domingo, 31 de outubro de 2010

E AI SOCIEDADE, QUEM É O VERDADEIRO CULPADO?

O RELATO ABAIXO FOI TIRADO DAS REDES SOCIAIS E É O RETRATO FIEL DA GRANDE MENTIRA QUE VIROU O SISTEMA PREVIDENCIÁRIO.

"Perícia Medica??? Inss?
Gente tenho um bebe de 7 meses e quero ser mandada embora da empresa pra cuidar dele, pedi para ser mandada embora ou fazer acordo NADA feito então comecei a dar vários atestados médicos na semana eu so ia trabalhar uma vez o resto era atestado de várias doenças dor de cabeça dor no pé dor no ombro cólicas cada dia era uma coisa que eu inventava no hospital ele me atestada o dia mais a empresa me encaminhou para o IN SS e mandou eu marcar pericia e agora o que será de mim no INSS? o que eu falo quando chegar a pericía? esses dias eu não vou ter sálario....
1 mês atrás
"

O MODELO É CLÁSSICO E SE REPETE EXAUSTIVAMENTE. CIDADÃO QUE POR MOTIVOS DIVERSOS NÃO QUER MAIS FICAR NA EMPRESA, MAS NÃO TEM CORAGEM DE PEDIR DEMISSÃO PARA NÃO PERDER O DINHEIRO QUE GANHARIA SENDO DEMITIDO. TENTA ACORDO, A EMPRESA NEGA A DEMISSÃO.

ENTÃO PROCURA O SUS COM QUEIXAS VAGAS E INESPECÍFICAS EM BUSCA DE ATESTADO MÉDICO. APÓS O 15.DIA DE AFASTAMENTO, A EMPRESA O MANDA PARA O INSS. NA PERÍCIA, NADA É CONSTATADO OU UMA MÁ PERÍCIA DÁ "30 DIAS". CIDADÃO PASSA A SEGURAR AQUELE BENEFÍCIO COMO A BÓIA DE SALVAÇÃO E PASSA A FAZER DE TUDO PARA TRANSFORMAR AQUELE BENEFÍCIO TEMPORÁRIO EM DEFINITIVO (FENÔMENO CONHECIDO COMO "BENEVÍCIO").

SE NÃO CONSEGUE SER AFASTADO, PASSA A OFENDER E XINGAR O PERITO, POIS SABE QUE NÃO SERÁ DEMITIDO E FICARÁ SEM SALÁRIO OU APÓS ANOS DE AFASTAMENTO INDEVIDO SERÁ SUMARIAMENTE EXPULSO PELA EMPRESA EM IDADE DE DIFÍCIL REALOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO.

PASSA-SE A SOBRECARREGAR O SUS COM DOENÇAS FICTÍCIAS E/OU DE DIFÍCIL DIAGNÓSTICO REAL COMO DEPRESSÃO, LER/DORT. FIBROMIALGIA, TENDINITES QUE DURAM ANOS MESMO SEM TRABALHO, LOMBALGIAS COMO AS DESCRITAS AQUI E AQUI.

OS CEREST, AO INVÉS DE DETECTAR A PROFUNDA INSATISFAÇÃO NO TRABALHO QUE GERA ESSE CICLO VICIOSO, CAUSADO POR DESMANDOS TRABALHISTAS QUE NÃO SÃO FISCALIZADOS PELO MTE NEM PELO MPT, PREFEREM ENCAMPAR AS DOENÇAS FICTÍCIAS E PASSAM A DEFENDÊ-LAS E ESTIMULAR O CIDADÃO A MANIFESTAR QUEIXAS DELAS COMO SE FOSSEM REAIS OU SE FOSSE A VERDADE, AO INVÉS DE VER QUE NO FUNDO O GRAVE TRANSTORNO PSIQUIÁTRICO QUE ESSA RELAÇÃO TRABALHISTA DESARMONIOSA GERA, AGRAVADO PELA RELAÇÃO SOCIAL RUIM NAS GRANDES CIDADES, É O VERDADEIRO CULPADO DA RECUSA DO TRABALHADOR EM QUERER VOLTAR AO EMPREGO.

CRIAM-SE DOENÇAS FICTÍCIAS PARA JUSTIFICAR A REPULSA AO TRABALHO GERADAS POR IMPOSIÇÕES ABSURDAS TRABALHISTAS NÃO FISCALIZADAS PELO GOVERNO. O PRECONCEITO QUE EXISTE NESSE PAÍS ÀS DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS TRANSFORMA UM TRANSTORNO DOLOROSO SOMATOFORME EM FIBROMIALGIA ("NÃO TENHO TRANSTORNO PSIQUIÁTRICO, TENHO FIBROMIALGIA". PARECE A LEPRA: "NÃO TENHO LEPRA, TENHO HANSENÍASE..."

