segunda-feira, 18 de outubro de 2010

18 DE OUTUBRO

18 DE OUTUBRO

Hoje é 18 de outubro – Dia do Médico. Talvez poucos tenham tido oportunidade de saber, mas esta data é o dia de São Lucas, um evangelista cristão que era médico. Tenho certeza que poucos também sabem que hoje é o Dia do Securitário. É isso mesmo. Daquele profissional que profissional que trabalha para a atividade de seguro. Ou seja, dada esta verdadeira coincidência astrológica, poderia ser perfeitamente, num sincretismo moderno, ser o Dia do Médico Securitário.

Vários estudiosos sobre a Iátrica e as Origens da medicina em suas pesquisas reconhecem apenas três radicais de linhagens de médicos. O ofício dos modernos médicos radicaria principalmente de duas grandes fontes: antigos feiticeiros que lançavam mãos de ervas, sem dispensar a convocação de forças sobre naturais (que deram origem aos clínicos) e os barbeiros, encarregados de efetuar as sangrias com a mesma navalha que faziam a barba do cliente (que deram origem ao diversos ramos da cirurgias). Estas duas estariam ligadas a essência do que seria o médico propriamente dito. Recentemente com o avanço da tecnologia foi reconhecida por alguns autores uma terceira área chamada de: Medicina de Suporte. Esta possibilitaria as outras duas áreas sendo sempre adjacente. São exemplos destas os radiologistas, os patologistas e os anestesiologistas. Um grande livro de Luiz Roberto Londres chamado “Íatrica – A Arte Clínica” (1997), que recomendo, mergulha profundamente nas origens da medicina. Infelizmente não vi nenhum deles reconhecer o que chamo de quarta área: A Medicina Jurídico-Administrativa. Que daria suporte também, só que não para os outros dois troncos principais, mas para as autoridades leigas, stricto senso.Talvez porque dependa da evolução das leis dos homens e não diretamente dos avanços tecnológicos e tais avanços sejam muito recentes. Afinal, temos uma constituição adolescente de 22 anos. Talvez porque nunca tenha existido até poucos anos a idéia de agrupar numa uma “especialidade médica” aqueles que estavam prestando ocasionalmente serviço as autoridades. Hoje sabemos que tudo mudou. E estamos numa nova era. A era da medicina jurídico-administrativa como especialidade reconhecida. Na era onde não se é ortopedista e nem psiquiatra que faz perícias médicas e sim dos legistas especializados nos ramos de direitos. Outros ramos como auditoria e gestão de saúde também fariam parte. Os desafios são enormes. Ah! Mas o que seria do prazer de lutar sem o novo desafio?

Parabéns peritos! Força e coragem neste dia duplamente mais seu do que de outros médicos. Há muito o quê comemorar? Ora claro que sim, porque o prazer da vitória é proporcional ao tamanho do desafio. E nós vencemos muitos embora ainda haja tantos. É que nunca é simples deslanchar o Novo. Romper os grilhões da ignorância coletiva e alicerçar uma nova ciência. Um novo tempo. Uma nova era. E certamente há muito trabalho pela frente precisando de homens dispostos a lutar. Dispostos a provar que existe muita Medicina de Qualidade além da simples compreensão do tratar, cuidar e curar. Dispostos a empilhar os tijolos e erguer as colunas e as lajes da catedral do quarto ramo da medicina. Dispostos a vencer obstáculos e romper as barreiras dos preconceitos e ideologias ultrapassados. Dispostos a cravar nos códigos de leis e nos corações dos cidadãos a luz de uma nova verdade. Uma nova visão. Uma nova mudança de paradigma. A da necessidade de profissionalização e reconhecimentos público e privado da existência de Médicos competentes e de altíssima qualidade como agentes da ética, da justiça e da verdade. E que valores são maiores que estes? Parabéns a todos os Peritos Médicos e, claro, principalmente aos do INSS.
E nunca esqueçam: “A vida é curta, a arte é longa”. Disse Hipócrates - o Pai da Medicina.

Heltron Xavier

2 comentários:

angelina disse...

Parabéns pelas palavras...por poucos momentos me senti gente...
Quase esqueci o dia a dia...
Angelina

EU POR MIM MESMO disse...

Não...Não chores mais...rs.rs.