quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PERÍCIA HUMANIZADA - VERSÃO in"SS"

DEPOIMENTO CHOCANTE DE PERITO PROVANDO QUE O RECALQUE E A MALDADE DOS CHEFETES DO INSS CONTRA OS MÉDICOS NÃO TEM FIM, NÃO TEM LIMITES, MESMO QUE PARA ISSO TENHA QUE SE MALTRATAR O SEGURADO.
NADA A DEVER COM OS BESTA-FERAS QUE NO PASSADO RECENTE OSTENTARAM O SÍMBOLO AO LADO NO PEITO. VEJAM O RELATO ABAIXO:




"O Gerente de uma APS da Região Sul determinou que as senhas só podem ser distribuidas 10 minutos antes da hora agendada da perícia. Após esta importante medida, o cenário tem sido o seguinte. De um lado da APS, podem ser vistos peritos desocupados que já terminaram a perícia , no centro, a espera de pericia vazia e ao fundo uma espera "standby" com varios segurados sendo punidos porque chegaram mais cedo. Muitos com membros engessados, supostamente com dor, operados, enfim, todos forçados a cumprir a medida do diligente Gerente. Mas a coisa nao para por ai. Se o segurado chegar atrasado, ainda que o Perito esteja disponível para atendê-lo, a perícia é remarcada. Arguido sobre a real eficácia deste método, respondeu que se trata de sistemática administrativa "educativa" ( para os segurados- sic) e quanto aos Perito, nada a declarar pois todos estão dentro de suas respectivas cargas horárias nao tendo nada a reclamar. Nos bastidores, sabe-se que ele quer moralizar atrasos e saidinhas durante o expediente em casos pontuais. O problema é que lhe falta "cuglione" para atuar justamente no pontual e prefere baixar uma norma que pune os Peritos que não infrigem a norma, mas, o que é gravíssimo e desumano, afronta o cidadão invertendo a equação que determina que a maquina deve servir ao povo e não o contrário. Muitas pessoas vem do interior e dependem do carro das prefeituras que só retorna no final da tarde. Ví uma senhora atrasada com pericia marcada para 14:00 horas ter sua pericia remarcada e ficar sentada na APS até as 17 horas aguardando o transporte, enquanto o Perito designado para sua perícia estava ocioso e foi IMPEDIDO de atendê-la. Pior ainda, outra senhora numa maca com fraturas múltiplas, ficou muito mais tempo exposta ao público do que seria necessario, tudo em nome da técnica de gestão do brilhante Gerente.

Deve ser este o tal modelo de Perícia Humanizada de que tanto falam. E falam também que a culpa de a Perícia nao ser tao humanizada quanto deveria é dos Peritos!"

2 comentários:

HSaraivaXavier disse...

É difícil de acreditar que a troco de metas de atendimento e controle rigorosíssimo do servidor médico se opte por PUNIR o segurado. Se prefere que o segurado espere por horas cansado e faminto a imaginar a possibilidade de um médico não dar o seu horário completo. O INSS perdeu o foco do que realmente importa hipnotizado por exigências internas e paixões que não levam a lugar nenhum. Alguém já se perguntou por que quando o segurado NAO é atendido no horário marcado nem o governo e nem MPF jamais pensaram em pagar a sua passagem para casa e a garantir lhe refeição de passar mais de 6 horas para ser atendido? Porque não interessa reconhecer a ingerência e o seu alvo é norma e não quem precisa. Deixo claro que o FOCO da Pericia Medica não é o mesmo do INSS. Cria-se uma multidão de normas que serve para atrasar, irritar e complicar ainda mais. É a ciranda do absurdo. Torço para que em 2011 alguém possa ser menos normas e menos perseguidor de medicos e seja mais segurados.

rudimila disse...

É inacreditável a que ponto chegou a inversão total de valores, como bem diz na matéria em questão, o ESTADO está aqui PARA SERVIR O CIDADÃO e não podemos admitir que, em nome de "uma gestão de trabalho" improdutiva na verdade e utópica e opressiva, sim pois na verdade, este instrumento foi criado especialmente para focar opressivamente o trabalho pericial, policiando a gestão dos peritos de seu tempo na Unidade, mas ao invés de trazer benefícios para ambos, cidadão e perito, não o faz, traz sim dor e ressentimento ao cidadão que, passa a tratar o perito como vilão desta história, esta norma funciona como uma "Gestapo" moderna e tupiniquim à procura de desvios e imaginários desvios e por fim trás o caos ao trabalho pericial. Deve ser revista imediatamente, pois o serviço de perícia médica não pode ser sentido pelo cidadão brasileiro como o responsável e monstro diante de seus olhos, pois se devolvessem aos peritos a gestão de seu tempo, com certeza eles o fariam de modo prático e eficaz, não deixando ninguém para trás e atendendo a todos, inclusos os que por diversos motivos chegaram atrasados, porém ainda dentro do expediente do perito, por exemplo, o segurado que tem perícia médica agendada para às 07:30, mas reside no interior e, chega atrasado às 10:40, depois de mais de uma hora dentro de ônibus ou veículos municipais, vejam bem , atrasado mas ainda no horário da manhã, que com certeza, o perito atenderia e evitaria que este cidadão tivesse sua vida atrasada por PURA MALDADE do INSS, o qual depois joga a culpa do transtorno nas costas do pobre do perito, fazendo uma verdadeira campanha de difamação, à lá Gestapo, contra este importante trabalho.