segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PARCIALMENTE CERTO OU PARCIALMENTE ERRADO?

"...Ao final, quero pedir o empenho do Presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, e do Ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, para nós mudarmos os procedimentos da perícia médica, que tem deixado muito a desejar.

Há relatos que me deixam chocado: o perito manda a pessoa entrar, fica sentado, sai para tomar um café, para cuidar de outro assunto e larga o segurado na sala, sem fazer caso. E depois não dá a informação sobre se concedeu ou não concedeu o auxílio-doença, manda a pessoa aguardar a informação em casa ou consultar a central telefônica, pelo número 135. Não foi para isso que nós criamos a central telefônica, nem foi para isso que criamos a chamada aposentadoria em meia hora.

Temos certeza, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, de que a mudança que reclamamos na perícia médica é fundamental. Sabemos que há uma crise entre a associação de perícia médica e a administração central da Previdência Social, mas, pelo amor de Deus, não usem os segurados para atingir seu objetivo. É lamentável que todo segurado fique desesperado quando tem de passar por uma perícia médica. E nem menciono o tempo de demora! Hoje, para se marcar uma perícia médica, é preciso esperar 30 ou 40 dias. É um absurdo que isso aconteça.

Que os peritos médicos, que lutaram tanto para acabar com a terceirização, tenham um pouco mais de sensibilidade e de respeito para com o segurado e tratem-no com dignidade e urbanidade. É respeito, é humildade, é reconhecimento do trabalho de cada um deles que nós reclamamos para os segurados da Previdência Social.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, é duro ouvir de vários segurados da Previdência Social que precisam passar pela perícia médica pela primeira vez ou pela reavaliação que já ficam assustados, já ficam preocupados, já ficam indignados com aquele tratamento que acabarão recebendo. Não foi para isso que lutei tanto quando da regularização da perícia médica em nosso País."


Comment:
Não seria a hora dos Representantes dos Peritos Procurarem o Exmo. Deputado para prestar alguns esclarecimentos e quem sabe buscar apoio político para tantas demandas? Conversando todos crescem. O problema "Perícia Médica do INSS" existe seja por fins sociais, econômicos, científicos e jurídicos. Ignorá-lo é apenas adiá-lo. Enfrentá-lo sozinho, um ato insensato. "Vale a pena conhecer o inimigo... entre outras coisas pela possibilidade de que algum dia ele se converta num amigo." (Margaret Thatcher)

Para ilustrar veja a qualidade de algumas perícias médicas:
Esta é uma impressão de um AX01(Perícia Inicial) de segurada periciada por mim hoje (22.11.2010) já no AX05 um ano depois:
LAUDO ACIMA
História:
"Sente tremores nas mãos e no corpo inteiro - refere piora nos últimos meses"
Exame Físico:
"Estado geral regular - em uso de Clonazepam -consciente, orientada!!!"
CID F41
Considerações:
"inapta para tto com bi curto"

Acrescento que não há qualquer mecanismo interno no INSS para parar isso. A colega em questão nunca tirou uma nota abaixo de 10 na GDAMP, nunca foi chamada atenção por ninguém, nenhuma queixa de chefia administrativa. Nunca foi no CRM por queixas de segurados. 6 meses depois a segurada tem seu benefício cessado e faz uma escândalo porque só quer perícia com a outra colega: Alega que "sua médica no INSS está de férias infelizmente". Por acham que o INSS defende 20 minutos?

Sem qualidade não se chega em lugar NENHUM.
PROCUREMOS O DEPUTADO ARNALDO FARIA DE SÁ - SP
SE ELE QUER UMA SOLUÇÃO ELA EXISTE: "INVESTIMENTO E CONTROLE DE QUALIDADE, VALORIZAÇÃO E ATRATIVOS PARA O PERITO, COMPROMISSO COM RESULTADOS E AUTONOMIA PLENA".

5 comentários:

Eduardo Henrique Almeida disse...

O deputado Arnaldo Faria de Sá é parceiro, jamais recusou apoio e sempre se envolveu na luta pela profissionalização da perícia. Algo aconteceu, pois parece que foi outro apoio histórico que se foi?

HSaraivaXavier disse...

Sugiro que colegas de Sao Paulo o procurem e expliquem sobre o que há de fato. A pressão por 20min de atendimento, metas e ideologia de reconhecimento automático de direitos.

HSaraivaXavier disse...

Bem não é exatamente assim Eduardo. Ele chama os peritos de "carniceiro", desumanos e incompetentes por onde discurse.

Eduardo Henrique Almeida disse...

Algo aconteceu em BSB.

EU POR MIM MESMO disse...

Já ví TAMBÉM muitas vezes o SR. FARIA DE SÁ meter o cacete nos peritos do INSS chamando-os de carniceiros. Ele ( o Faria ) faz isso principalmente nos programas- urubus estilo datenesco.