domingo, 31 de outubro de 2010

A FALÁCIA DA "PERÍCIA DE SAÚDE" E DA HUMANIZAÇÃO.

O TÓPICO ABAIXO SOBRE UMA ENTREVISTA COM UM ESPECIALISTA DA UnB SOBRE O FUTURO DO SIASS GERA PREOCUPAÇÃO NÃO SÓ AOS MÉDICOS MAS A TODA A SOCIEDADE.
O DISCURSO POR TRÁS DA CHAMADA "MULTIDISCIPLINARIDADE" NO DIAGNÓSTICO DA INCAPACIDADE LABORATIVA, TRAVESTIDO AGORA DE "PERÍCIA DA SAÚDE" VEM NO MESMO BOJO DA SAÚDE DA FAMÍLIA, "PARTO HUMANIZADO" E OUTROS PROGRAMAS: TIRAR O MÉDICO (SERVIDOR CARO E CONTESTADOR) DO COMANDO DO MANEJO DA SÁUDE, IGUALÁ-LO AOS DEMAIS SERVIDORES TAXANDO-OS DE "PROFISSIONAIS DA SAÚDE", RETIRAR SUA AUTONOMIA E DAR PODER PARA QUE QUALQUER PROFISSIONAL DA SAÚDE FAÇA DIAGNÓSTICO MÉDICO E CONDUTA MÉDICA.

POR TRÁS DESSA MENTIRA DISFARÇADA DE "HUMANIZAÇÃO" ESTÁ UM VERDADEIRO LOBBY QUE BUSCA OCUPAR O MERCADO DE TRABALHO MÉDICO POR OUTROS PRODISSIONAIS, MAIS BARATOS E MENOS CONTESTADORES, DE FORMA A TER O TOTAL COMANDO POLÍTICO DA MÁQUINA DA SÁUDE, ESSENCIAL PARA QUALQUER POLÍTICO SE SUSTENTAR NESSE PAÍS.

ATRÁS DO BELO DISCURSO DA MULTIDISCIPLINARIDADE ESTÁ O RECALQUE E A REPULSA AO MÉDICO E O DESEJO DE DOMINAR SEU TRABALHO E SEU MERCADO. EXEMPLO CLÁSSICO, NAS CASAS DE PARTO "HUMANIZADAS" DO MINISTÉRIO DA SÁUDE MÉDICO NÃO ENTRA, NÃO É PERMITIDO, SOMENTE AS ENFERMEIRAS OBSTÉTRICAS, MAS QUANDO DÁ PROBLEMA, CORREM PARA O POSTINHO QUERENDO QUE O MÉDICO RESOLVA AQUELA ANÓXIA CAUSADA POR UM PARTO SEM MÉDICO. NÃO EXISTE PARTO SAUDÁVEL PRÉ-DIAGNOSTICADO. SÓ SABEREMOS SE AQUELE PARTO, NATURAL OU CESÁREA, FOI SAUDÁVEL COM PELO MENOS 24H APÓS FEITO O PROCEDIMENTO. COMO ENTÃO JUSTIFICAR A AUSÊNCIA DO MÉDICO?

E O CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE, QUE ESTÁ TENTANDO EXPULSAR OS MÉDICOS DE SUA REPRESENTAÇÃO? QUE MULTIDISCIPLINARIDADE É ESSA QUE INICIA SEUS TRABALHOS EXPULSANDO O MÉDICO?

POR ISSO TODOS SE UNEM CONTRA O ATO MÉDICO (A MEDICINA É A ÚNICA PROFISSÃO AINDA NÃO REGULAMENTADA NESSE PAÍS) MAS NÃO SE PREOCUPAM COM SEUS PRÓPRIOS COLEGAS, VIDE A ENORME QUANTIDADE DE QUEIXAS QUE OS ENFERMEIROS E FISIOTERAPEUTAS TEM DE SEUS PRÓPRIOS CONSELHOS, QUE OS LARGAM SOZINHOS EM HOSPITAIS INTEIROS SEM SUPORTE.

AGORA QUEREM "DEMOCRATIZAR" O DIAGNÓSTICO DE INCAPACIDADE LABORATIVA COM O MESMO DISCURSINHO BARATO E SEM BASE CIENTÍFICA.

