sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CASCAVEL/PR: Perito é premiado em concurso

A dissertação baseou-se na experiência do perito durante a pandemia da gripe H1N1 no município de Cascavel-13/10/2010 14:12

De Curitiba (PR) - O perito médico da APS Cascavel Emerson Wander Silva Soares foi o vencedor do Concurso de Monografia sobre Ética Médica, Bioética e Profissão Médica do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRMPR), edição 2010. Com 26 páginas, a dissertação “O papel da ética no enfrentamento das grandes epidemias e desastres naturais por profissionais de saúde” baseou-se na experiência do perito durante a pandemia da gripe H1N1 no município de Cascavel, um dos que mais sofreram com o alastramento da doença no estado, em 2009.

Na época, a Gerência Executiva do INSS em Cascavel cedeu alguns médicos para trabalharem como voluntários no Centro de Referência da Gripe A (H1N1), que a prefeitura montou para atender a população do município. Mas Emerson, que é oncologista e doutor em Cirurgia pela Universidade Federal do Paraná, não pôde colaborar mais efetivamente pois a esposa estava grávida e encontrava-se no grupo de risco da doença.

Médico perito desde 2006, Emerson, de 37 anos, conta que trabalhar na Previdência Social possibilitou ter uma agenda de trabalho menos carregada e uma vida mais tranquila, o que só lhe fez bem. Dessa forma, ele tem mais tempo para estar com a família e as duas filhas - Malu, de três anos, e Daniela, de um ano – sua “principal fonte de inspiração e motivação”. A monografia premiada é fruto dessa fase de vida e foi feita em meio aos cuidados com as duas meninas: “Eu escrevia com uma filha no colo e outra me puxando a perna”, explica o médico.

A gerente-executiva do INSS em Cascavel, Cleonice Dariva, parabenizou o perito médico pela premiação: “Muito embora o tema da monografia não se refira à perícia médica, ficamos orgulhosos por ele pertencer ao quadro de servidores da Previdência Social. É um profissional comprometido, ético e dedicado. Sempre solícito e pronto a colaborar, desenvolve seu trabalho com responsabilidade e eficiência. A matéria escrita por ele espelha o perfil do mesmo como perito médico”, concluiu Cleonice.

 
Emerson receberá o prêmio no dia 16 (sábado), no auditório do CRMPR, em Curitiba, durante a comemoração pelo Dia do Médico (18 de outubro). Seu trabalho será publicado na Revista Arquivo, da mesma instituição. (ACS/PR)
 
Parabéns ao Dr Emerson Wander,

Nenhum comentário: