quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pelo Direito ao Voto Direto na ANMP

"A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que têm sido tentadas de tempos em tempos". Sir Winston Churchill
O direito ao Voto Direto, que 135 milhões de eleitores exerceram livremente no nosso país há menos de 30 dias, é filho da luta e irmão da dor. Definitivamente não foi fácil romper os grilhões dos poderes aristocratas e conquistar seu espaço lentamente até que surgisse como forma de vida. Livre e forte. Como uma semente que germinou numa parede de concreto, a esperança dos nossos antepassados foi plantada e se sustentou e cresceu vencendo a enorme força opositora dos governos poderosos. Na árvore geneológica da democracia, se vê o rosto de perseguidos que hoje são heróis, no seu tronco, as cicatrizes do passado que nunca se apagará e nos seus ramos, os frutos desiguais, porém alimentos com a mesma seiva. Tratados como iguais perante o que os define. A democracia é a mãe da igualdade e da união. Ela existe para que nenhum fruto, por mais virtuoso, não seja venerado e para que todos sejam respeitados mesmo os mais fracos. Todos são iguais sobre a sua sombra da sua majestade....

Ela é a última pérola das formas de governo. Ela é tão poderosa e bela que faz todos se ajoelharem na sua presença como uma rainha do conhecimento humano. Resta apenas ao governos de todo mundo: ser democracia ou... Parecer ser. Ah! O sistema sempre reorganiza e deixa uma válvula de escape. Que alternativa sobraria aos ditadores modernos para tramarem e executarem seus planos diabólicos? Irã, Venezuela, Coréia... É que inventaram a falsa democracia. A festa dos ditadores. Uma "simulação" de "o povo escolhe". O representante autoritário, ou pseudo-democrata, tem características próprias: Persegue sua oposição com expulsões dos debates abertos, não admite críticas diretas, desfigura as instituições, manipula as opiniões para prevalecer a sua vontade e, claro, abomina o Voto Direito e a liberdade de pensamento. Faz tudo parecer “intriga da oposição”. É isso. A filosofia grega avisou: “Apenas o poder tirano teme a democracia.”

O Brasil por exemplo sofreu muito para viver a festa da democracia do século XXI no 31 de outubro. Nem sempre foi assim. A constituição de 1824 reservava o direito a voto apenas aos aristocratas. Na “Era Vargas”, as mulheres conquistaram o direito de votar. Apenas na constituição de 1988 os analfabetos conquistaram o direito. O voto direito amplo para todos os desiguais foi uma conquista lenta e árdua. É interessante lembra que em 1983 quando começaram os movimentos das “Diretas já” se tinha a idéia de que representantes regionais seriam o suficiente para se conceituar o estado democrático de direito. "Ora, já temos uma democracia" diziam. "Veja temos Deputados e Senadores..".Mas nenhuma força pode alterar o curso da história na hora de ser o que será. Uma Emenda Constitucional do Deputado Dante de Oliveira perdeu a votação no congresso por lobby do governo que pediu para que seus deputados NÃO comparecessem à votação. O Processo desencadeou dezenas de manifestações que não paravam mesmo com perseguições, prisões e um controle da imprensa pelo Presidente Figueiredo. Infelizmente não se instala regime democrático sem vítimas. E quem pode mudar o destino de um povo determinado?

Nós vencemos e mudamos os nossos próprios conceitos de democracia. A norma que estava errada foi corrigida com a criação da Assembléia Constituinte e nova constituição de 1988. A idéia é que: "se a necessidade de mudar a norma for maior que ela em si, precisa ser mudada". Não quero dizer aqui que não há defeitos no sistema democrático de votação direta, há muitos, mas é inadmissível que uma classe inteligente e formadora de opinião como os Peritos Médicos do INSS se deixem, nos dias de hoje, enganar com uma pseudo-democracia estagnada que servirá apenas para perpetuar o poder dos que ali estão. É inadmissível que aceite passivamente o regime autoritário do 1 perito = zero voto. Colegas, não existem peritos e peritos entre nós. Somos todos iguais. Temos os mesmos direitos a vez e voz. Não podemos nos deixar cometer o mesmo erro dos nossos antepassados. Não há mais tempo. "Quem sabe faz a hora". É chegada àquela em que não se pode fugir quando cada perito precisa lutar e tomar para si o que lhe é de direito através do voto direto SEJA SITUAÇÃO OU OPOSIÇÃO. E que possa nossa árvore democrática crescer e dar frutos. Todos diferentes, mas todos iguais no direito de manifestar a sua opinião. Eu quero eleições direitas. E você? A ANMP para e pelos os associados.

Heltron Israel

Um comentário:

Eduardo Henrique Almeida disse...

Defendo não apenas a eleição direta, como sua antecipação, para que não percamos os seis primeiros meses do próximo governo, período de força em que muitas decisões contrárias a nós podem ser tomadas.