segunda-feira, 22 de novembro de 2010

É possível suportar adversidades e pressão no trabalho ?

"Na frase “ A dor é inevitável. O sofrimento é opcional”, Carlos Drumond de Andrade define sabiamente o sentimento que está por detrás da resiliência. Sabemos hoje que o ambiente de trabalho, muitas vezes de forma insana, exige metas complexas, acumulo de trabalho baseado na lei de fazer mais com menos, sem contar com os problemas econômicos que interferem nos recursos necessários para executarmos nossas tarefas. Mas aí vem a lucidez poética de Drumond, onde fica claro que muitas vezes não podemos evitar estes problemas, mas podemos declarar intimamente que não iremos sofrer com este processo e sim utilizá-los como desenvolvimento pessoal e profissional."

Por Ricardo Piovan - ricardo.piovan@portalfox.com.br
Consultor Organizacional e Administrador de Empresas


re.si.li.ên.cia: sf (ingl resilience) 1 Ato de retorno de mola; elasticidade. 2 Ato de recuar (arma de fogo); coice. 3 Poder de recuperação. 4 Trabalho necessário para deformar um corpo até seu limite elástico.

3 comentários:

Eduardo Henrique Almeida disse...

Sapo na beira da lagoa infestada de jacarés pretende atravessar. A coruja, que tudo vê e analisa, propõe, - transforme-se em jacaré, atravesse e se destransforme na outra margem.
- Como farei isso? pergunta o pobre sapo.
- Eu dou a solução; cabe a você implementar, respondeu a sábia coruja.

HSaraivaXavier disse...

Bem, talVez não precise se transformar. Distrair a atenção deles, camuflar-se ou se fantasiar de um deles ou persuadir o maior deles. Há outras armas que não o enfrentamento direto dos mais fortes. Claro... Todas tem um risco.

HSaraivaXavier disse...

Uma lanterna incandeia o animal e o paralisa. É assim que caçam....