COM ISSO, CULPAM O BOM PERITO QUE VIU QUE A TRABALHADORA ACIMA NADA TINHA DE AGRAVO À SAÚDE, INDEFIRIU O PLEITO E PASSA A SER VITIMIZADO PELO LOBBY DOS BENEVÍCIOS, FORMADO POR AGENCIADORES, POLÍTICOS, EMPRESAS QUE QUEREM SE "LIVRAR" DOS "TRABALHADORES-PROBLEMA", CEREST INFESTADOS DE MÉDICOS À SERVIÇO DE SINDICATOS QUE NÃO QUER OU NÃO PODE TRABALHAR DE FATO NA FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DA SÁUDE DO TRABALHADOR, VITIMIZANDO-OS COM DISCURSOS PSEUDO-MARXISTAS E CRIANDO DOENÇAS IMAGINÁRIAS QUE SEQUER SÃO CONSENSO ENTRE OS ESPECIALISTAS.

O EXEMPLO ACIMA É A GÊNESE DE TUDO. DAQUI A ALGUNS ANOS, PROVAVELMENTE, ESTA SEGURADA VAI ENTRAR NA PERÍCIA, COM DUT > 3 ANOS, DIZER QUE É PSIQUIÁTRICA, QUE TEM FIBROMIALGIA, QUE O PERITO NÃO OLHOU ELA, QUE ESTÁ SEM RENDA E VAI APARECER CHORANDO NO DATENA OU NO JORNAL NACIONAL DIZENDO QUE AOS 35 ANOS ESTÁ INVÁLIDA...

ESSE CICLO VICIOSO AFETA À SAÚDE, POIS OS MÉDICOS DOS POSTOS E P.S. PODEM TESTEMUNHAR QUE A PRINCIPAL CAUSA DE PROCURA A ESTES CENTROS DE SAÚDE SÃO BUSCAS DE ATESTADOS PARA EMPRESAS OU INSS. MAS CHEGA A SER DISPARADO NA FRENTE DAS OUTRAS CAUSAS. LOTA-SE O SUS POR UM PROBLEMA TRABALHISTA.

E O MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA AINDA ACHA QUE A SOLUÇÃO É FAZER OS MÉDICOS DO SUS SEREM RESPONSÁVEIS PELA PERÍCIA, NO PROCESSO CONHECIDO COMO SUSIFICAÇÃO DO INSS (JÁ INICIADA COM A TERCEIRIZAÇÃO DOS PERITOS) COM OS MÉDICOS DOS POSTOS INDICANDO QUANTO TEMPO SEUS PACIENTES PRECISARÃO FICAR AFASTADOS.

NÃO É PRECISO SER GÊNIO PARA SABER QUE UM SISTEMA DESSES, SE IMPLANTADO, FARÁ O BRASIL FALIR EM UM ANO.

TEMOS ENTÃO CIDADÃOS QUE TENTAM USAR O INSS PARA BURLAR PROBLEMAS PESSOAIS TRABALHISTAS, O LOBBY DO BENEVÍCIO (AGENCIADORES, ADVOGADOS, SINDICATOS, EMPRESAS QUE DRIBLAM A LEI E OPRIMEM OS TRABALHADORES, CEREST, MTE E MPT QUE NÃO DÃO CONTA DA FISCALIZAÇÃO E PREFEREM ACEITAR O FALSO DISCURSO DO "ADOECIMENTO FÍSICO" COM DOENÇAS FICTÍCIAS SEM NENNHUMA COMPROVAÇÃO BIOLÓGICA SENDO PROPAGANDEADAS COMO "EPIDEMIAS") E UM MINISTÉRIO POPULISTA QUE É ANTI-MÉDICO POIS VÊ NA AÇÃO DA PERÍCIA UM PROBLEMA PARA OS SINDICATOS E POLÍTICOS QUE OS SUSTENTAM POLITICAMENTE EM SEUS CARGOS COM ALTOS SALÁRIOS E DO OUTRO LADO OS PERITOS MÉDICOS TENTANDO FAZER DECENTEMENTE SEU TRABALHO QUE É O DE AVERIGUAR A EXISTÊNCIA OU NÃO DE INCAPACIDADE NAQUELE MOMENTO TEMPORAL.

