terça-feira, 12 de outubro de 2010

SSTs querem assumir representatividade e liderança dos Peritos Médicos. E agora?

PROPOSTA DOS SST DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA O FORTALECIMENTO DA CARREIRA DO MÉDICO PERITO DA PREVIDÊNCIA E MELHORIAS NO ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Preocupados com a atual situação em que se encontra a perícia médica e o atendimento à população referente a esse serviço em virtude dos últimos acontecimentos que propiciaram o desgaste, a desmotivação e a insatisfação dos servidores vinculados à perícia médica do INSS, nós, SSTs da SRI, esclarecemos à Presidência do INSS, na pessoa do Dr. Valdir M. Simão, que a presente surgiu de uma insatisfação com o direcionamento das reivindicações da categoria pela direção da Associação Nacional de Médicos Peritos da Previdência Social, conduzidas pela mesma de forma arbitrária, autoritária e não representativa dos anseios da maioria, reiteramos a liderança e a representatividade que a Instituição nos delegou e reivindicamos o papel de legítimos representantes da categoria, tanto na interlocução como nas negociações e encaminhamentos referente as atividades medico periciais, através da participação obrigatória nos grupos de trabalhos referentes a categoria.

Esclarecemos ainda, que essas reivindicações são decorrentes dos anseios apresentados em reuniões entre chefias de SST e os peritos médicos que atuam nas Agências.

Dentro desse contexto repudiamos a introdução de médicos credenciados terceirizados, os quais descaracterizam nossa carreira além de oferecerem um serviço de qualidade insatisfatória e nociva a Instituição, como foi constado num passado recente.

Sendo assim, propomos à administração as seguintes ações, dentre outras:

1- Melhoria das condições de trabalho:
- Oficialização da não entrega da Comunicação de Decisão de Requerimento (CRER) pela perícia médica;
- Melhoria do fluxo de atendimento de segurados agendados e regularização de pendências cadastrais evitando assim a demora no atendimento. Temos como sugestão a marcação de PP e PR nos primeiros e últimos horários da agenda do médico perito ou desatrelamento do saneamento administrativo da realização pericial;
- Melhoria das condições de segurança no ambiente de trabalho da perícia médica através do levantamento das condições de cada APS;

2 - Carreira da Perícia médica:
- Remuneração da carreira de 40 hs semanais baseado no piso salarial proposto pela FENAM;
- Desatrelar a fila de agendamento da remuneração pericial;
- Regulamentação da Gratificação da função médico pericial e incorporação da mesma ao salário;
- Volta, opcional, dos peritos médicos que estão com jornada de 20 hs e 30 hs para 40 hs dentro do mesmo exercício;
- Opção para cumprimento da jornada de trabalho de 8hs com intervalo de almoço de 01 h em 7 hs corridas e horário de almoço no final da jornada, 6hs + 2hs ou outra proposta a ser acertada entre as partes;
- Criação imediata de um grupo de trabalho composto pelos SST para discussão de assuntos emergenciais.

Informamos que estamos atuando, junto a SR I - SP, para redução progressiva da demanda represada devido aos últimos acontecimentos.
Rogamos que tais propostas sejam analisadas prioritariamente e que seja elaborado um documento oficial da Instituição endossando a concretização das mesmas.

Hipotecamos nosso total apoio à gestão técnica e eficiente dos atuais dirigentes, o Ministro Carlos Eduardo Gabas, o Presidente do INSS Valdir M. Simão e Elisete Belchior Iwai, e colocamo-nos sempre a disposição para que juntos construamos uma Previdência humana e justa à população brasileira.

São Paulo, 07 de outubro de 2010
Grupo de trabalho SSTs SR I - SP


Reflexão:
"Um soberano jamais deve colocar em ação um exército motivado pela raiva; um líder jamais deve iniciar uma guerra motivado pela ira." A Arte da Guerra - Sun Tzu

9 comentários:

Francisco Cardoso disse...

AGORA VAMOS PODER ESCOLHER NOSSOS SST "REPRESENTANTES" ORA BOLAS... HEHEHE

fagurgel disse...

Infelizmente estamos com um vácuo de representatividade perante a instituição por manobras do Judiciário e intransigência do INSS.É preciso nomear novos interlocutores para que não existam fatos como estes ,onde além de não serem nossos representantes legítimos(alguns talvez nem sejam sócios da ANMP) ainda elogiam quem tanto ódio manifesta por nós.

Orestes disse...

Pode até ser uma boa forma de corremos com o "bem amado", mas é bom ter cuidado com essa de colocar raposa pra tomar conta de galinheiro.
Mas, quem sabe os SSTs, agora pressionados,não resolvam assumir a luta pelos interesses da carreira deles mesmos?

Sandra disse...

Gostei do tom e dos itens da proposta.Chega de incompetemcia e arrogancia!!!!
APROVADO!!!!

Eduardo Henrique Almeida disse...

A única coisa digna que a diretoria da ANMP ainda pode fazer pela classe e pela carreira é pedir pra sair e antecipar as eleições imediatamente.

Fernando Ebling Guimarães disse...

A convocação de eleições antecipadas seria um gesto correto dada a gravidade do momento e o sério risco que a carreira corre de ser definitivamente encerrada.
SST representa a instituição, é cargo de confiança da administração e não dos médicos, não são diretores técnicos, inclusive a maioria nem está registrada como tal junto aos conselhos regionais e o CFM.
Pelo que se sabe essa diretoria nada fêz para mudar esse absurdo, como o chefe médico pode não estar registrado junto ao Conselho de classe como tal?

Eduardo Henrique Almeida disse...

A única coisa digna que os SST ainda podem fazer pela classe e pela carreira é pedir demissão coletiva para não gerenciar terceirização.

Fernando Ebling Guimarães disse...

dignidade e coerência, valores inegociáveis.

Regiane Alves da Rosa . disse...

Me digam qual SST que já nao está corrompido por alguma forma de coação? Se existir algum que ainda tenha autonomia que se manifeste pois o que observamos no RS,SC,PR,RJ-Niterói,ES,PB,BH,MG E 90%DOS SSTS paulistas e a coação moral ou mesmo favorencial dos SSTs por gerentes visando escravizar os peritos.
GREVE SEM BRIGA = não consegue nada,já basta a palhaçada dos 50% trabalhando á pedido do judiciário;lembrem-se dos auditores fiscais que mesmo tendo sua greve considerada ilegal pela justiça e PELO MP, com corte de ponto, mantiveram-na e ao final ganharam tudo que pediram e não foram descontados em nada. Somos pior do que eles apenas na falta de coragem e motivação pois infelizmente a maioria de nós,médicos,só olhamos para a própria cicatriz umbilical!

FORÇA PERÍCIA PREVIDENCIÁRIA!