFENDENDO QUE ELES POSSAM ATUAR COMO MÉDICOS SEM PREPARO PARA TAL.

BASTA LEREM A LEI DO ATO MÉDICO PARA VCS VEREM QUE NO FORMATO ATUAL ELA NÃO IMPEDIRÁ NENHUM PROFISSIONAL PARAMÉDICO DE EXERCER SUA PROFISSÃO COM DIGNIDADE. APENAS IMPEDIRÁ QUE O ASSISTENTE SOCIAL E O PSICÓOGO DÊEM DIAGNÓSTICOS PSIQUIÁTRICOS, OU QUE FARMACÊUTICOS DÊEM RESULTADOS DE BIÓPSIAS, OU QUE OPTOMETRISTAS DIAGNOSTIQUEM MIOPIA, DENTRE OUTROS ABSURDOS.

JÁ ESTÁ NA HORA DO SENADO FEDERAL PARAR DE CEDER AO LOBBY DOS ANTI-MÉDICOS E NA HORA DOS MÉDICOS DIZEREM ABERTAMENTE À SOCIEDADE O QUE ESTÁ ACONTECENDO, POIS NESSE PAPO FALSAMENTE TRAVESTIDO DE HUMANIZAÇÃO E OUTROS DISCURSOS HOLÍSTICOS, O QUE NINGUÉM PERGUNTOU PARA A SOCIEDADE É:

"QUANDO VOCÊS FICAREM DOENTES OU QUISEREM ATENDIMENTO À SAÚDE, VOCÊS QUEREM SER ATENDIDOS POR MÉDICOS OU POR NÃO MÉDICOS?"

E VAMOS VER A RESPOSTA DA SOCIEDADE. PROPONHO QUE OS CONSELHOS FEDERAIS ANTI-MÉDICOS FAÇAM UMA PESQUISA NACIONAL PARA SABEREM A RESPOSTA DAS RUAS.

INDEPENDENTE DESTA BRIGA POR MERCADO DE TRABALHO, QUE NO FIM É DISSO QUE SE TRATA ESSA AÇÃO ANTI-MÉDICA NA SAÚDE, O CONGRESSO NACIONAL NÃO PODE SE FURTAR A APROVAR LOGO O PROJETO DE LEI DOS MÉDICOS.

É INACEITÁVEL QUE NO SÉCULO 21 TODAS AS PROFISSÕES DA SAÚDE ESTEJAM REGULAMENTADAS, MENOS A MEDICINA.

É INACEITÁVEL QUE PROFISSÕES PARAMÉDICAS QUEIRAM "DIZER" AOS MÉDICOS O QUE ELES DEVEM OU NÃO FAZER, OU PIOR, QUE ELES QUEIRAM SER MÉDICOS SEM TER FEITO FACULDADE DE MEDICINA.

ENQUANTO ISSO, PROFISSÕES COMO "DJ", "ARTES MARCIAIS" E ATÉ MESMO "PROSTITUTA", COM TODO RESPEITO AOS PROFISSIONAIS, JÁ ESTÃO EM FASE DE APROVAÇÃO, ENQUANTO QUE OS MÉDICOS ESTÃO HÁ MAIS DE 50 ANOS NA FILA.

CABE AO NOVO GOVERNO CORRIGIR ESSA GRAVE DISTORÇÃO. CABE AO CFM BOTAR A BOCA NA SOCIEDADE E DENUNCIAR A TENTATIVA DE SE CRIAR UMA MEDICINA DE POBRE PARA POBRE NESSE PAÍS, ENQUANTO QUE OS LEGISLADORES GOZAM DOS MELHORES MÉDICOS, HOSPITAIS E ATENDIMENTOS.

OU VCS ACHAM QUE ALGUM PARENTE PSIQUIÁTRICO DE ALGUM DEPUTADO SE TRATA EM CAPS? QUE ALGUMA ESPOSA DE MINISTRO DÁ A LUZ EM CASA DE PARTO COM ENFERMEIRAS APENAS? OU QUE O SENADOR DIAGNOSTICADO COM CÂNCER TENHA SUA BIÓPSIA ASSINADA POR FARMACÊUTICO?

ME POUPEM. MULTI-PROFISSIONAL É CADA UM NA SUA ÁREA, ATUANDO EM CONJUNTO. TODO MUNDO FAZENDO DE TUDO NÃO É MULTI-PROFISSIONALISMO, É ANARQUIA.

E PORQUE ESSE ASSUNTO NUM BLOG DE PERITOS? PORQUE OS ANTIMÉDICOS DE SEMPRE QUEREM AGORA DESQUALIFICAR A MEDICINA E FAZER COM QUE QUALQUER UM POSSA DAR DIAGNÓSTICOS DE INCAPACIDADE LABORATIVA.

PARA SABEREM MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO, LEIAM AQUI, AQUI E AQUI.

Um comentário:

Unknown disse...

Concordo plenamente com o dr. Francisco. O CFM, os Conselhos Regionais de Medicina, os Sindicatos Médicos e as Associações Médicas devem, em conjunto, reinvindicar a aprovação da Lei do Ato Médico.