A LUTA É DESIGUAL. E AI SOCIEDADE, QUEM É O CULPADO? ATÉ QUANDO VAMOS ACEITAR ESSE VERDADEIRO ESTELIONATO QUE É FEITO DIARIAMENTE AO INSS?

24 comentários:

Orlei disse...

Exemplos como estes exitem muitos! O que não se pode é generalizar.
Da mesma forma como existem segurados simuladores, existem os maus peritos, que "OMITEM" o real quadro clínico do segurado. Laudos periciais sem fundamentação.
Convém salientar, os exames periciais são muitos superficiais, independentemente de serem deferidos ou indeferidos. Não há qualidade na PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA!

Francisco Cardoso disse...

Bom dia Sr. Orlei, peço que por favor escreva isso ao Presidente Lula. Mas ao escrever, tenha em mente que, a má qualidade que o senhor detectou na pericia médica é culpa do sistema que o INSS utiliza, chamado SABI, que limita o texto a 3.000 palavras (meia folha escrita), limita CID, nega automaticamente perícia mesmo contra vontade médica dependendo do CID e estimula o médico a fazer laudos rápidos pois o INSS impõe 18 a 24 atendimentos/dia, coisa que nem no SUS se vê. Portanto atente que o próprio INSS não se importa com a qualidade e PUNE os peritos que lutam por essa qualidade. Basta ler os tópicos abaixo deste blog. Tenha um bom dia.

HSaraivaXavier disse...

Como acho atestados medicos falsos ?5pontos, SOCORRO!!!!!!!!!!?
Onde eu acho atestado médicos falso ?5 pontos S.O.S. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!?
Faltei na escola um bom tempo, inventei que fiquei internado, e agora estão pedindo atestado, sei que errei, e estou arrependido, mas se eu não der o atestado irei repetir, ja estou no ultimo ano, n quero repetir...
Quero saber onde eu compro, ou fasso o download d atestados médicos falsos, mas indenticos ao verdadeiro mesmo

se for pra min comprar, eu moro em SP, Zona leste, Itaquera, vila verde, na divisa com São Miguel , me ajudem por favor não quero repetir de ano
socorro
postem o site para o download
ou o preço que eu irei pagar no atestado, e o local onde eu possa compra-lo
grato...

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100727135054AAVrH58

HSaraivaXavier disse...

Curioso. O Senhor Orlei fala que se deve evitar generalizações e parte para a sua própria generalização. A coerência realmente não é uma virtude de todos.

HSaraivaXavier disse...

o Senhor Orlei bem que poderia se juntar a causa dos peritos por mais qualificação maior tempo para examinar os segurados. Não é senhor Orlei?

Francisco Cardoso disse...

O bom do comentário dele é que ele mesmo aponta a má qualidade da perícia, generalizando, mas não busca saber quais são as causs, como se a culpa fosse do perito... E o INSS, onde fica? Não deveria prover esse perito de meios para um bom laudo? Não deveria fiscalizar e punir o mau perito? O INSS não está nem ai, trata os cidadãos como boiada, cada um com seu número marcado no lombo (NIT) e sendo tratado como linha de produção... É essa a qualidade que a sociedade quer da perícia?

Orlei disse...

Sr. Heltron Israel, não são generalizações!
Em momento algum eu citei "TODOS OS PERITOS MÉDICOS"!
Em todas as áreas de atuações existem bons e maus profissionais Na medicina legal não é diferente! Ou é?
Ocorre, que muitos peritos não aceitam críticas! Portanto, a incoerência, não é minha.

HSaraivaXavier disse...

Eu não só aceito como o Sr pode ler dezenas de post aqui onde questiono a ineficiência de todo o sistema. O Sr é bem vindo e pode acrescentar na luta por uma perícia de melhor qualidade.

Francisco Cardoso disse...

Sr. Orlei, sua presença é bem vinda. O que pensas sobre o que escrevi sobre as condições que o INSS dá para o médico fazer seu trabalho?

Adriano Battista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Orlei disse...

Sr. Francisco Eduardo Cardoso Alves, entendo que as condições que o INSS dá aos médicos não são as melhores.

Mas não justificam casos em que são constatados atos omitivos ou infrações do CEM.

Em minha opinião, deveriam ser instaladas câmeras de vídeo com aúdio em todas as salas de perícia médica, para a segurança do perito e do próprio segurado.
As gravações mantidas sob sigilo médico e disponibilizada ao segurado mediante requerimento juntamente com a cópia reprográfica do Laudo Médico Pericial.

