quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O BOM PERITO RESULTA DAS SEGUINTES QUALIDADES - Gisbert - Tratado de Medicina Legal

O bom perito resultaria da ocorrencia de um conjunto de qualidades:

1) Objetividade para a interpretação das provas materiais

2) Reflexão e senso comum para reduzir qualquer problema, por mais complicado que seja, para os termos mais simples: "As conclusões dos laudos devem ir ao mais leigo possível dentro dos limites da ciência, da consciência e do senso comum". (Mazei)

3) Juizo para hierarquizar e organizar as informações e subordinar o secundáio ao principal e correlacioná-los entre si.

4) Prudencia na elaboração dos laudos e sobretudo, na formulacao das conclusões. Como aconselhavam os antigos legistas. O perito deve saber duvidar, desconfiar dos sinais patognomônico pois tem o mesmo valor na Medicina Legal a exceção e a regra; defender-se de todo dogmatismo; não aceitar como verdade mais do que aquilo que é admitido e aprovado pela ciência; não crer na infabilidade das técnicas e possuir uma dose moderada de escepticismo que, sendo compatível com a eficácia no trabalhao, permita um senso crítico da sua missão. " A qualidade maior que deve ter o perito não é a extensão de seus conhecimentos, mas a noção do que ignora".

5) Imparcialidade que deriva da sua formação cienctifica que deve traduzir-se no conteúdo dos seus escritos. O Medico legista não pertence a nenhuma das partes senão da verdade. Por isso deve evitar que a redação de suas informações possa parecer como portavoz da acusação ou da defesa. Deve expressar sua opnião com tato, precidindo dos epítetos e dos advérbios que aparentem um pensamento de caráter passional.

6) Veracidade. È imprescindível que a verdade cientifica guie seus passos. Esta deve sempre prevalecer quaisquer que sejam as consequências jurídicas e sociais que de derivem dela. Por isto, se as informações derivam de investigações laboratoriais, o perito deve fazer constar alguma margem de erro no seu laudo de acordo com o método utilizado, ainda que ela possa representar uma dúvida que beneficie o acusado.

7) Formação especializada, teórica e prática, no campo da medicina legal. Não é possível emitir um juízo científico a partir da ingorância. Esta se acompanha de soberba e ousadia. Então quanto mais ignorante, mais perigoso, na razão inversa dos conhecimentos que tem e ao desejo de sair da ignorância. Desgrçadamente o Perito Médico por vezer é obrigado a ter que opniar sobre outros temas não médicos como: biológicos, físicos, químicos, etc. Assim é levado a praticar um enciclopedismo. Fiori batizou de Síndrome de Leonardo da Vinci - perito que tem conhecimento amplo e superficial.

Um comentário:

Francisco Cardoso disse...

O bom perito segundo o IN"SS":

fazer perícia rapidinho.
jamais negar para companheiro sindicalizado.
fazer de 24 a 36 pericias por dia sem chiar.
não abrira boca.
bater o ponto rigrosamente.
abaixar a cabeça para a chefete.
escrever pouco.
esquecer o código de ética.
esquecer que é médico.