VÃO QUERER FAZER COM A PERÍCIA O QUE FIZERAM COM A PSIQUIATRIA, EXPULSANDO OS MÉDICOS, PEGANDO QUALQUER PESSOA COM CURSINHO DE 320H QUE SAI SE INTITULANDO "ESPECIALISTA EM SAÚDE MENTAL", FALANDO BOBAGEM E ATUANDO DE FORMA CATASTRÓFICA, CRIARAM OS CAPS SEM MÉDICOS, QUE NADA TRATAM E NADA RESOLVEM, COM PRONTUÁRIOS ESCRITOS POR "PROFISSIONAIS DA SÁUDE" CUJO CONTEÚDO CHEGA A SER VEXAMINOSO, ISSO QUANDO DÁ PARA LER ALGUMA COISA, RETIRARAM OS LEITOS DE PSIQUIATRIA DOS HOSPITAIS, DEIXANDO OS PSICÓTICOS SOLTOS NA RUA ESTUPRANDO, MATANDO E ABUSANDO DAS FAMÍLIAS QUE FICAM REFÉNS DO PARENTE DOENTE. COMO DISSE O PAI DE UM PSICÓTICO PRESO EM SÃO PAULO: "MEU FILHO NUNCA FOI ACOLHIDO PELO ESTADO. ELE PRECISOU COMETER UM CRIME PARA O ESTADO ACOLHÊ-LO, PENA QUE FOI A POLÍCIA E NÃO O MÉDICO QUE BATEU NA MINHA PORTA".

OS PASSOS JÁ ESTÃO PROGRAMADOS: O PRIMEIRO É TIRAR O TERMO "MÉDICO" DA PERÍCIA MÉDICA, QUE VIROU "PERÍCIA EM SAÚDE" (QUE NEM O SAMU, QUE VIROU SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA, SE BOTASSE MÉDICO NO LUGAR DO MÓVEL TERIAM QUE CONTRATAR MÉDICOS, MAS NÃO QUEREM GASTAR). O SEGUNDO É COLOCAR OS PARAMÉDICOS, OU PROFISSIONAIS DA SÁUDE PARA FAZER "AVALIAÇÃO MULTIPDISCIPLINAR" COM OS PROBLEMAS DE SEMPRE: A FALTA DE FORMAÇÃO ADEQUADA, DE EMBASAMENTO CIENTÍFICO, DE ESTRUTURA TEÓRICA, O ACHISMO, O PATERNALISMO E VAI VIRAR O CAOS QUE VIROU O LOAS.

O LOAS, PARA QUEM NÃO CONHECE, FOI UM BENEFÍCIO CRIADO PARA AMPARAR INCAPAZES EM GERAL QUE NUNCA CONTRIBUÍRAM, E NÃO EXIGIA PERÍCIA, SÓ AVALIAÇÃO SOCIAL. EM MENOS DE 5 ANOS TEVE QUE MUDAR A LEI POIS PRATICAMENTE CIDADES INTEIRAS ESTAVAM FICANDO "INCAPAZES" NAS MÃOS DOS PARAMÉDICOS. DEPOIS DA EXIGÊNCIA DA PERÍCIA EM 1998 AS COISAS ACALMARAM E VOLTARAM AO NORMAL, MAS AGORA O INSS VOLTOU A FLEXIBILIZAR AS REGRAS E A AVALIAÇÃO SOCIAL FICOU MAIS COMPLEXA E IMPORTANTE.
RESULTADO?, CASOS COMO EM SÃO PAULO DE MORADORES DE HIGIENÓPOLIS GANHANDO NOTA MÁXIMA DE PRECARIEDADE DOMICILIAR E DE "FALTA DE ACESSO A POLÍTICAS DE REMÉDIOS" (HIGIENÓPOLIS É O BAIRRO ONDE MORAM O JÔ SOARES, A GALISTEU E O FHC). E A PECHA DO INDEFERIMENTO CAI NAS COSTAS DE QUEM? DO MÉDICO, É CLARO.

ENTÃO É ISSO AI, MAIS UM AVANÇO DOS SINDICALISTAS DA SAÚDE QUE QUEREM SER MÉDICOS SEM ESTUDAR PARA TAL SOBRE A NOSSA PROFISSÃO. QUEREM OS BÔNUS, MAS NA HORA DO ÔNUS, PULAM FORA, "FALE COM O MÉDICO" DIZEM...

O TERMO "PERÍCIA DE SAÚDE OU JUNTA DE SAÚDE" JÁ É ERRADO, POIS ESSAS JUNTAS NÃO PROMOVEM SAÚDE, E SIM SÃO FEITAS PARA AVALIAR INCAPACIDADE LABORAL.

ONDE SE PROMOVE A SAÚDE É NA REABILITAÇÃO PROFISSIONAL, ESSE SIM O LOCAL ONDE ESPERAMOS QUE TENHA MUITO FISIOTERAPEUTA, PSICÓLOGO, FONOAUDIÓLOGO, TERAPEUTA OCUPACIONAL, ENFERMEIRO, ASSISTENTE SOCIAL, MÉDICOS FISIATRAS E DO TRABALHO, POIS É AQUI QUE ESSES PROFISSIONAIS ESTÃO, POR LEI, HABILITADOS A TRABALHAR.