Unknown disse...

Mas tem também um outro lado. É o lado dos trabalhadores que após se doarem por 30 anos a uma empresa, são simplesmente descartados com doenças, as mais diversas, adquiridas ao longo do tempo...As empresas tiram todo o "suco" do emoregado e depois querem jogar o bagaço fora. O empregado também tem que ter o direito de se proteger através da legislação disponivel. Por exemplo, se adquiriu LER-DORT ele pode requerer a caracterização do auxilio acidente para nao ser simplesmente descartado como algo imprestavel...E os peritos tem de serem sensiveis a isto. Tem de analisar o contexto daquele ser humano que está a frente dele e que tem toda uma estrutura familiar, da qual ele é a base de sustentação.
Por outro lado, temo o Governo que só faz nos tirar direitos, cobra impostos na fonte, impoe fator previdenciario, achatamento de aposentadorias, quando todos sabemos que o problema é de administração, de gestao, e quem é penalizado é o trabalhador. Eu, pessoalmente, analisando esses fatores e muitos outros que poderia aqui citar, digo-lhes: vou lutar para tirar o máximo deste governo que só me explora. Vou lutar para mantero meu emprego, pois não sou lixo para ser descartado depois de velho. Obrigado pela oportunidade e boa sorte para vocÊs em suas lutas.

Francisco Cardoso disse...

Nao tenha duvida, flavio, que um trabalhador com 30 anos de carreira com um conjunto de doenças que se vulgariza como ler dort será considerado na análise, mas é inaceitavel que jovens de 35 40 anos de idade estejam lutando por aposentadorias por ler dort fictícias e incompativeis com o tempo de trabalho na empresa ( em geral menor que 5 anos). E nao confunda acidente de trabalho com auxilio acidente, sao conceitos distintos.

Orlei, a camera de video só irá provar que 90% das queixas dos segurados sao fantasiosas, mas existe impecilio legalidade, já estudamos isso...

Nada justifica ir contra o crm, e nada justifica generalizar a pericia como má , temos que entender porque os laudos sao ruins e a pericia é rápida, quem força isso é o proprio inss.

Orlei disse...

Dr.Francisco, se as câmeras de vídeo iriam provar que 90% das queixas de segurados são fantasiosas, além de identificar os possíveis fraudadores e possíveis agressores.
Não seria deveria os médicos peritos, os delegados da ANMP,juntamente com os CRMs e CFM através de seus departamentos jurídicos pleitearem a legalização das câmeras de vídeo, da mesma forma como a ANMP vem lutando pela não entrega do CRER a todos os segurados?

Não estou generalizando!

Francisco Cardoso disse...

Pleiteamos, mas viola direitos civis, já foi estudado.Muitos peritos gravam as perícias hoje em dia, de forma escondida, para auto-defesa, para sua ciência.

Orlei disse...

Minhas colocações ou questionamentos refletem da forma como fui afetado. Minha principal preocupação sempre foi minha integridade física.

H disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
H disse...

Senhor Orlei,

Seria interessante que o senhor nos apoiasse em um velho sonho ! Vamos ajudar a criar um serviço de inteligência previdenciário, a exemplo dos EEUU? Assim poderíamos solicitar a investigação de possíveis fraudadores. E as estatísticas seriam formadas sem viés e sem "achismos". Não? Pois saiba que o que mais ouvimos é: "isso fere o direito do segurado e o humilha". Ora, podemos até lutar por filmagens de perícias se o senhor lutar por investigações e punições reais aos fraudadores. Aceita o trato? Ah, o que acha do dinheiro do contribuinte que é graciosamente levado por um fraudador? E mais: quem votou o aumento da idade mínima para se aposentar não foram os peritos médicos. Não mesmo. Injusto ter que trabalhar após 30 anos de contribuição? Pode ser. Mas quem fez isso não recebeu nenhuma pressão do senhor e dos seus compartilhadores de filosofia. Ou recebeu? Mais fácil é pressionar o perito médico para que esse corrija as falhas do sistema de empregos do pais, que despreza quem tem mais de 40 anos mas ao mesmo tempo, apoia uma aposentadoria com no mínimo 30 anos de contribuição e 65 anos de idade...tendendo aos 70 anos, pelo que tudo indica. Complicado. Né? Quem aos 65/70 anos tem tanta saúde assim? Pelo visto, a previdência acha que temos sim, e que "é normal". Estatísticas de primeiro mundo em um parque empregatício de quinto mundo...Mas o senhor reclamou com o ministro ou com os parlamentares? Não? Uai...

