terça-feira, 2 de novembro de 2010

PERITO.MED NA MÍDIA

Projeto na Câmara prevê teto para evitar que trabalhador ganhe mais ao se licenciar

POR LUCIENE BRAGA

Rio – O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, ressuscitou um assunto que arrepia os sindicalistas e os segurados do INSS: estabelecer um limite para o auxílio-doença. Na semana passada, ao inaugurar agência nova em São Paulo, ele afirmou que mais da metade dos benefícios desse tipo são superiores ao último salário do beneficiado.

Técnicos da Previdência apontam que o benefício maior seria um incentivo financeiro para alguns trabalhadores permanecerem em auxílio por mais tempo que o necessário — desprezando a ação dos peritos na concessão de alta. A expectativa é a de aprovação de projeto de lei de autoria do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que estabelece a regra. A proposta passou no Senado e está na Câmara.

Dois pesos, duas medidas

Para economizar, o governo quer implantar lógica diferente da das aposentadorias. Hoje o cálculo do auxílio-doença corresponde a 91% das 80% maiores contribuições do segurado desde julho de 1994. Na aposentadoria, a média é de 100% e só sofre a ação do fator previdenciário. Como há o descarte das 20% menores contribuições, quem passou a ganhar menos nos últimos anos pode ficar com salário maior, levando em conta o histórico de suas contribuições.

Embora Gabas tenha dito que tinha esperanças na votação deste ano, é difícil crer que o projeto ande até o fim de sua gestão. Há outras prioridades para o governo.

Ameaça a perito do INSS

O site mantido por médicos do INSS (www.perito.med.br) publicou carta de uma perita que vem sendo ameaçada por segurado via telefone. Local e nome da médica foram preservados: “Recebi uma ligação em meu celular de um homem que me ameaçava de morte, afirmava que já havia me procurado no hospital onde trabalho, mas que me daria um tiro na cara em frente ao INSS. Fiquei transtornado (a) liguei para colega que me acompanhou até a Polícia Federal”.

No dia seguinte, ela recebeu duas mensagens durante a madrugada, do mesmo celular. Ela se queixa de demora para a quebra do sigilo telefônico, capaz de identificar o autor das ameaças.

Fonte: O Dia Online

Um comentário:

hulk disse...

Vai troxa denuncia ele pra federal , de la de dentro doX ele manda te apagar otário.