PERÍCIA MÉDICA É ESPECIALIDADE MÉDICA. DIAGNÓSTICO DE INCAPACIDADE LABORATIVA É QUE NEM DE INCAPACIDADE CARDÍACA, É MÉDICO, SÓ PODE SER DADO POR MÉDICO. É ATO MÉDICO
.

SE NADA FOR FEITO, VAMOS TER PSICÓLOGO APOSENTANDO SERVIDOR POR F20.0 EM POUCO TEMPO, GRAÇAS AOS ANTI-MÉDICOS SINDICALISTAS (E TEM COLEGA MÉDICO QUE EMBARCA NESSA ONDA POR QUESTÕES IDEOLÓGICAS PARTIDÁRIAS).

TRABALHO MULTIPROFISSIONAL É CADA UM FAZENDO O QUE ESTÁ HABILITADO A FAZER, DE FORMA COORDENADA E EM HARMONIA EM PROL DO PACIENTE.

PEGAR ASSISTENTE SOCIAL PARA DIZER QUE FULANO É INCAPAZ OU PEGAR MÉDICO PARA AVALIAR MORADIA NÃO É SER MULTIPROFISSIONAL, É SER IMBECIL E ILEGAL. ISSO NÃO É HUMANIZADO, ISSO É DESUMANIZAR A PROFISSÃO E DEIXAR O POBRE CIDADÃO À MERCÊ DE PROFISSIONAIS QUE NÃO SABE O QUE ESTÃO FAZENDO, TUDO NA BASE DO ACHISMO.

E NÃO SE ENGANEM. OS MÉDICOS, PARAMÉDICOS, MINISTROS E POLÍTICOS QUE ABREM A BOCA PARA DEFENDER ESSA "MEDICINA DE POBRE PARA POBRE" TRAVESTIDA DE HUMANIZAÇÃO, NÃO ESTÃO PREOCUPADOS COM ISSO, POIS SE TRATAM NOS MELHORES HOSPITAIS DO PAÍS, COM MÉDICOS PARTICULARES DA MELHOR ESTIRPE, COM SEUS FILHOS NOS MELHORES PEDIATRAS E SUAS ESPOSAS TENDO CESÁREA NAS MELHORES MATERNIDADES.

EXPERIMENTE UM DIRETOR DE UNIDADE COLOCAR COLOCAR UMA ENFERMEIRA OBSTÉTRICA PARA FAZER O PARTO DO FILHO DE UM SINDICALISTA, POLÍTICO OU DOUTOR EM MEDICINA PREVENTIVA PARA VOCÊ VER ONDE QUE QUE ESSE DIRETOR VAI PARAR...

ESTÁ NA HORA DE EXPOR DE FORMA NUA E CRUA ESSA FARSA PARA A SOCIEDADE OPINAR SE ELA QUER SER ATENDIDA POR MÉDICOS OU NÃO. ESSA PERGUNTA NUNCA FOI FEITA PELOS DOUTORES DA MEDICINA PREVENTIVA NEM PELOS MÉDICOS SINDICALIZADOS NEM PELOS POLÍTICOS OU GESTORES.

A CADA DIA QUE PASSO ME CONVENÇO QUE O OBJETIVO DA MEDICINA PREVENTIVA NESSE PAÍS É PREVENIR O CIDADÃO DO ATO MÉDICO.

2 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Gostaria de parabenlizar o colega Chico Cardoso pela brilhante argumentação. É preciso muita coragem para abordar diretamente esta questão. No pais parece ter havido uma inversão dos valores médicos total. A incoerência e hipocrisia dos governantes e autoridades é lamentável. Todos se tratam nos melhores e mais caros hospitais do pais com os melhores médicos. Para a população fazem propaganda de que é melhor o tratamento multidisciplinar. O índices de mulheres ricas fazendo pré Natal sem médicos é zero. E tendo seu filho numa maternidade Sem médicos também. Mas o povão pode sim. A nomenclatura perícia de saúde é aberrante. O minimo poderia ser perícia previdenciária. É preciso que a autoridade da sociedade pense no conceito de povo SE incluindo e não como seres subalternos que precisam de uma atenção a saúde de qualidade questionável. O CFM precisa provocar esta discussão.

Francisco Cardoso disse...

é a medicina de pobre para pobre, enquanto isso o falecido Romeu Tuma recebeu um "Berlin heart" no Sírio Libanes ao custo de 7000 mil dólares pagos por quem? Por nós.

Brasil, meu brasil brasileiro...