Unknown disse...

O que se pede ao perito médico apenas é para que se verifique se existe incapacidade ou não para o trabalho.
Se existe deve ser concedido o benefício.
Eu não sabia que vocês se preocupavam tanto com os trabalhadores assim. O fato é que se alguém começou a trabalhar aos 15/16 anos é possivel que aos 35 esteja realmente inválido, ou não?
É fácil para alguém que fez medicina que ficou anos sustentado por pai e mãe descer o pau dizendo que isso é impossivel.
Vocês estão muito distantes da realidade do dia-a-dia do trabalhador.
Sejam mais humanos.

Francisco Cardoso disse...

"O que se pede ao perito médico apenas é para que se verifique se existe incapacidade ou não para o trabalho."

É justamente o que queremos, mas leia o blog todo e verás como o INSS dificulta o nosso trabalho.

A invalidez ao trabalho INDEPENDE da idade de início do labor. Ela pode acontecer no início da carreira, no meio ou no fim, depende do trabalho e da doença.

O problema é que o INSS induz a população a acreditar que qualquer doença serve para "encostar" na Caixa e internamente impede tecnicamente o trabalho pericial.

A única coisa que se pede à população é que não tente fraudar o INSS.

Esse papo de "humano" não cabe, não somos alienígenas e essa falsidade de "humanização" já foi demonstrada aqui. Ao falar em humanização, o gopverno apenas defende a REDUÇÃO de gastos com a população em geral, enquanto eles frequentam oshospitais mais caros às nossas custas.

Francisco Cardoso disse...

"O que se pede ao perito médico apenas é para que se verifique se existe incapacidade ou não para o trabalho."

É justamente o que queremos, mas leia o blog todo e verás como o INSS dificulta o nosso trabalho.

A invalidez ao trabalho INDEPENDE da idade de início do labor. Ela pode acontecer no início da carreira, no meio ou no fim, depende do trabalho e da doença.

O problema é que o INSS induz a população a acreditar que qualquer doença serve para "encostar" na Caixa e internamente impede tecnicamente o trabalho pericial.

A única coisa que se pede à população é que não tente fraudar o INSS.

Esse papo de "humano" não cabe, não somos alienígenas e essa falsidade de "humanização" já foi demonstrada aqui. Ao falar em humanização, o gopverno apenas defende a REDUÇÃO de gastos com a população em geral, enquanto eles frequentam oshospitais mais caros às nossas custas.

Francisco Cardoso disse...

Muitos aqui frequentaram escolas públicas de medicina e tiveram que custear os gastos extras na faculdade com trabalhos noturnos e bolsas de ensino.
Os "filhinos de papai e mamãe" que foram sustentados em faculdades pagas já saem com consultório montado e normalmente tem pouco interesse em prestar concursos públicos.
Na faculdade pública que fiz, tinha bolsa de estudo e trabalho noturno em cursinhos.
Logo, dizer que estamos "longe" dos trabalhadores é uma falácia. Somos tão operários como qq. outro, com a diferença que nosso trabalho tende a ser mais insalubre e perigoso que a média dos trabalhadores comuns.

H disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
H disse...

Jade Cris:

Vc acha que médicos, todos,são filhinhos de papai? Neste instante, você lê posts de médicos que sofreram muito para chegar até uma universidade federal, filhos de pessoas humildes. Vc. não sabia disso? Claro. É preconceituosa e pouco prudente pelo que se lê. Para sua ciência: incapacidade laborativa não tem relação obrigatória com início da idade de contribuição. E doença não é sinônimo de incapacidade laborativa. O que se pede é que não se trapaceie nas perícias. E mais: somos preocupados com os trabalhadores sim. Somo pagos para sermos justos como dinheiro que é deles , e nosso. Afinal, somos trabalhadores. E acredite: trabalhamos muito. Ser humano é muito diferente de ser omisso na sua função. Sendo peritos isentos, estamos sendo muito humanos. Estamos defendendo a aposentadoria daquele idoso, bem idoso, que a cada ano corre mais risco de não recebê-la por ter acabado o dinheiro da previdência. Sugiro que seja menos preconceituosa e procure estudar um pouco de leis e direitos. Ah, direitos sempre vem casados com deveres. Ou a senhora acha que deve ter apenas direitos?